A nova câmara analógica da Pentax está em estudo desde 2022 e, pelo que parece, 2024 será o ano de lançamento. Takeo Suzuki, diz que o projecto atingiu “a próxima fase de desenvolvimento do produto” e que a empresa “terminou de montar um protótipo”.

Pentax inspirou-se num grande clássico da Kodak
Os amantes da fotografia analógica podem ficar desapontados ao saber que não será uma SLR Pentax K1000 renascida, mas sim uma câmara de filme compacta inspirada na Kodak Ektar H35… apenas muito mais interessante.
Porque uma câmara de meio formato?
Como o nome sugere, a nova Pentax irá utilizar filme de 35mm mas usar apenas metade do enquadramento.
Em primeiro lugar, a Pentax diz que as fotos no formato vertical combinam com a era dos smartphones de hoje e com a proporção de aspecto das fotos partilhadas nas redes sociais. Apesar da sua nova câmara utilizar filme, adivinha que os fotógrafos mais jovens irão depois digitalizar e partilhar as fotos também digitalmente.

O meio formato também deve, teoricamente, reduzir o custo de fotografar em filme. Deve ser possível capturar 48 fotos num rolo de filme de 24 exposições, ou um enorme 72 fotos num rolo de filme de 36 exposições. Embora isso também possa depender das habilidades de processamento de filme do laboratório escolhido.
A Pentax revelou alguns detalhes promissores sobre o design. Ao contrário de remakes mais simples como a Kodak Ektar H35, a câmara da Pentax oferecerá uma mistura de controlos de disparo electrónicos e manuais. Haverá um obturador electrónico, controlos automáticos para abertura e velocidade do obturador, e potencialmente também um mostrador de modo para escolher o modo de disparo.
Não terá focagem automática, mas sim ‘focagem de zona’. A focagem de zona, que há muito é popular entre os fotógrafos de rua, consiste em definir a focagem da câmara para uma certa distância – usando o anel de focagem da lente – e esperar que os sujeitos entrem nessa zona.
Talvez a melhor notícia para os nostálgicos do filme seja que a câmara da Pentax também terá um enrolamento e rebobinamento de filme clássico. “Planeamos recriar um mecanismo de enrolamento à moda antiga usado nas antigas câmaras SLR de formato de filme”, diz Suzuki, que “funciona e tem a mesma sensação do que era”. Termine de fotografar um rolo de filme e terá também que puxar a manivela de rebobinamento e rodá-la para rebobinar o filme.
E a lente? A Pentax diz que escolheu uma com base em duas das suas câmaras de filme mais populares do passado. O ângulo de visão é aparentemente inspirado na Ricoh Auto Half, que foi lançada pela primeira vez em 1962. Esta tinha uma lente fixa de foco de 25mm f/2.8, por isso parece que podemos esperar algo semelhante na nova câmara de filme da Pentax.

O design óptico da lente, por outro lado, é baseado na Pentax Espio Mini. Esta câmara compacta, que foi lançada pela primeira vez em 1994, tinha uma lente principal de 32mm muito elogiada, com três elementos em três grupos.
A ver vamos o que sai da caixa.








