Quando foi lançado originalmente em 2016, o iPhone SE rapidamente se tornou num sucesso de vendas, ao reunir o hardware da época (de um iPhone 6S) a um corpo e design de outrora, o de um iPhone 5S, que muitos ainda consideram como um dos melhores de sempre.
Seguiram-se mais duas gerações, em 2020 e em 2022, tendo agora chegado a altura da Apple lançar uma quarta geração. Porém, a Apple decidiu alterar a nomenclatura utilizada, e associou oficialmente o novo modelo compacto à familia de smartphones em vigor, designando-o de iPhone 16e.
O que é o novo iPhone 16e?
Fisicamente o novo iPhone 16e é, tal como tem vindo a ser apanágio na gama iPhone SE, um modelo bastante compacto, com as mesmas dimensões que o iPhone 16, embora este tenha a aparência e as funcionalidades do (já) velhinho iPhone 14, que utilizava um ecrã de 6.1 polegadas com um entalhe (notch) no ecrã, em vez da mais moderna “ilha dinâmica“.

De resto temos um equipamento que conta com um ecrã Super Retina XDR OLED de 1200 nits de brilho máximo, 8 GB de memória RAM, três capacidades de armazenamento distintos (128, 256 e 512 GB), ligação USB-C para carregamento da bateria, e um só sensor de imagem traseiro de 48 MP que, segundo a Apple, desempenha um papel “2 em 1”, ou seja, permite a realização de zoom digital de 2x.

A bateria, cuja capacidade não foi referida pela Apple, deverá permitir uma autonomia exemplar, com o fabricante a anunciar que o novo iPhone 16e oferece até mais seis horas de autonomia que o iPhone 11 (de 2019), e até mais 12 horas de autonomia que todas anteriores gerações do iPhone SE. O que isso significa face ao actual iPhone 16? Não fazemos ideia.
Apple A18 com “pózinhos de perlimpimpim”
Internamente o novo iPhone 16e conta com o novo SoC (System-on-Chip) Apple A18, o mesmo utilizado pela restante família iPhone 16, embora existam ligeiras alterações que tornam este SoC único na gama. Para começar temos o novo Apple C1, o primeiro modem 5G desenvolvido pela Apple, e que se encontra integrado no SoC, garantindo assim melhor desempenho e maior eficiência energética.

Observando com detalhe as características técnicas fornecidas pela Apple, é possível verificar que este SoC não sofreu alterações estruturais em termos de Processador (CPU), nem de Unidade de Processamento Neural (NPU), mas o GPU dispõe de menos um núcleo que o A18 “normal”, e menos dois que o A18 Pro, utilizado pelo iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.
IA presente?
Como não podia deixar de ser, o Apple Intelligence vai estar presente no novo iPhone 16e, tal como já acontece com toda a restante gama iPhone 16. Bem, isto se viver nos EUA, é claro. Para já, Portugal, ainda não dispõe desta funcionalidade, embora a Apple esteja a anunciar a disponibilização do serviço para o velho continente já a partir do próximo mês de Abril.

Portugal está incluído no lote dos países que terão acesso ao serviço, mas existe um senão… O idioma disponibilizado pela Apple será o Português do Brasil e não o Português Europeu. Será que a Apple irá resolver esta lacuna em breve? Temos sérias dúvidas disso…
Preços, cores, versões e datas
Ficou interessado? Aqui estão as informações que precisa de saber. O novo iPhone 16e estará disponível somente em duas cores, Preto e Branco, embora a Apple já tenha disponibilizado capas oficiais em Silicone com cinco cores distintas: Verde Lago, Fúscia, Azul-Inverno, Branco e Preto. Estas capas são compatíveis com tecnologia de carregamento wireless (Qi), mas não com MagSafe.

Em termos de preços, estes variam de acordo com a capacidade de armazenamento escolhido. O modelo base, de 128 GB, custa 739 euros, sendo o modelo de 256 GB disponibilizado a 869 euros, e a versão de 512 GB a 1119 euros. O novo iPhone 16e já pode ser reservado na loja oficial em Apple.pt, ou nos operadores telefónicos (Vodafone, MEO e NOS), e principais retalhistas.
Chegará às lojas no próximo dia 28 de Fevereiro. Como é habitual, a caixa apenas incluí o smartphone e o cabo de carregamento USB-C, sendo essencial adquirir separadamente o carregador, ou reutilizar um carregador USB-C de outro dispositivo.