Numa das primeiras fábricas que produziu tubos para raio X, a multinacional Siemens inaugura o MedMuseum que promete uma extraordinária viagem ao passado e presente da tecnologia médica.
Fica na germânica localidade de Erlangen e tem uma área total de 400 metros quadrados, proporcionando uma visão geral sobre a evolução da tecnologia médica, sector em que a Siemens é precursora há mais de 160 anos, com inovações em áreas que vão desde a tecnologia de raios X aos sistemas de diagnóstico laboratorial.
Através desta experiência apoiada por elementos multimédia, os visitantes ficam a conhecer importantes inovações – e os seus inventores – num périplo pela história da tecnologia médica, desde os seus primeiros passos, em meados do século XIX, até à actualidade.
Instalado numa antiga oficina mecânica que iniciou actividade em 1893, o MedMuseum expõe várias peças emblemáticas, a exemplo do primeiro aparelho de raios X, dos primeiros sistemas de tomografia computadorizada (TC) e de imagem por ressonância magnética (MRI) da Siemens, com informação que dá a conhecer como funcionam estas tecnologias.
“Temos imenso orgulho em apostar em inovações que têm vindo a moldar o progresso da tecnologia médica ao longo de tantas décadas“, referiu Hermann Requardt, Membro do Conselho de Administração da Siemens AG e CEO do sector Healthcare da Siemens. Refira-se que ao longo da história sempre houve dispositivos médicos para diagnosticar e tratar doenças, aliviar a dor e descobrir mais sobre a estrutura do corpo humano e o seu funcionamento, estando inúmeros avanços na tecnologia médica associados à Siemens.