A Polestar, marca de performance eléctrica do Volvo Car Group, revelou esta semana o seu novo protótipo Polestar Precept
O Polestar Precept pretende representar a visão de futuro da marca na qual a aplicação de materiais sustentáveis, uma melhoria contínua da experiência digital e um design minimalista serão os pilares fundamentais.
O nome Precept foi escolhido pois enfatiza o papel do automóvel na intenção da Polestar em constituir-se como uma marca de performance elétrica contemporânea.

Precept é um manifesto do que está para chegar, uma declaração
O automóvel que representa uma etapa importante para a Polestar representando por si só uma filosofia de design única e fortemente incorporada num espírito puro, progressista e de performance.
Este novo modelo elétrico de 4 portas apresenta o conceito Minimalistic Athleticism, o tipo de design que a marca pretende aplicar nos seus futuros modelos.
Com uma distância entre eixos de 3,1 m, as proporções do protótipo demonstram uma preocupação de eficiência aerodinâmica com uma silhueta mais próxima do solo.

EXTERIOR
A grelha frontal foi substituida pela Polestar SmartZone, uma área onde, em vez de um motor de combustão tradicional, se encontra um painel transparente com sensores de segurança e funções de assistência ao condutor.
No topo do tejadilho encontra-se o LIDAR que representa o próximo passo da assistência à condução.
Os faróis no formato Martelo de Thor têm agora uma nova interpretação, mais dinâmica e robótica numa redefinição Polestar.

Na frente, o Precept possui uma asa dianteira integrada por cima da SmartZone, capaz de acelerar o fluxo de ar sobre o capot, melhorando assim a capacidade aerodinâmica do veículo.
Os tradicionais espelhos retrovisores laterais foram removidos e substituídos por câmaras colocadas em braços aerodinâmicos.
O espelho retrovisor interior foi também substituído por um ecrã digital que reflecte as imagens recolhidas pela câmara montada na traseira do veículo.
A ausência do vidro traseiro significa que o tecto de vidro do Precept se estende para além dos bancos traseiros e da traseira permitindo assim uma abertura de portas superior melhorando o acesso aos mesmos.

INTERIOR
No interior, destaque para a utilização de novos materiais com tecnologia de luxo que permitem uma redução do impacto ambiental.
A utilização de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico quando comparados com estes últimos.

Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados: garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e, redes de pesca nos tapetes.
Estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo que em muito ultrapassa as convenções tradicionais de utilização de couro, de madeira, e de cromados.

DIGITALIZAÇÃO
Neste capítulo, realce para o novo HMI, com base no sistema Android e em parceria com a Google.
Um ecrã táctil de 15 polegadas complementa o painel de instrumentos de 12,5 polegadas e ambos estão integrados.
O interface é dinâmico e pode ser personalizado possuindo uma série de sensores avançados onde se incluem, por exemplo, um leitor da íris e sensores de proximidade.









