Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Prepara-se para pagar contas com a impressão digital

João Gata por João Gata
Agosto 8, 2016
Share on FacebookShare on Twitter

unnamed

Antigamente, a ver pelos episódios de muitas séries sobre polícias e ladrões ou thrillers de terror, uma das formas de ocultar a identidade é, no caso de quem ainda os vai usar para qualquer “serviço”, queimar as impressões digitais de todos os dedos ou, para quem já não “precisa mais” deles, cortá-los para atirá-los ao rio.

Ambas as soluções passam a ser mais importantes para o futuro que se adivinha e que surge já ao virar da esquina, após o sucesso dos leitores biométricos presentes em cada vez mais smartphones e outros equipamentos similares: o pagamento de contas e serviços através de uma impressão digital.

É um processo rápido e útil e que evita o transporte de cartões e memorização de códigos. Mas é também um processo que implica um conjunto de medidas de segurança adicionais e, pensando no início deste post, teremos também de ter muito cuidado ao enfiar o dedo ou pressioná-lo em qualquer situação que nos obrigue ao acto.

A segurança física também será um factor de risco

Por tudo isto e mais alguma coisa, a VISA foi às ruas para elaborar um novo estudo: estarão os consumidores europeus interessados em utilizar a biometria no acto de pagamento – especialmente quando integrada com outras medidas de segurança? Cerca de três quartos (73%) avaliam a autenticação de dois factores, onde uma forma de autenticação biométrica é usada juntamente com um dispositivo de pagamento, como um método seguro de confirmação do titular da conta.

Segue o comunicado de imprensa:

A autenticação através de dois fatores inclui algo do qual se é portador, como um cartão ou um dispositivo móvel; uma característica intrínseca, como uma biometria; ou um PIN ou password. Ao olhar para o leque de diferentes situações de pagamento em casa ou no comércio local, mais de dois terços (68%) pretendem utilizar a biometria como método de autenticação de pagamento. Os comerciantes online têm maior oportunidade de lucrar tendo em conta que quase um terço (31%) das pessoas abandona uma compra pela internet devido ao processo de segurança de pagamento.

Jonathan Vaux, Diretor Executivo de Parcerias de Inovação da Visa afirmou que “a identificação e verificação biométrica originou muita expetativa no que diz respeito aos pagamentos, uma vez que oferece uma oportunidade para agilizar e melhorar a experiência do consumidor. A nossa pesquisa mostra que a biometria é cada vez mais reconhecida como um método fiável de autenticação à medida que as pessoas se familiarizam com o uso destas capacidades nos seus dispositivos.

“No entanto, um dos desafios para a tecnologia biométrica prende-se com os cenários onde esta é a única forma de autenticação. Ao contrário de um PIN que é inserido, quer correta quer incorretamente, a biometria não é uma medida binária, baseando-se antes na probabilidade de correspondência. A biometria funciona melhor quando associada a outros fatores, tais como o dispositivo, tecnologias de geolocalização ou um método de autenticação adicional. É por isso que acreditamos na importância de uma abordagem holística que considere uma ampla gama de tecnologias essenciais que contribuam para uma melhor experiência end-to-end, desde o fornecimento de um cartão para fazer uma compra até à verificação do saldo.”

Ao olhar para os benefícios da autenticação biométrica – processo que valida a identidade de uma pessoa através da medição de uma característica específica e intrínseca de um indivíduo, como impressões digitais ou padrões de retina – metade dos europeus (51%) afirmam que a autenticação biométrica para pagamentos poderia criar uma experiência de pagamento mais rápida e fácil do que os métodos tradicionais. Da mesma forma, um terço (33%) aprecia o facto de que a autenticação biométrica significa que os dados poderiam estar seguros mesmo em caso de perda ou roubo do dispositivo.

Jonathan Vaux reforçou que “à medida que avançamos para o futuro, os consumidores terão um número crescente de opções no modo de pagamento. Assim como o comportamento de pagamento irá mudar dependendo da localização do consumidor e do dispositivo utilizado, os métodos de autenticação terão de ser utilizados adequadamente em cada caso. Apesar das formas biométricas de autenticação oferecerem oportunidades importantes para alcançar o equilíbrio certo entre conveniência e segurança, não são a única resposta. No futuro, iremos assistir a uma mistura de soluções dependendo da situação de compra. Ao adaptar os nossos padrões para reconhecer estas tecnologias como modos válidos de autenticação, neste momento podemos ajudar a proporcionar um clima que garanta que os pagamentos continuem a ocorrer de forma segura, conveniente e discreta.”

Familiaridade com as Impressões Digitais

No estudo com mais de 14.000 consumidores Europeus, a pesquisa revela que a discrição e a familiaridade com métodos biométricos são fatores importantes para a sua aceitação. Com o advento de pagamentos móveis, o reconhecimento de impressões digitais é considerado o modo mais favorável do pagamento biométrico pela facilidade de utilização e segurança. Ao olhar exclusivamente à perceção da segurança das tecnologias biométricas, 81% dos consumidores avaliam as impressões digitais como o mais seguro, seguido da digitalização/ scan da retina (76%).

É por isso que mais de metade (53%) expressa preferência pela impressão digital em detrimento de outras formas de autenticação biométrica no ato de pagamento.

Por toda a Europa, poucas pessoas afirmam preferir o reconhecimento vocal ou facial como método de pagamento, quer seja fisicamente numa loja na compra de bens ou serviços ou em compras online em casa (12% e 15%, respetivamente). No Reino Unido, estes números caem para 8% e 12%, respetivamente, no reconhecimento vocal ou facial como método de pagamento.

 

 unnamed (1)

 

Equilíbrio entre segurança e rapidez é fator-chave

Com mais de dois terços (67%) dos consumidores a reconhecer a importância dos detalhes de segurança na proteção da sua identidade, novas formas de autenticação devem alcançar um equilíbrio entre rapidez e segurança.

A pesquisa constatou que a autenticação biométrica é quase igualmente valorizada em situações de pagamento cara-a-cara, onde a eficiência e a rapidez são uma prioridade, assim como em transações online. Isto encontra-se refletido nos seguintes resultados:

 

  • 48% deseja utilizar o pagamento por autenticação biométrica no transporte público
  • 47% deseja utilizar o pagamento por autenticação biométrica num bar ou restaurante
  • 46% deseja usá-lo na compra de bens e serviços no comércio local, seja em mercearias, cafés e lojas de fast food.
  • 40% deseja usá-lo em compras online.
  • 39% no download de conteúdos.

 

Tags: Visa
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
O que se pode esperar do Apple Watch 2?

O que se pode esperar do Apple Watch 2?

Recomendados.

Nokia X é o primeiro Android

Nokia X é o primeiro Android

Fevereiro 24, 2014
Windows 8.1

Oficial: 18 de Outubro é o dia Windows 8.1

Agosto 14, 2013

Tendências.

5 Prompt ‘s eficazes para o “teu” Google Gemini

5 Prompt ‘s eficazes para o “teu” Google Gemini

Fevereiro 18, 2025
Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Junho 29, 2014
Comparação lado a lado entre Logitech MX Master 3 e MX Master 4

Logitech MX Master 4 vs MX Master 3: vale a pena o upgrade?

Setembro 30, 2025
Análise OPPO Reno14 FS 5G

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Setembro 11, 2025
Utilizador paga com MB WAY no telemóvel durante o evento MB WAY ON TOUR.

MB WAY celebra 10 anos a reinventar os pagamentos digitais

Outubro 14, 2025

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata