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Sony World Photography Awards revela finalistas e fotógrafos seleccionados

João Gata por João Gata
Fevereiro 25, 2025
Sony World Photography Awards revela finalistas e fotógrafos seleccionados
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Sony World Photography Awards 2025

Os Sony World Photography Awards revelam hoje os 30 finalistas e os fotógrafos seleccionados no concurso Profissional 2025.

Agora na sua 18.ª edição, o concurso Profissional premeia séries de trabalhos excecionais, que se destacam tanto pela sua abordagem cativante à narrativa como pela execução fotográfica.

  • Em 2024 foi assim

Nos concursos deste ano, mais de 419 000 imagens de mais de 200 países e territórios foram submetidas aos Prémios.

Sony World Photography Awards 2025

Os 10 vencedores das categorias serão escolhidos de entre os 30 finalistas e anunciados numa cerimónia especial em Londres, a 16 de abril. O galardoado com o prestigiado título de Fotógrafo do Ano é escolhido de entre os vencedores das categorias e anunciado na mesma noite.

Para além de receber um prémio monetário de 25 000 dólares (USD) e uma gama de equipamento de imagem digital da Sony, o Fotógrafo do Ano tem a oportunidade de apresentar o seu trabalho individual no âmbito da exposição Sony World Photography Awards, em Londres, no ano seguinte.

Além disso, foi introduzido um novo elemento de prémio para o concurso Profissional deste ano; os 10 vencedores das categorias são convidados a deslocar-se a Londres, para um dia de sessões personalizadas com alguns dos principais intervenientes do setor.

Oriundos de vários meios comerciais e institucionais, estes peritos proporcionam aos fotógrafos uma orientação especializada sobre as formas de continuarem a alargar a sua plataforma e de encontrarem novas oportunidades para apresentarem o seu trabalho.

Sublinhando a criatividade e o dinamismo da cena fotográfica contemporânea do Japão, os Prémios de 2025 também marcam a primeira edição do Prémio Profissional do Japão, que reconhece um vencedor e seleciona algumas séries impressionantes de fotógrafos japoneses do concurso Profissional.

Uma seleção de imagens dos fotógrafos finalistas e selecionados será apresentada, pela primeira vez, como parte da exposição dos Sony World Photography Awards 2025 na Somerset House, de 17 de abril a 5 de maio de 2025, e viajará depois para outros locais.

Em nome do júri, Mónica Allende, a Presidente do Júri, declarou: “Ficámos muito impressionados com a força e a variedade dos trabalhos enviados para os Sony World Photography Awards 2025. É sempre um verdadeiro desafio escolher os selecionados e os finalistas e, na qualidade de júri, considerámos que as inscrições mais abrangentes não eram menos vitais e inspiradoras.

Em nome do júri, gostaria de felicitar os selecionados e os finalistas do concurso Profissional. Em todos os seus projetos, estes fotógrafos demonstram grande originalidade e clareza de visão, dando destaque a histórias premonitórias. Desde narrativas de construção de comunidades até explorações da memória coletiva, passando por histórias de pessoas que desafiam as convenções, estas obras oferecem uma diversidade de perspetivas sobre o nosso momento histórico. Gostaria de agradecer a todos os membros do júri pelas deliberações e escolhas ponderadas que fizeram este ano.”

Os três projetos finalistas por categoria do concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2025 são:

ARQUITETURA E DESIGN

Twilight in San Ignacio, de Andre Tezza (Brasil), explora a resiliência da arquitetura vernacular do Belize, colocando em foco as casas construídas para resistir ao desafiante clima tropical. LIGHT/MASS, de Owen Davies (Reino Unido), explora paisagens urbanas aparentemente “extraterrestres” nos Estados Unidos, centrando-se em edifícios monumentais com geometrias atípicas. Tokyo Toilet Project, de Ulana Switucha (Canadá), documenta uma iniciativa que envolve a construção de casas de banho públicas modernas, concebidas por arquitetos de renome.

CRIATIVIDADE

Em I Am Here for You, Irina Shkoda (Ucrânia) reflete sobre a dinâmica da hospitalidade, tanto dada como recebida, com base na sua própria experiência como refugiada. Em Reclaiming the Truth, Julio Etchart e Holly Birtles (Reino Unido) analisam atentamente as coleções de artefactos institucionais e a curadoria através de uma perspetiva pós-colonial. Por outro lado, Rhiannon Adam (Reino Unido) conta a sua história pessoal sobre a missão dearMoon , que ela iria integrar, respondendo à forma como o seu cancelamento a perturbou pessoal e profissionalmente.

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

A série Memories of Dust, de Alex Bex (França), explora o vocabulário visual do cowboy, para considerar novas formas de apresentar este arquétipo de masculinidade. A série de Florence Goupil (Peru) The Whisper of Maize, analisa o papel central do milho nas tradições latino-americanas, não só como alimento básico, mas também como meio de expressão cultural e religiosa. Toby Binder (Alemanha) documenta as profundas clivagens que moldam a vida social em Belfast, na Irlanda do Norte, através das vidas de jovens nascidos após o Acordo de Sexta-Feira Santa. ​

AMBIENTE

Cristóbal Olivares(Chile) faz um levantamento do impacto da poluição luminosa sobre as equipas astronómicas que observam o céu noturno do deserto de Atacama. O projeto de Maria Portaluppi (Equador) analisa a conservação em Guayanquil; através de retratos enternecedores dos animais ao seu cuidado, destaca o trabalho realizado pela Sacha Rescue Foundation. Em Alquimia Textil, Nicolás Garrido Huguet (Peru) colabora com a investigadora e designer de moda María Lucía Muñoz para retratar as técnicas tradicionais de tingimento de têxteis praticadas pelos artesãos de Pumaqwasin em Chinchero, Cusco, com manchas de luz nas fotografias que refletem visual e texturalmente a infiltração da tinta no tecido.

PAISAGEM

Em Apocalypse, Lalo de Almeida (Brasil) mapeia a devastação causada pela seca, desflorestação e incêndios florestais em todo o Brasil em 2024, o ano mais quente de que há registo. A série Fading, de Mischa Lluch (Espanha), evoca a solidão e a desconexão latentes sob a superfície dos subúrbios americanos contemporâneos, criando imagens de uma estranha quietude. Seido Kino (Japão) combina cuidadosamente imagens de arquivo com paisagens japonesas contemporâneas, esbatendo progressivamente a superfície da imagem contemporânea, para revelar o modo como as cidades e aldeias evoluíram com o passar do tempo e as formas como os desafios atuais podem estar ligados ao passado.

PERSPETIVAS

Giovanni Capriotti (Itália) explora a história canadiana através da perspetiva das comunidades das Primeiras Nações, trabalhando com a orientação de anciãos e pessoas que vivem com traumas intergeracionais. Laura Pannack (Reino Unido) capta os perigos e obstáculos diários que as crianças enfrentam no percurso da escola para casa, na zona de Cape Flats, dominada por gangues, na Cidade do Cabo. Ashes of the Arabian’s Pearl , de Valentin Valette (França), observa as mudanças sociais resultantes do crescimento económico no Sultanato de Omã, considerando os trabalhadores manuais e os empresários que impulsionam a economia.

RETRATO

O projeto M’kumba, de Gui Christ (Brasil), ilustra a resiliência das comunidades afro-brasileiras face à intolerância religiosa local, celebrando as formas de expressão da sua espiritualidade e identidade religiosa. Raúl Belinchón (Espanha) fotografa os jovens voluntários cujos esforços ajudaram a limpar as casas, a desobstruir as ruas e a distribuir material de salvamento durante as inundações na região de Valência no outono de 2024. A série The Second, de Tom Franks (Reino Unido), oferece uma visão da complexa relação entre os proprietários de armas e as suas armas de fogo nos Estados Unidos, recorrendo a testemunhos pessoais para representar este fenómeno cultural.

DESPORTO

Antonio López Díaz (Espanha) conta a história de aspirantes a ginastas do Chade, cuja determinação lhes conquistou bolsas de estudo e acabou por levá-los a competir por um lugar nos Jogos Olímpicos de 2024. Shred the Patriarchy, de Chantal Pinzi (Itália), celebra as mulheres da Índia que subverteram os estereótipos de género e quebraram barreiras através da prática de skateboarding. Michael Dunn (Bolívia) analisa uma segunda-feira típica para duas mulheres apaixonadas pelo golfe; todas as semanas deixam as suas funções profissionais habituais para jogar, vestindo os trajes tradicionais das Chola bolivianas.

NATUREZA MORTA

Alessandro Gandolfi (Itália) utiliza fotografias de naturezas mortas para ilustrar o frágil ecossistema do Mar de Wadden, uma zona intertidal do Mar do Norte, revelando a sua importância única na manutenção da ecossustentabilidade na Europa. K M Asad (Bangladesh) retrata os murais instalados por Sheikh Hasina durante o seu governo, documentando a forma como estes símbolos do poder político foram apagados e desmantelados após o seu exílio em 2024. Still Waiting, de Peter Franck (Alemanha), sugere os espaços liminares entre acontecimentos – os limiares “onde o tempo parece esticar-se”.

NATUREZA E VIDA SELVAGEM

Kevin Shi (Estados Unidos) destaca as formas como os ursos polares e os seres humanos estão a viver cada vez mais próximos na cidade de Churchill, no Canadá. As imagens pictóricas de Pascal Beaudenon (França) mostram uma manada de bois almiscarados, traçando os seus comportamentos à medida que se agrupam para enfrentar o inverno rigoroso. Anthropocene Illusion, de Zed Nelson (Reino Unido), é um projeto a longo prazo que documenta as formas como os seres humanos medeiam a sua relação com o mundo natural, criando experiências artificiais da natureza face a um clima em rápida mudança e ao esgotamento da biodiversidade.

PRÉMIO PROFISSIONAL DO JAPÃO

O novo Prémio Profissional do Japão reconhece um vencedor e uma seleção de fotógrafos japoneses que apresentaram séries excecionais no concurso Profissional. A primeira vencedora do Prémio Profissional do Japão é Noriko Hayashi pelo seu projeto Life at the Crossroads: Midwives in Afghanistan, que documenta o trabalho árduo e a resiliência das parteiras afegãs ao trabalhar sob o regime talibã. Para além de o seu trabalho ser apresentado na exposição de Londres e no livro anual, Noriko Hayashi recebe equipamento de imagem digital da Sony e a oportunidade de apresentar o seu trabalho na Sony Imaging Gallery Ginza, em Tóquio, no final deste ano. Os fotógrafos selecionados são Miku Yokoyama (Arquitetura e Design), Seido Kino (Paisagem), Shinya Masuda (Natureza Morta) e Shunta Kimura (Ambiente).

FINALISTAS E SELECIONADOS DO CONCURSO PROFISSIONAL

ARQUITETURA E DESIGNFinalistasAndre Tezza, BrasilOwen Davies, Reino UnidoUlana Switucha, CanadáSelecionadosAlejandro Fernández-Llamazares Vidal, EspanhaMaciej Leszczynski, PolóniaMárton Mogyorósy, HungriaMiku Yokoyama, JapãoPeter Franck, AlemanhaYu Ting Lei, China ContinentalCRIATIVIDADEFinalistasIrina Shkoda, UcrâniaJulio Etchart e Holly Birtles, Reino UnidoRhiannon Adam, Reino UnidoSelecionadosAlice Poyzer, Reino UnidoCarolina Krieger, BrasilGiorgia Lisi, ItáliaMariana Greif, UruguaiValentina Fusco, ItáliaYinna Higuera, ColômbiaPROJETOS DE DOCUMENTÁRIOFinalistasAlex Bex, FrançaFlorence Goupil, PeruToby Binder, AlemanhaSelecionadosAlessandro Grassani, ItáliaAlfredo Bosco, ItáliaCaroline Gutman, Estados UnidosDa Yang, China ContinentalGiovanni de Mojana, ItáliaJodi Windvogel, África do SulNoriko Hayashi, Japão
AMBIENTEFinalistasCristóbal Olivares, ChileMaria Portaluppi, EquadorNicolás Garrido Huguet, PeruSelecionadosDaniele Vita, ItáliaKasia Strek, PolóniaMatteo Bastianelli, ItáliaPer-Anders Pettersson, SuéciaShunta Kimura, JapãoSkander Khlif, TunísiaPAISAGEMFinalistasLalo de Almeida, BrasilMischa Lluch, EspanhaSeido Kino, JapãoSelecionadosDudu Roth, IsraelFrancisco Gonzalez Camacho, EspanhaGunnar Knechtel, AlemanhaJavi Parejo, EspanhaKazuaki Koseki, JapãoLorenzo Poli, ItáliaMasood Talebi, República Islâmica do IrãoPERSPETIVASFinalistasGiovanni Capriotti, ItáliaLaura Pannack, Reino UnidoValentin Valette, FrançaSelecionadosBárbara Monteiro, PortugalCarlos Folgoso Sueiro, EspanhaJed Bacason, FilipinasLea Greub, AlemanhaLina Czerny, AlemanhaLorraine Turci, FrançaMauricio Holc, Argentina
RETRATOFinalistasGui Christ, BrasilRaúl Belinchón, EspanhaTom Franks, Reino UnidoSelecionadosAlena Grom, UcrâniaCletus Nelson Nwadike, SuéciaConstance Jaeggi O’Connor, SuíçaIvan Ryaskov, CazaquistãoJean-Marc Caimi & Valentina Piccinni, ItáliaNiccolò Rastrelli, ItáliaStas Ginzburg, Estados UnidosDESPORTOFinalistasAntonio López Díaz, EspanhaChantal Pinzi, ItáliaMichael Dunn, BolíviaSelecionadosMatthew Joseph, Reino UnidoMihaela Ivanova, BulgáriaRobin Tutenges, FrançaSvenja Wiese, AlemanhaTanara Stuermer, BrasilNATUREZA MORTAFinalistasAlessandro Gandolfi, ItáliaK M Asad, BangladeshPeter Franck, AlemanhaSelecionadosAmanda Harman, Reino UnidoElaine Duigenan, Reino UnidoLi Sun, China ContinentalMiriam Bräutigam, AlemanhaOded Wagenstein, IsraelRui Caria, PortugalShinya Masuda, Japão
NATUREZA E VIDA SELVAGEMFinalistasKevin Shi, Estados UnidosPascal Beaudenon, FrançaZed Nelson, Reino UnidoSelecionadosAmit Eshel, IsraelBrent Stirton, África do SulEfrain Sueldo, Estados UnidosJames Wylie, Reino UnidoMarielle van Uitert, Países BaixosMelina Schildberg, AlemanhaThomas Nicolon, França  

VENCEDOR E FINALISTAS DO PRÉMIO PROFISSIONAL DO JAPÃO

Vencedor

Noriko Hayashi

Finalistas

Miku Yokoyama

Seido Kino

Shinya Masuda

Shunta Kimura

Tags: Sony World Photography Awards
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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