B-Track_B
Este grande encontro, intitulado ‘B-Track-B, A caminho da Bicicultura’ terá lugar no dia 25 de Outubro na sala de projecções do Museu da Eletricidade em Lisboa e tem como objectivo demonstrar ‘Como aproveitar as Tecnologias modernas para conseguir mais ciclistas’. O projeto europeu B-Track-B, do qual a TIS faz parte, promove a utilização da bicicleta como meio de transporte divertido, sustentável e saudável e baseia-se na combinação de projectos piloto de êxito em Fredericia (Dinamarca), Münster (Alemanha), Algarve (Portugal), Veneza (Itália), Espoo (Finlândia) e Ljubljana (Eslovénia).

comunicado de imprensa:

A TIS associou-se ao projeto europeu B-Track-B (Bike-the-Track-Track-the-Bike) que será apresentado em Lisboa no dia 25 de outubro na sala de projecções do Museu da Eletricidade.

O encontro, intitulado ‘B-Track-B, A caminho da Bicicultura’ tem como objectivo demonstrar ‘Como aproveitar as Tecnologia modernas para conseguir mais ciclistas’ e dará a conhecer todos os detalhes sobre as tecnologias utilizadas, a alteração comportamental e como podem os interessados tornar-se parceiros desta iniciativa.

O projeto B-Track-B promove a utilização da bicicleta como meio de transporte divertido, sustentável e saudável. O B-Track-B combina o conhecimento sobre o marketing social, a alteração comportamental e as tecnologias modernas para alcançar um maior número de utilizadores de bicicleta, chegando a grupos de pessoas que não seriam abrangidos pelos métodos convencionais de promoção deste meio de transporte. Este conceito estabelece pontos de controlo reais e virtuais pelas cidades com o intuito de recompensar e encorajar as famílias a aderirem cada vez mais à bicicleta. As técnicas utilizadas para registar e premiar os ciclistas incluem etiquetas RFID, aplicações para smartphones (iPhone e Android) e cartões de utilizador com carimbos.

De acordo com Alexandra Rodrigues, Gestora de Projeto da TIS, “É com naturalidade que nos associamos a esta iniciativa, pois desde sempre que promovemos meios de deslocação sustentáveis, saudáveis e amigos do ambiente como é o caso da bicicleta. Ainda há muito por fazer nesta área em Portugal e acreditamos que o projeto B-Track-B pode dar o “empurrão” necessário. Os resultados da cidade de Fredericia (Dinamarca), por exemplo, demonstram que os participantes utilizam 50% mais a bicicleta que anteriormente, o que é de facto impressionante. Com a apresentação do projecto em Lisboa, esperamos que a adesão à bicicleta aumente de forma significativa.”

No evento estarão presentes todos os parceiros e cidades envolvidas no projecto, possibilitando que dúvidas e questões possam ser esclarecidas de modo mais profícuo.

B-Track_B_Logo

Programa

9:00 – 9:30: Recepção dos participantes

9:30 – 9:45: Enquadramento temático internacional

9:45 – 10:00: Enquadramento Nacional

10:00 – 10:20: Painel de discussão –“Desafios, barreiras, oportunidades”

10:20 – 10:40: Perguntas/Discussão

10:40 – 11:00: “Apresentação das ferramentas do B-Track-B”

11:00 – 11:20: Painel de discussão – “Como implementar o B-Track-B na sua cidade”

11:20 – 11:40: Perguntas/Discussão

11:40 – 12-30: Passeio de bicicleta e almoço

.

ECF – European Cyclists’ Federation

IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes

Metro, Câmara Municipal de Lisboa, Carris e MUBI – Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta

ECF – European Cyclists’ Federation (Helmond, Holanda; Algarve, Portugal; Fredericia, Dinamarca)

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *