Depois de alguma especulação em torno da designação, a nova berlina compacta da Fiat vai chamar-se… TIPO. São quatro portas de um novo modelo com três volumes, tão ao gosto de alguns mercados EMEA e de que já falei aqui quando o modelo foi apresentado em Istambul.
O resultado é um automóvel prático que maximiza a relação conteúdo/preço, com o equipamento que os clientes mais genuinamente apreciam, gama simples e oferta comercial transparente. As motorizações são económicas e de altas prestações: dois motores Multijet II turbo diesel e dois motores a gasolina, com transmissão manual ou automática e potência entre 95 e 120 cv.
Um modelo global para uma marca global: projectado em Itália pelo Centro de Estilo da FCA, desenvolvido na Turquia em colaboração com o departamento I&D da Tofaş e construído na fábrica da Tofaş em Bursa – uma das melhores fábricas de automóveis do mundo, premiada com a Medalha de Ouro da World Class Manufacturing –, o Fiat TIPO será vendido em mais de 40 países da área EMEA. O nome do projecto, ‘Ægea’, foi um modo de homenagear um país desde sempre estratégico para a FCA, como demonstra a parceria criada em 1968 entre o então Grupo Fiat e a Koç Holding.








