Renault Sport R.S. 01

O super espectacular Renault Sport R.S. 01 não deixa ninguém indiferente.

Através do seu design, profundamente inspirado nos protótipos, e pela procura absoluta do apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o ADN desportivo da Marca.

A ficha técnica do Renault Sport R.S. 01 concentra o melhor do know-how da Renault Sport : a coque, em carbono, traduz-se num peso inferior a 1100 kg; enquanto o motor de mais de 500 cv permite ao Renault Sport R.S. 01 ultrapassar os 300km/h. Este novo automóvel de competição da Renault Sport será, já partir de 2015, uma das estrelas dos World Series by Renault e será uma antecâmara para os mais competitivos campeonatos de GT e de resistência.

A marca não esconde o seu entusiasmo, atente-se às declarações de Patrice Ratti (Director-Geral da Renault Sport Technologies):

«O Renault Sport R.S. 01 é um automóvel de competição, com um design extraordinário e um emblema da paixão que a Renault nutre pelo desporto automóvel. O envolvimento entusiástico de Laurens van den Acker e da sua equipa produziu este automóvel de linhas espectaculares que, só por si, traduz a ambição deste modelo fora do comum. E, por baixo das suas linhas, nós condensámos o melhor know-how da Renault Sport Technologies, que lhe proporciona performances de elevadíssimo nível, que irão fazer vibrar o coração dos pilotos e do público!»

Renault Sport R.S. 01 c

Info oficial:

 

UMA DIANTEIRA EMBLEMÁTICA QUE TRANSPORTA O ADN DA RENAULT

Tal como todos os modelos Renault desenhados sob a direcção de Laurens van den Acker, o Renault Sport R.S. 01 possui um proeminente losango que se destaca e valoriza a face dianteira. A impressionante largura de 2000 mm – para 1116 mm de altura – é reforçada pela assinatura dos faróis diurnos de LED, que se prolongam ao longo das aberturas para arrefecimento dos travões.

O ar, « sugado » no centro da grelha frontal, é canalizado, através do chassis, para os dois radiadores de água e é expelido pelos dois extractores colocados sobre o capô. A depressão criada com este fluxo de ar permite aumentar o apoio do automóvel na dianteira. A imponente lâmina do ‘splitter’ inferior e o fundo plano completam o dispositivo aerodinâmico na dianteira. As duas aletas situadas em cada um dos lados do pára-choques geram vórtices que limitam a turbulência gerada pela rotação das rodas.

O ar «fresco » canalizado pelo ‘splitter’ inferior passa através dos extractores posicionados atrás das rodas dianteiras e segue ao longo das portas, alimentando assim os permutadores de temperatura, o que permite o arrefecimento dos turbocompressores.

 

NA TRASEIRA : POTÊNCIA E FORTE IDENTIDADE

Para além do « aileron » regulável, o difusor traseiro « cola » o Renault Sport R.S. 01 à pista, ao evacuar o fluxo de ar que passa sob o fundo plano. Este dispositivo tem a grande vantagem de não provocar arrasto e, por isso mesmo, não penalizar a velocidade máxima. A traseira do Renault Sport R.S. 01, para além do difusor, possui também uma forte identidade que lhe é conferida pela dupla saída de escape e pelos faróis de LED que se prolongam a toda a largura do automóvel.

 

PERFORMANCES AÉRODINÂMICAS DE UM MONOLUGAR

O desempenho aerodinâmico do Renault Sport R.S. 01 permite-lhe obter performances excepcionais, ultrapassando os modelos da categoria GT3 e aproximando-o de um automóvel do DTM. Os valores de SCz e SCx são similares aos de um Fórmula Renault 3.5. A uma velocidade de 300 km/h, o apoio gerado de 1,7 toneladas é equivalente ao de um monolugar Fórmula Renault 3.5.

 

TODO O KNOW-HOW TÉCNICO DA RENAULT SPORT

As características técnicas do Renault Sport R.S. 01 estão à altura do seu espectacular design. A coque, em carbono, que oferece toda a segurança para o piloto, permite que o peso não ultrapasse os 1100 kg. O motor Nismo V6 3.8L biturbo, de mais de 500 cv, colocado em posição central traseira, é acoplado a uma caixa de velocidades sequencial Sadev de 7 relações. Com os travões em carbono e os pneus específicos Michelin, o Renault Sport R.S. 01 concentra todo o know-how da Renault Sport Technologies.

 

A COQUE EM CARBONO RESPEITA AS NORMAS DE SEGURANÇA LMP1

A coque, em fibra de carbono, surgiu como uma escolha natural para serem atingidos os objectivos de peso e de segurança. Tal como para a Fórmula Renault 3.5, a Italiana Dallara foi encarregada dos estudos e do fabrico do chassis. A estrutura que integra o reservatório de combustível de 150 litros, recebe um roll-bar em aço. Na dianteira, a estrutura deformável absorve a energia em caso de choque, ao mesmo tempo que o seu design torna mais eficaz a aerodinâmica do automóvel. Uma ‘crash box’ fixada à caixa de velocidades assegura o mesmo nível de segurança na traseira. Todo o conjunto foi concebido para proporcionar um elevado nível de segurança e respeitar as normas FIA LMP1 2014.

O dispositivo de segurança é complementado com uma coluna de direcção retráctil, uma baquet Sabelt e um arnês de seis pontos compatível com o sistema HANS®.

 

MAIS DE 500 CV

Preparado pela Nismo, o V6 3.8L biturbo é oriundo do Nissan GT-R. Em relação às versões de série, a principal modificação é a introdução de um cárter seco. O módulo electrónico Pectel dispõe de uma função que gere a antipatinagem.

A pressão do turbo foi adaptada para obter uma potência superior a 500 cv e um binário máximo de mais de 600 Nm. Com estas performances o Renault Sport R.S. 01 posiciona-se entre os GT3 e os modelos do DTM.

 

CAIXA DE VELOCIDADES SEQUENCIAL DE SETE RELAÇÕES

O motor está ligado a uma caixa de velocidades de 7 relações, colocada longitudinalmente, fornecida pela Sadev. De forma a manter controlados os custos, será sempre utilizado, em todos os circuitos, o mesmo escalonamento da caixa. No entanto será possível o ajustamento da carga sobre o diferencial autoblocante.

Os comandos sequenciais são activados pelas patilhas no volante e geridos por um activador XAP electromagnético.

A embraiagem foi desenvolvida especialmente pela ZF Race Engineering, de forma a ter uma duração de vida prolongada.

 

LIGAÇÕES AO SOLO AO SERVIÇO DA EFICÁCIA

Uma vez que o essencial da tracção é gerado pelo apoio aerodinâmico, as suspensões do Renault Sport R.S. 01 foram desenvolvidas em conformidade. Tal como nos Sport-Protótipos, a arquitectura é de duplo triângulo clássico com amortecedores Öhlins reguláveis.

O sistema de travagem associa os discos de carbono PFC Brakes de 380 mm a estribos de seis pistões que asseguram um excelente compromisso entre eficácia e duração. O Renault Sport R.S. 01 possui, também, um ABS Bosch Motorsport.

A Michelin, parceira da Renault Sport Technologies para todos os modelos de competição, desenvolveu pneumáticos de 18 polegadas específicos que serão montados em jantes com um design inédito e com fixação através de um único parafuso central.

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FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01

 

CHASSIS
TipoCoque em carbono e roll-bar Dallara
SegurançaCoque, roll-bar e elementos deformáveis calculados para responder às normas FIA LMP1 2014, coluna de direcção retráctil, banco Sabelt norma FIA 8862/2009
CarroçariaCompósito
Elementos aerodinâmicosLâmina e splitter dianteiro, fundo plano, difusor e aileron traseiros
MOTOR
TipoNismo V6 – 24 válvulas – 3 799 cm3
DisposiçãoLongitudinal central traseira
AlimentaçãoInjecção – 2 turbocompressores
Potência máxima> 500 cv
Binário máximo> 600 Nm
Regime máximo6 800 rpm
Gestão electrónicaPectel SQ6M com antipatinagem
Aquisição de dadosCosworth ICD Pro
TRANSMISSÃO
TipoPropulsão
Caixa de velocidadesSadev sequencial de 7 relações + marcha atrás
ComandoXAP semi-automático com patilhas no volante
DiferencialAutoblocante
EmbraiagemZF Race Engineering de longa duração
TRENS E SUSPENSÕES
SuspensõesDuplos triângulos sobrepostos
AmortecedoresÖhlins reguláveis de 2 vias
TravõesDiscos de carbono PFC Brakes 380 mm, estribos de 6 pistões, sistema ABS Bosch
DirecçãoAssistida hidráulica
RODAS
JantesBraid com fixação central
PneusMichelin 30/68 R18 (frente) e 31/71 R18 (traseira)
DIMENSOES, PESO E CAPACIDADE
Comprimento4710 mm
Largura2000 mm
Altura1116 mm
Distância entre eixos2744 mm
Vias dianteira / traseira1675 / 1624 mm
Reservatório de combustível150 litros
Peso< 1100 kg

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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