Depois de muitas fugas de informação, a Qualcomm oficializou o seu novo SoC (System-on-Chip) topo de gama para dispositivos móveis Android, o novo Snapdragon 8 Elite.
Ao contrário do que se suspeitava, uma continuidade na nomenclatura do SoC com os seus antecessores, a Qualcomm optou por adoptar a nova nomenclatura utilizada pelos SoC ARM utilizados nos computadores, criando assim uma espécie de unificação da nomenclatura de todos os seus produtos.
Snapdragon 8 Elite
Fabricado pela TSMC a 3 nanómetros, este novo SoC irá utilizar um CPU (processador) de desenho próprio com núcleos de arquitectura Oryon, a mesma utilizada nos SoC para PC, com dois núcleos Prime de 4.32 GHz e seis núcleos Performance com 3.53 GHz.

Este conjunto de núcleos, associado a uma memória cache L2 de 24 MB e a memória RAM LPDDR5X a 5300 MHz deverá garantir um incremento de desempenho superior a 45%, e até 44% de maior eficiência energética face ao seu antecessor.
GPU Adreno e companhia
Se no CPU encontramos melhorias significativas, no GPU (unidade de processamento gráfica), que era uma área onde a Qualcomm era imbatível, vai estar ainda mais isolada no topo do desempenho e eficiência energética.

Aparentemente, o novo GPU de utilizará uma inovadora estrutura, similar ao de três módulos (Slice), cada qual trabalhará a 1.1 GHz, e em conjunto permitirá um aumento de desempenho até 40%, aumento de processamento em Ray Tracing de 35%, e um aumento de 40% em eficiência energética.
Este irá suportar as API’s mais avançadas do mercado, como o Unreal Engine 5, Nanite e Chaos Engine. Já no campo do NPU (processamento neural), o futuro Snapdragon 8 Elite será super eficiente, sendo capaz de oferecer uma melhoria de processamento de tarefas em IA até 45%, face ao seu antecessor.

Quem irá tirar total partido deste novo NPU será o novo sistema de ISP (processamento de imagem), que permitirá um superior processamento em alcance dinâmico (HDR), melhores tons de cores de céu e melhor focagem automática.
No campo da conectividade, o Snapdragon 8 Elite irá utilizar o novo modem Snadragon X80 5G, que deverá permitir até 10 Gbps de download e 3.5 Gbps de upload, e em conjunto com o FastConnect 7900, reunirá normas como Wi-Fi 7 com AI-Enhanced, Bluetooth 5.4 e Ultra WideBand integrados.

O novo Qualcomm Snapdragon 8 Elite deverá ser utilizado nos futuros smartphones de topo dos principais fabricnates de dispositivos móveis Android, como a Asus, Honor, iQOO, OnePlus, Oppo, Realme, Samsung, VIVO, Xiaomi e outros.









