Samsung-The-Backup-Memory-Project

Na Samsung Electronics Tunisia (SETN), Azer Jaafoura e alguns dos seus colegas pensaram numa forma de ajudar o dia-a-dia de doentes com Alzheimer. Num projecto, que decorre há um ano, desenvolveram a aplicação a que chamaram Backup Memory.

“O nosso objetivo é tornar a vida dos doentes com Alzheimer ainda mais fácil, bem como das pessoas que os ajudam”, referiu Azer Jaafoura, Diretor de Marketing Mobile na SETN. “Muito embora o Alzheimer não tenha cura, os estudos mais recentes mostram que os estímulos mentais sob a forma de lembretes regulares de eventos do passado podem potencialmente abrandar a progressão da doença. Foi precisamente aqui que vimos uma oportunidade”.

Com a ajuda da Associação Tunisina de Alzheimer, a SETN trabalhou com a 3SG BBDO no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone. A Backup Memory funciona como um estimulador de memória para utilizadores que revelam os primeiros sinais da doença. A app ajuda a perceberem o que está à sua volta identificando membros da família e amigos, ao mesmo tempo que relembra as suas relações com cada um e as memórias partilhadas no passado, recorrendo a fotografias e vídeos.

Através de ligação Bluetooth, a solução Backup Memory procura outros equipamentos que estejam a utilizar a app, interligando-os e partilhando informação sobre os utilizadores sempre que se encontram num raio de 10 metros. Previamente, os dados relevantes e o conteúdo multimédia têm que ser introduzidos manualmente ou mediante o upload para a aplicação.

A integrar o trabalho da SETN e da 3SG BBDO, a Associação de Alzheimer Tunisina testou a aplicação durante o seu desenvolvimento, certificando-se da sua aplicabilidade no dia-a-dia dos doentes de Alzheimer.

“Experimentámos a Backup Memory em alguns dos nossos doentes com Alzheimer com resultados muito positivos”, afirmou o Dr. Meriam Labidi, médico geriatra e membro da Associação. “Com o Alzheimer, o que se perde fica perdido para sempre. Através de estimulação cognitiva, os doentes podem tentar manter as suas memórias e, assim, atrasar o seu efeito devastador”.

A equipa de Azer Jaafoura continuará a trabalhar para otimizar a aplicação, incluindo novas funcionalidades, nomeadamente, sinal GPS no equipamento de forma a permitir à família a localização constante, e melhorando a interface de utilizador.

samsung-backup-memory

“A app Backup Memory não visa ser uma revolução tecnológica, mas dar uma utilização prática à tecnologia actual,” salientou Azer Jaafoura. “Estamos satisfeitos com o progresso feito até à data e não queremos parar por aqui. A evolução tecnológica pode ajudar a fazer a diferença e gosto de pensar que isto é só o começo”.

A app Backup Memory encontra-se disponível gratuitamente no Google Play, em inglês e francês.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts