O objectivo da Sony CES 2022 é “encher o mundo de emoção, através do poder da criatividade e da tecnologia“. Com base na sua direcção empresarial de “aproximar-se das pessoas“, a Sony está a trabalhar para criar novos valores que inspirem a emoção dessas pessoas, aproximando-se dos criadores e utilizadores.
Kenichiro Yoshida, Presidente, Presidente e CEO da Sony Group Corporation falou na conferência de imprensa da Sony realizada a 4 de Janeiro antes da abertura pública da exposição, afirmando que, “Ao longo dos últimos dois anos desafiantes, temos reafirmado a importância do nosso propósito. Queremos permitir que as pessoas se liguem mais profundamente com aqueles que partilham os mesmos interesses e formem laços mais fortes dentro das suas comunidades”.
Yoshida abordou o trabalho da Sony com artistas como Adele no seu novo álbum “30,” e introduziu as suas últimas tecnologias e iniciativas de apoio aos criadores, incluindo “Produção Virtual” que elimina restrições à produção de vídeo, o drone profissional da Sony “Airpeak” que apoia a criatividade, e o seu mais recente smartphone “Xperia PRO-I“.

O próximo a subir ao palco foi Tom Rothman, Presidente e CEO, Sony Pictures Entertainment Motion Picture Group, para falar sobre a PlayStation Productions, uma colaboração entre a Sony Pictures Entertainment e a Sony Interactive Entertainment para produzir filmes e TV baseados na PlayStation IP.
Tom Holland, que protagoniza na PlayStation Productions a adaptação cinematográfica de “Uncharted“, e Neil Druckmann, Co-Presidente do estúdio de desenvolvimento de jogos Naughty Dog, falaram sobre o significado da colaboração.

A seguir, Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, anunciou a próxima geração do sistema de realidade virtual “PlayStation VR2” e os novos “PlayStation VR2 Sense controllers” que irão realizar uma experiência sem precedentes e um sentimento imersivo no mundo dos jogos. Além disso, anunciou a última da série “Horizon“, “Horizon Call of the Mountain“, que foi um enorme sucesso em todo o mundo, como título exclusivo da “PlayStation VR2”.

Yoshida subiu então novamente ao palco, para destacar a tecnologia de localização da empresa do Grupo Sony Hawk-Eye Innovations, e a parceria da Sony com o Manchester City Football Club para a realização de comunidades de fãs da próxima geração no espaço virtual.
Yoshida concluiu a sua apresentação falando sobre os últimos progressos e a direcção futura da VISION-S, uma iniciativa que visa contribuir para a evolução da mobilidade, afirmando que “a Sony está bem posicionada como uma ‘empresa de entretenimento criativa’ para redefinir a mobilidade”, e anunciou que a Sony irá criar uma empresa operacional “Sony Mobility Inc.” na Primavera de 2022, através da qual a empresa pretende explorar a entrada no mercado EV.
Sony CES 2022 : Principais produtos e tecnologias em exibição
Sob o tema “Co-criar o Futuro do Entretenimento“, a Sony irá introduzir várias tecnologias e iniciativas que apoiam os criadores e se aproximam dos utilizadores no seu stand em Las Vegas e na plataforma online “Sony Square“.
Site: https://square.sony.com/ces2022/
Destaques do Stand da Sony em Las Vegas:

VISION-S
Será exibido um protótipo (VISION-S 01), que está a ser testado em estradas públicas, e um protótipo de veículo do tipo SUV (VISION-S 02) como um novo factor de forma. Para mais detalhes, consultar o site especial sobre a VISION-S.
Site: https://www.sony.com/en/SonyInfo/vision-s/

Airpeak S1
O drone profissional “Airpeak S1” da Sony, cujas vendas já começaram nos EUA, será exibido. Airpeak S1 é o drone mais pequeno do mundo que pode ser equipado com uma câmara com sensor de 1″ sem espelho em tamanho real da gama Alpha. Apresenta um motor proprietário, hélice, sistema de controlo e tecnologia de detecção que permite uma alta agilidade e um voo dinâmico e preciso.

PlayStation 5
A PlayStation 5 traz os jogadores para mundos de jogo com velocidade sem precedentes, fidelidade visual, e imersão de sensores. A PS5 está equipada com um SSD de ultra-alta velocidade, E/S personalizadas integradas, tecnologia Tempest 3D AudioTech, e DualSenseTM Wireless Controller com tecnologia táctil de vanguarda e gatilhos adaptativos. Uma colecção de todas as cinco variações de cor inspiradas na galáxia para as coberturas da consola e o controlador sem fios DualSense também será apresentada no local.
Teatro LED de Cristal
Um grande Crystal LED será instalado na entrada do stand, apresentando conteúdos que introduzem as últimas inovações da Sony em áreas como a produção virtual e o futuro do entretenimento desportivo

“Produção Virtual”: Tecnologia de Produção de Filme que Estimula a Criatividade dos Criadores
A produção virtual liberta os criadores de várias restrições na filmagem, tais como localização, tempo e tempo, ao implementar um ambiente de produção que integra a imagem de fundo com o sujeito em tempo real.
A combinação do Crystal LED, que projecta imagens de fundo de alta definição com elevado contraste e rica reprodução de cores, e a câmara de cinema “VENICE“, que atinge alta resolução e representações delicadas, estimula a criatividade dos criadores e aumenta a liberdade de expressão.
“Futuro do Entretenimento Desportivo”: Sistemas de Seguimento do Hawk-Eye e Envolvimento do Fã Virtual
Hawk-Eye Innovations, uma empresa do Grupo Sony, tem vindo a promover a inovação no mundo do desporto através da sua tecnologia de oficialização desportiva e melhoramento da transmissão. A sua mais recente realização tem sido a introdução de novos sistemas de rastreio do esqueleto e de visualização de dados.

Estes sistemas tornam possível o rastreio instantâneo e preciso dos movimentos dos atletas e objectos das capturas de vídeo dos jogos ao vivo, a recolha dos dados esqueléticos e a recriação virtual da acção ao vivo.
A Sony está também a realizar um PoC (prova de conceito) com o Manchester City Football Club para criar uma comunidade global de fãs online da próxima geração que integra os mundos físico e virtual. O PoC irá aproveitar a tecnologia de análise de imagem e de sensoriamento da Sony, bem como os sistemas de localização do Hawk-Eye, para explorar a criação de novas formas de entretenimento para envolver os fãs do desporto em todo o mundo.

Com o objectivo de Criar Experiências de Inspiração Espacial: STARSPHERE
Juntamente com a Universidade de Tóquio e a JAXA, a Sony está a promover o “STARSPHERE“, um projecto que visa criar experiências espaciais inspiradoras. A Sony exibirá pela primeira vez uma maquete de um nano-satélite equipado com o equipamento de câmara da Sony, com lançamento previsto para o ano fiscal de 2022.
Utilizando um simulador de disparo, os utilizadores podem controlar o satélite para capturar a Terra e as estrelas exactamente como pretendiam. “STARSPHERE” visa gerar um novo valor e proporcionar experiências inspiradoras, enriquecendo as perspectivas de espaço das pessoas, e envolver-se-á na co-criação com vários criadores e parceiros nesta área a avançar.

Exibido na Plataforma Online “Sony Square”:
Para além da cobertura em vídeo da sua conferência de imprensa e exposições em Las Vegas, a Sony também apresentará vídeos de tecnologias e iniciativas relacionadas com os subtemas: “Empower Creators“, “Expandir Comunidades de Fãs“, e “Envision a Better Planet“.
Também estará disponível um vídeo de anúncio de novos produtos para a linha de TV 8K/4K BRAVIA da Sony e uma apresentação de vídeo ao vivo em 360 Reality Audio live.

BRAVIA XR TV Lineup, com a inovadora tecnologia XR Backlight Master Drive para os novos modelos Mini LED
(podem ler pormenorizadamente tudo neste post)
Uma nova linha Mini LED é adicionada à série de TV BRAVIA XR. Alimentado pelo Cognitive Processor XR™, a tecnologia única de processamento de sinal da Sony, “XR Backlight Master Drive” controla com precisão a retroiluminação do Mini LED para luzes incríveis e pretos profundos em cada canto do grande ecrã. A nova linha de TV BRAVIA XR™ proporciona experiências de visualização e de jogo imersivas formadas pela combinação de imagem em profundidade e som tridimensional.

Transmissão em directo de áudio de 360 Realidade com tecnologia de som espacial
Um espectáculo de vídeo 360 Reality Audio ao vivo do “A Reality Tour in 360 Reality Audio” de David Bowie. O programa reimagina imagens de performances históricas ao vivo, combinando som espacial e imagens para proporcionar uma maior sensação de presença e imersão, e será transmitido no dia 6 de Janeiro às 16:00 (PST).
A tecnologia 360 Spatial Sound permite que os ouvintes experimentem performances ao vivo realistas e imersivas… mesmo quando já cá não estão.
Add comment