O #TikTokShortFilm está de regresso pelo TikTok, aquela que continua a ser uma plataforma única que junta criadores, artistas, cineastas e entusiastas de cinema para descobrir, criar e partilhar histórias que adoram, mesmo com uma alteração drástica, e muito recente, na sua fórmula de sucesso.
Enquanto Parceiro Oficial do Festival de Cannes (@festivaldecannes na rede), o TikTok traz de volta a competição #TikTokShortFilm, agora na sua terceira edição. Esta competição reforça o compromisso do TikTok com o sector do entretenimento e do cinema, ao oferecer aos criadores a oportunidade de mostrar as suas curtas-metragens e serem descobertos por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo.
#TikTokShortFilm: as datas
De 21 de fevereiro a 15 de março de 2024, o TiKTok convida os criadores portugueses a participar nesta competição que conta com mais de 55 países, submetendo os seus vídeos originais com mais de 1 minuto no formato vertical característico do TikTok, utilizando a hashtag #TikTokShortFilm.
Os vencedores em três categorias (Grand Gagnat, Best Script e Best Directing G) serão selecionados por um júri altamente aclamado (mas não dizem quem) e serão convidados pelo TikTok para apresentar o seu trabalho e receber os seus prémios, durante a cerimónia #TikTokShortFilm que terá lugar em Cannes (França), por ocasião da 77ª edição do Festival de Cannes.
Prémios monetários e uma viagem a Cannes
O Grande Vencedor receberá um prémio monetário de 10.000 euros, enquanto os vencedores das categorias de Melhor Argumento e Melhor Realização receberão, cada um, 5.000 euros para apoiar os seus próximos projetos criativos.

TikTok é uma rampa de lançamento para cineastas estabelecidos e emergentes
A afinidade da comunidade TikTok com a indústria do entretenimento e do cinema reflecte-se no crescimento da comunidade #TikTokShortFilm. No último ano, foram criados mais de 2 milhões de vídeos com a hashtag #TikTokShortFilm, representando um aumento de quase 180% em comparação com 2022.
O evento #TikTokShortFilm tem ajudado a definir o papel do TikTok como uma plataforma de lançamento para cineastas emergentes e estabelecidos em todo o mundo. Desde o seu lançamento em 2022, a competição #TikTokShortFilm capacitou muitos criadores a transformarem a sua paixão em novas oportunidades de carreira, ajudando-os a entrar na indústria do entretenimento.
Add comment