Uma boa notícia para os fãs do Nissan Leaf, a marca decidiu baixar o preço do seu EV em € 3.000.
Muito se fala do futuro dos EV’s e das potencialidades que oferecem, mas até agora o problema principal para a sua entrada em força no mercado tem persistido em dois vectores: estéticas arrojadas e pouco consensuais e, acima de tudo, preços muito altos quando comparados com os seus concorrentes poluidores.
Depois uma redução de $ 6.500 nos EUA (€ 4.870) a versão europeia vai também tornar-se mais acessível.
Aproveitando os incentivos em vigor no nosso mercado, o preço de entrada do Leaf passa de € 36.000 para € 33.000. É uma excelente notícia e uma baixa de preço significativa.
Infelizmente para a realidade do nosso mercado, o preço continua a ser elevado. Se a isto acrescentarmos o perfil de compra do condutor típico, as hipóteses de vermos muitos Leaf na rua são quase inexistentes… mas temos que começar por algum lado.
A motorização deste Nissan assenta num motor eléctrico com tracção dianteira capaz de gerar 107 cv de potência e 280 Nm de binário.
Isto permite ao Leaf atingir os 145 km/h com uma autonomia de 175 km.
Numa tomada normal doméstica, o Leaf leva cerca de oito horas a atingir a carga total, mas com um carregador rápido isto pode ser feito em pouco mais de trinta minutos. Com a bateria a 30% podemos fazer uma carga até aos 80% em quinze minutos com esta alternativa.
A autonomia é talvez o ponto mais fraco deste EV, mas o Leaf foi desenhado para ser um citadino com características familiares e não um estradista por definição. E a verdade é que os pontos de carga pelo país estão a aumentar, pelo que este problema tem tendência a ter menos impacto.
Aqui no Xá gostamos do Leaf, apesar da sua estética discutível.
De notar o excelente interior que, afinal, é a parte mais importante… porque conduzir do lado de fora do carro mas não dá muito jeito.
É tecnológico, um bom automóvel e não poluente.







































