Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sony HT-X8500, análise à barra de som que vale por 7.1.2.

João Gata por João Gata
Janeiro 29, 2020
Sony HT-X8500 análise

Sony HT-X8500 análise

Share on FacebookShare on Twitter

A Sony aposta no som Surround virtual para os lados e para cima para nos encher a sala e a alma com som de grande qualidade e potência

Existem certas coisas na vida que damos por garantidas e, depois, percebemos que afinal não é bem assim.

Por exemplo, a estéreofonia. Sabemos, muito simplificadamente, que o som estéreo proveniente de uma fonte é dividido por dois canais, o esquerdo e o direito.

Para ouvir música passámos a usar duas colunas para uma melhor repartição, definição e equilíbrio.

PODCAST, clicar para ouvir nos vários serviços disponíveis:

Spotify, Anchor, Google Podcasts

E o mundo foi simples durante muitas décadas

Mas, num repente, alguém inventou o Surround e os descodificadores de canal e passámos a ter em casa entre cinco a sete colunas para ver e ouvir um filme.

Fui uma dessas pessoas, porem e confesso, já não sou e por dois motivos: à altura tinha uma sala de cinema em casa e era um rapaz solteirão. Hoje o espaço é menor e, na verdade, o apartamento actual não reúne condições acústicas perfeitas.

Dessa altura dos anos 90 até aos dias de hoje, o segmento áudio transformou-se por completo. O advento das colunas sem fios arrasou o mercado das pequenas aparelhagens tradicionais.

A qualidade passou a interessar menos que à época anterior ao milénio e, diz-se, é também resultado da urgência no consumo desenfreado de tanto conteúdo disponível na ponta do dedo.

Sony HT-X8500 análise
Um só bloco de som

Do ritual ao digital

Sim, antes compravam-se discos e havia um ritual.

Hoje passa-se de música em música ao fim de alguns segundos.

Toda esta conversa leva-me a incluir as barras de som nesta grande mudança de formas de ouvir os conteúdos ou, vamos lá, o som, seja proveniente de músicos ou cineastas.

A Sony tem uma experiência notável em todos os segmentos áudio e foi, muitas vezes, olhada de soslaio por alguns melómanos. Afinal, o que valeria a qualidade de uma marca nipónica ao lado dos construtores audiófilos britânicos?

Pois ajuizaram mal. A Sony tem sido exemplar na concepção e realização de novos formatos.

Sim, muitos deles morreram cedo demais, como o magistral MiniDisc ou a insuperável DAT, mas quem gosta da Sony gosta porque sabe que a marca é teimosa e original, pois continua o seu caminho por muito que isso lhe custe nas contas anuais fiscais.

A última grande evolução da Sony foi o Áudio de Alta Resolução, denominado HiRes Audio, que devolveu aos ficheiros digitais alguma da qualidade perdida dos formatos analógicos.

Estive na apresentação da coisa em Londres com o Jorge Gonçalves, o mítico director e Connoisseur das lides audiófilas cá do burgo, e ambos ficámos fascinados com a qualidade do que ouvimos.

Já passaram uns anos e, felizmente, o HiRes Audio está disponível em muitos equipamentos, incluindo smartphones da marca. E sim, faz a diferença.

Essa e outras tecnologias estão presentes nos novos produtos da marca.

Sony HT-X8500 análise
Fina e leve

Um deles chegou-me à sala para análise

Chamam-lhe Sony HT-X8500 e é uma barra de som de 2.1 canais com Dolby Atmos, DTS:X e subwoofer incorporado.

Podem dizer-me “colunas dessas há muitas”, e na verdade, sim, o mercado está inundado por barras de som com pouca ou muita potência.

Mas o que eleva a HT-X8500 ao patamar acima é a tecnologia que a Sony designa por Vertical Surround Engine que, a par com as citadas anteriormente, divide os canais em 7.1.2., ou seja, temos um surround simulado de sete canais mais subwoofer e, atenção, um canal extra que replica o som vindo de cima. Sim, de cima.

Perguntam, e com razão, mas agora o som também vem de cima?

Sim, vem. Aliás, numa outra viagem com a Sony, desta feita à Holanda, visitei os estúdios Wisseloord em Noordwijk e estive à conversa com a extraordinária Darcy Proper no estúdio onde compõe, grava e mistura bandas sonoras para cinema.

E, pasme-se, o tecto tinha colunas incorporadas. E sim, durante a experiência, percebia-se perfeitamente o som que vinha lá do alto.

Ora esta coluna HT-X8500 tenta replicar esse canal, de forma a que sintamos e ouçamos todo o filme, ou seja, todo o trabalho que os produtores de som tiveram na mistura dos inúmeros canais que fazem parte de um filme e que são, acreditem, muitos.

A Sony, com a tecnologia DSP, consegue esta magia apenas com uma barra de som. Mas há diferenças e secções que permitem todo este, entre aspas, milagre sonoro.

Subwoofer incorporado, um milagre da miniaturização

A HT-X8500 tem um subwoofer duplo ao seu centro e virado para nós, quando estamos sentados no sofá defronte ao televisor.

Nos extremos frontais, estão colocados dois tweeters. Mas nos cantos, há duas saídas complementares que enviam o som para todas as direcções, o tal surround horizontal.

Mais um passo de magia, e o som é também projectado verticalmente, ou seja, para cima, o que depois é reflectido pelo tecto exactamente para a nossa cabeça. E cá está o surround vertical.

E atenção, mesmo os filmes que só têm dois canais de som, são transfigurados com um upscaling digital para os tais 7.1.2.. E isto é importante para quem vê filmes em formato mais básico, tipo AVI ou MKV.

Sony HT-X8500 análise
Sony HT-X8500

Modos de som

Todas estas características são passíveis de ser alteradas a nosso bem entender. Por exemplo, não precisamos de tanto canal para ouvir música, já que esta é misturada para apenas dois. E é aqui que entra o comando (ou a App) que vem preparado com teclas directas para uma equalização perfeita que vai responder ao que estamos a ouvir.

Este comando tem teclas directas com tratamento específico para modo cinema, modo música, modo jogo, modo notícias e modo desporto.

Todos com resultados diferentes, principalmente entre modo cinema e modo música. Os graves são alterados de forma dinâmica e muito perceptível e o efeito surround muda por completo.

Claro que podemos ouvir tudo com a dinâmica que pretendemos e ainda contamos com o modo Auto-Sound, que se auto-explica, e que analisa o espaço circundante para escolher as dinâmicas que melhor de adequam.

Sony HT-X8500 análise
ligações

Emparelhamento facilitado por Bluetooth e NFC

Para streaming de música, é só emparelhar por bluetooth 5.0 ou NFC para enviarmos o que temos nos telefones, tablets e computadores para a coluna.

Mas nada melhor que um simples cabo ótico para ligar a coluna ao televisor, caso esse tenha uma tomada para o efeito. Tudo é simples, perfeito, sem qualquer lag e com a melhor qualidade.

Contamos ainda com HDMI in e, atenção, HDMI out com ARC.

Para além do comando, temos botões tácteis no topo da coluna e uns leds que se acendem e apagam conforme o modo escolhido e o nível sonoro.

Finalizando com a reacção lá de casa

Como conclusão, vou reportar o que aconteceu cá em casa. A minha mulher está habituada a ouvir filmes através de uma coluna central que não é uma soundbar, mas uma coluna de som que nos envolve bem mais aquando um filme ou série.

Quando liguei a HT-X8500, a princípio era mais um “mono” para estar em cima do móvel e que isto e aquilo e a qualidade de som até nem era tão melhor que a nossa coluna.

Até que escolhemos ver um filme cheio de acção e explosões e tal e coiso e, numa palavra, o prédio quase veio abaixo.

A partir daí, a Sony esteve sempre ligada para a TV noticiosa, as séries Netflix, os conteúdos audiovisuais que estão guardados na nuvem doméstica, tudo e mais alguma coisa.

No final, a grande pergunta, rara vindo dela: quanto é que isto custa?

E aí percebi que esta Sony HT-X8500 passou o mais difícil teste: o das pessoas que se estão a borrifar para estas coisas mas que depois percebem a sua mais valia.

Podemos encontrar esta supre coluna por volta dos 300€ o que é um preço muito bem posicionado em relação a outras propostas com tanta tecnologia embutida.

Tags: Sony HT-X8500Sony HT-X8500 análiseSony HT-X8500 reviewSony HT-X8500 review podcast
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
5ª Edição Prémios PlayStation Talents

Back Then vence 5ª edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

Samsung com campanha premium – leve uma TV extra ou um The Freestyle

Samsung com campanha premium – leve uma TV extra ou um The Freestyle

Fevereiro 28, 2025

Apps Windows Phone para o Halloween

Outubro 31, 2014

Tendências.

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Setembro 11, 2025
Comparação lado a lado entre Logitech MX Master 3 e MX Master 4

Logitech MX Master 4 vs MX Master 3: vale a pena o upgrade?

Setembro 30, 2025
5 Prompt ‘s eficazes para o “teu” Google Gemini

5 Prompt ‘s eficazes para o “teu” Google Gemini

Fevereiro 18, 2025
Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Junho 29, 2014
Utilizador paga com MB WAY no telemóvel durante o evento MB WAY ON TOUR.

MB WAY celebra 10 anos a reinventar os pagamentos digitais

Outubro 14, 2025

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata