Como habitual, a Asus é dos primeiros fabricantes a lançarem novas motherboards no mercado na data de lançamento de novos chipsets, e esta ROG Strix X870-I Gaming WiFi é o perfeito exemplo disso.

Estamos a falar na nova geração de chipsets que a AMD acaba de lançar, poucas semanas após o lançamento da nova geração de processadores Ryzen 9000.

Nova geração chipsets AMD AM5

Nesta fase inicial, a AMD acabou por lançar somente a série topo de gama, a X870, que está disponível em duas variantes, a variante X870 indicada para gamers, e a X870E mais indicada para entusiastas.

AMD X870E Tabela Grande
Comparativo de características de chipsets AMD 800 (@AMD)

Naturalmente que isto é a designação oficial que a AMD dá para diferenciar as duas variantes, mas na realidade as diferenças são mínimas. Mais tarde será lançado o AMD B850, que irá substituir o anterior B650, mas que ao contrário deste, também estará disponível em duas variantes: B650 e B650E.

AMD X870E Diagram Grande
Diagrama de chipset AMD X870E (@AMD)

Tecnicamente estes novos chipsets são compostos pelo mesmo chip que equipava os anteriores chipsets da série 600, ou seja, o famoso Promontory 21. Assim sendo, o X870E de topo incluirá dois chips Promontory 21, tal como aconteceu com os anteriores AMD X670 e X670E, mas o novo X870 só utilizará um chip.

ROG Strix X870-I

O recurso a estes chips tem como principal (e única) funcionalidade disponibilizar um maior número de pistas PCIe 4.0 para o resto do sistema, o que por sua vez garante uma maior oferta de ligações USB de elevada largura de banda.   

ROG Strix X870-I Gaming WiFi

Assim sendo, o que torna esta motherboard ROG tão especial? Bem, além de ser um modelo quase topo de gama, esta tem a particularidade de oferecer praticamente todo o tipo de funcionalidades que um modelo de topo oferece, mas com tudo comprimido num chassis supercompacto, de formato mini-ITX.

ROG Strix X870-I

Estou a falar em algo com uns meros 17 por 17 centímetros, uma medida bastante mais reduzida face aos tradicionais 30 por 24 cm de um modelo ATX mais tradicional.

ROG Strix X870-I

E como conseguiu a Asus esta proeza? Utilizando todos os milímetros disponíveis na motherboard, e utilizando pequenos adaptadores e plataformas para aplicar os módulos SSD numa posição mais elevada e sobreposta a outros elementos, evitando desperdiçar superfície da motherboard.

ROG Strix X870-I

O resultado é bastante peculiar, especialmente se tivermos em conta que esta motherboard, apesar da sua dimensão, conta com um poderoso circuito de alimentação de 10 + 2 + 1 fase, capaz de lidar com até 110 Ampere por estágio.

ROG Strix X870-I

Para os leitores menos técnicos, digamos que esta motherboard está preparada para lidar com os processadores mais exigentes, como o novo AMD Ryzen 9 9950X de 16 núcleos, e o futuro 9950X3D, que segundo os últimos rumores, virá equipado com a tecnologia 3D V-Cache em ambos os CCD.

ROG Strix X870-I

Esta motherboard conta ainda com duas ranhuras para memórias DDR5 até 8400 MHz (até um máximo de 96 GB), uma placa gráfica PCIe 5.0 x16, dois encaixes para módulos SSE M.2 PCIe X4 (um 5.0 e outro 4.0) e duas ligações SATA 6 Gb/s.

Ligações de última geração

Para além das ligações internas PCIe 5.0 existentes, que nesta motherboard correspondem tanto à ligação PCIe x16 para a placa gráfica e para o primeiro encaixe M.2, existem outras ligações relevantes, como a disponibilização de duas ligações USB4 (Type-C até 40 Gbps), cinco ligações USB de 10 Gbps (sendo uma delas Type-C), e três ligações USB 2.0.

ROG Strix X870-I

Está ainda presente uma saída HDMI, essencial caso queira usar um processador AMD Ryzen 8000 com controladora gráfica de alto desempenho integrada, uma controladora Wireless compatível com a novíssima tecnologia Wi-Fi 7 (802.11be) e Bluetooth 5.4, bem como uma ligação Ethernet Lan de 2.5 Gb.

ROG Strix X870-I

Tendo em conta o preço desta motherboard, e por se tratar de um modelo com tantas características de topo, gostaria bastante que tivesse sido incluída uma ligação de 10 Gb.

ROG Strix X870-I

Infelizmente, nem mesmo os modelos topo de gama ROG Strix X870E-E Gaming WiFi e ROG Crosshair X870E Hero contam com uma ligação tão evoluída, estando “limitadas” a uma ligação de 5 Gb.

Sistema de testes

Para testar esta motherboard, utilizei um processador AMD Ryzen 5 7600X, gentilmente fornecido pela AMD, que por sua vez foi arrefecido por um dissipador Corsair A500.

ROG Strix X870-I

Este foi acompanhado por dois módulos de 16 GB de memória DDR5 a 6000 MHz (Corsair Dominator Platinum RGB DDR5), um módulo SSD Kioxia Exceria Pro de 2 TB e uma placa gráfica AMD Radeon RX 7600 de 8 GB.

ROG Strix X870-I

Em termos de software, actualizei a a BIOS da motherboard da versão original 0237 para a mais recente 0801, e foi utilizado o Windows 11 com a actualização 23H2, e os drivers mais recentes da AMD Software Adrenalin 24.8.1 para a placa gráfica.

Os testes efectuados foram o CPU-Z para identificar a motherboard e as configurações, tanto do CPU como das memórias, CineBench R23, Corona 1.3 Benchmark, AIDA 64 para os testes de largura de banda e latências das memórias, CrystalDiskMark 8.0.5 para o teste de velocidade do SSD M.2, 3DMark TimeSpy para um teste gráfico rápido e FarCry 6 a 1080p com definições em “Low”, para que fosse o CPU o factor limitador do desempenho do teste.

Benchmarks

No CPU-Z, é fácil de identificar que estamos perante um sistema composto pelo já referido AMD Ryzen 5 7600X, um processador de entrada de gama de arquitectura Zen4, mas que ainda assim, com os seus seis núcleos a 4.760 MHz, demonstram um “à vontade” para lidar com qualquer tarefa que enfrente.

ROG Strix X870-I

A motherboard já foi correctamente identificada, assim como as memórias devidamente configuradas, utilizando a tecnologia AMD EXPO de overclock automático das mesmas.

ROG Strix X870-I

Avançando para o CineBench R23, os resultados obtidos (15.172 pontos Multi Core e 1845 pontos Single Core), tanto no teste com todos os núcleos como com um só núcleo, fiquei com a impressão de que poderiamos ter chegado mais longe, embora continue a ser um resultado bastante elevado, especialmente para um processador de apenas seis núcleos.

ROG Strix X870-I

No teste de memória do AIDA64, ficou claro que mesmo sem utilizarmos um processador AMD Ryzen 9000 de última geração, que esta motherboard permite explorar todo o potencial destas impressionantes memórias da Corsair.

ROG Strix X870-I

Foram, portanto, registados 59.210 MB/s de velocidade de leitura, 81.584 MB/s de velocidade de escrita, 60.185 MB/s de velocidade de cópia e

AIDA Latencias

No que toca ao desempenho do SSD, ligado ao encaixe M.2 principal do sistema, esperávamos um desempenho superior, com a velocidade de leitura a não superar os 6500 MB/s, quando seria de esperar uma velocidade superior a 7000 MB/s. O mesmo para a velocidade de escrita, que não superou os 5900 MB/s, quando seria de esperar acima de 6000 MB/s.

ROG Strix X870-I

Por fim temos o 3DMark, com os 11098 pontos a revelarem estarmos perante um sistema muito equilibrado para uma configuração (gráfica) tão contida.

ROG Strix X870-I

Já o FarCry 6 a 1080p a permitir visualizar 166 fotogramas por segundo de média, com um valor máximo de 218 fps e mínimo de 124 fps.

FarCry6 1080p Low e1727967685888

Conclusão

O que mais se destacou nesta motherboard nem foi o desempenho obtido, pois este acabou por não ser excepcional, mas esteve dentro dos valores que esperávamos.

O mais impressionante foi mesmo a capacidade tecnológica da Asus em conseguir reunir tantas características e funcionalidades num chassis tão compacto, que está, claramente, preparado para lidar com hardware de topo em situações complicadas.

ROG Strix X870-I

Isto é ainda mais importante se tivermos em conta que o interior de uma caixa mini-ITX é, por norma, bastante limitada em termos de espaço para circulação de ar para o devido arrefecimento dos componentes.

Quero com isto dizer que, embora em termos de desempenho não tenha ficado totalmente impressionado, acabei por o ficar com o feito tecnológico que foi criar este autêntico concentrado de tecnologia.

A Asus, volta assim, a revelar todas as suas capacidades tecnológicas de inovação de hardware, mas nem assim é possível ultrapassar certas limitações impostas pelo formato que estarão, certamente, a limitar o desempenho máximo desta motherboard.

ROG Strix X870-I

É, como tal, um bom exercício, mas não é a motherboard que recomendo para quem queira apostar nesta nova geração de motherboards AMD, sendo esta ROG Strix X870-I Gaming WiFi apenas recomendada a quem queira construir um mini computador de formato mini-ITX.

Brevemente irei revelar qual a motherboard que considero ser a escolha acertada para quem queira construir um computador novo AMD Ryzen 9000 com uma motherboard AMD X870.

Preço

499€ (IVA incluído)

OBS: Esta motherboard foi gentilmente cedida pela Asus Portugal

Gustavo Dias

Para quem, aos 10 anos já dava assistência aos computadores da escola que frequentava, não é difícil perceber que as tecnologias são uma das suas grandes paixões. Os mais de 22 anos de experiência no mercado de publicações tecnológicas permitiram assistir a uma evolução extraordinária, que não se vai ficar por aqui.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement