Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP 3

A Renault Sport sempre brindou o mercado com versões extraordinárias dos seus mais pequenos utilitários. Quem não se lembra (terá de ter nascido algures no milénio passado) do glorioso Renault 5 turbo ou, mais recentemente, do extraordinário Clio Williams (ainda no outro dia passou um por mim)?

São modelos que, para além de se tornarem clássicos no momento em que pisam a “rua”, emprestam com o seu carisma uma alma ainda mais racing, histórica e nobre à marca que os faz.

O novo Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP vem na senda do Williams dos anos 90, numa série limitada com apenas… corram depressa… CINCO UNIDADES para Portugal. Cinco que é o número mágico deste V/ blogue, portanto, um número… ímpar em todos o seu múltiplo significado!

Mais exclusividade que esta não existe neste segmento e esta distinção com assinatura Monaco GP promete um mundo de equipamento, extras e conectividade sem paralelo. A ver: launch control, R-Link com o sistema de telemetria R.S. Monitor 2.0, comando da caixa de velocidades por patilhas no volante ou o diferencial electrónico R.S. Diff, entre muitos outros diferenciadores.
O motor 1.6 turbo com 200 cavalos permite atingir os 230 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em escassos 6,7 segundos (apenas mais sete décimos que o Mégane R.S.)!Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP 2Segue info oficial:

As diferenças em relação ao “vulgar” Clio R.S. 200 EDC são apenas visuais. A carroçaria só está disponível em duas cores – a exclusiva Branco Givre Nacarado e Cinzento Platina – mas sempre com o tejadilho em preto. Ou seja, a pintura bi-tom estreia-se no Clio. Ainda no exterior, destaque para os acabamentos em preto brilhante na lâmina no pára-choques dianteiro, nas jantes em liga leve de 18 polegadas, nas protecções e puxadores das portas, bem como nos espelhos retrovisores. Não menos importante e ainda mais distintiva, a assinatura Monaco GP nas laterais.

Um conjunto de pequenos grandes detalhes que, para além da exclusividade, conferem uma interessante distinção a um modelo com carácter vincadamente desportivo.

Uma vez no habitáculo, a sensação é a mesma. O ambiente da versão “civil”, mas com vários acabamentos em “Dark Metal”, bancos dianteiros em carbono escuro com aquecimento, a assinatura Monaco GP nos tapetes (em bordado) e a placa numerada Monaco GP na soleira da porta do condutor. Os pedais também são em alumínio e o volante específico, em couro, tem o marcador de ponto zero.

Tal como a designação deixa entender, o Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP herda a caixa de velocidades com comandos por patilhas no volante – proposta única no segmento! Com passagens sequenciais que podem ser feitas em escassos 150 milésimos de segundo (a mais rápida caixa do mercado), esta caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades é perfeita para desafiar os limites, mas tem a vantagem de também conciliar o conforto, nomeadamente em percursos urbanos.

O botão “RS Drive”, colocado junto à manete específica da caixa de velocidades, permite seleccionar três diferentes modos – diga-se temperamentos! – para o Clio R.S. 200 EDC Monaco GP. O modo “Normal” privilegia a suavidade e o conforto, enquanto o “Sport” apura a dinâmica.

Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP

Mas é no “Race” que o modelo revela o seu temperamento mais genuíno. Um deleite para quem procura levar as emoções e as sensações ao extremo. As passagens de caixa fazem-se em reduzidíssimos 150 milésimos de segundo, o acelerador ganha uma ainda maior sensibilidade (mais directo), a direcção ganha firmeza, o “braço” substitui o ESP e o ASR (que se desligam) e, claro, há o Launch Control. O seu funcionamento não podia ser mais simples: pé esquerdo no travão, pressão prolongada nas duas patilhas atrás do volante e surge logo a mensagem no painel de instrumentos “launch control on”. O automóvel está imobilizado e com o pé direito no acelerador, a fundo, as rotações sobem até às 2.500 rpm. Para ir dos 0 aos 100 km/h só precisa de escassos 6,7 segundos – apenas mais sete décimos que o Mégane R.S.! Com partida parada, só precisa de 27,1 segundos para cumprir os 1.000 metros.  

A “culpa” destes números também é do motor 1.6 turbo de 200 cv e 240 Nm de binário, a partir das 1.750 rpm. Um bloco de injecção directa que foi alvo de afinações específicas nomeadamente ao nível da admissão variável e do turbo.

O chassis impressiona pelo comportamento, incorporando os apoios de compressão hidráulicos e o diferencial electrónico, duas tecnologias com a assinatura exclusiva da Renault Sport Technologies. Uma referência, ainda, para os potentes e eficazes travões Brembo, com estribos vermelhos de acordo com a imagem desportiva do modelo.

Sublinhe-se que o Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP apenas está disponível com o chassis Cup, o que tem carácter mais desportivo e onde a pilotagem e as performances são mais genuinamente exploradas. Ainda assim, não deixa de ser surpreendente a suavidade e o conforto que revela em andamentos mais moderados ou em percursos urbanos, sendo mesmo capaz de consumos na ordem dos 6,4 litros por cada 100 quilómetros, a que correspondem emissões de CO2 limitadas a 144g/km.

 

R.S. MONITOR 2.0 INTEGRA O R-LINK

R.S. Monitor 2.0 é a ferramenta de telemetria a bordo mais completa do mercado para um automóvel de série e é um equipamento único no segmento.

Quer seja sob a forma de manómetros, histogramas ou de esquemas visuais, os ecrãs personalizáveis do R.S. Monitor 2.0 apresentam valores instantâneos de:

– Binário, potência temperatura da água e do ar de admissão, pressão do turbo, abertura da borboleta, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, temperatura do óleo da caixa, temperatura das embraiagens da caixa EDC, binário à roda…

– Leitura das performances: 0/50 km/h, 0/100 km/h, 0-400m e 0-1000m com partida parada, bem como o tempo de travagem para 100 km/h – 0 km/h.

– Diagrama GG: leitura das acelerações longitudinais e laterais, bem como visualização dos valores máximos registados. Os sensores do ecrã podem ser gravados numa pen.

– Taxa de patinagem, em %, das rodas motrizes.

– Visualização das curvas de binário e de potência em tempo real.

– Visualização esquemática interna da caixa EDC: relação utilizada, relação pré-seleccionada, temperatura da embraiagem.

– Cronómetro manual ou activado automaticamente pelo GPS (é possível descarregar o traçado do circuito numa pen)

– Ecrã de manutenção: para anotar a quilometragem dos pneus, amortecedores, pastilhas e discos desde a última mudança.

– Conselhos de pilotagem

– Regulações do automóvel:

– “Shift light”: ajustamento do timing do sinal de mudança de relações de caixa.

– Datalogger: o R.S. Monitor 2.0 pode registar, em tempo real, todos os parâmetros registados durante um dia num circuito e associá-los às posições GPS correspondentes, tornando assim possível a sua análise num computador. A posição do automóvel pode ser projectada sobre um mapa (obtido por satélite) com os parâmetros de condução correspondentes afixados de forma dinâmica. Todos estes elementos podem ser gravados: 1 hora de condução ocupa um ficheiro com apenas 3MB. Os resultados podem ser consultados através de um software que estará disponível, posteriormente, para os clientes.

Finalmente, é possível preparar as visitas a uma pista editando os circuitos e carregando a informação numa pen. A Renault Sport propõe alguns circuitos pré-seleccionados e a comunidade de utilizadores pode partilhar as suas edições, e enriquecer e partilhar, uma base de dados de circuitos.
O Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP é comercializado por 31.450€ e, a exemplo da restante gama da marca, é abrangido pelos 5 anos de Garantia Renault.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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