Apesar de já estar no mercado há seis meses nunca é demais olhar para um carro que é diferente e que parece ter passado ao lado de muita gente.
Falamos do Volvo V40.
A primeira reacção é sempre a mesma – isto é um carro ou uma carrinha?
Isto porque o V40 tem formato de carrinha (e não tanto de hatchback como o Mercedes-Benz Classe A, o BMW Série 1 ou o Audi A3 Sportback – os seus mais directos concorrentes) mas não dimensões para o ser.
Depois temos outra questão… se for uma carrinha o espaço de bagageira é diminuto e o espaço para ocupantes traseiros muito curto.
Mas tudo se resolve porque a Volvo diz “o V40”. Como tal vamos assumir que é um carro e não uma carrinha e tudo se torna mais razoável.
Como é natural a vida do V40 tem sido difícil.
Isto porque os seus concorrentes são fortes e ainda por cima o BMW Série 1 teve restyling no inicio de 2012, o Audi A3 e o Mercedes Classe A novos modelos e o Mercedes Classe B inúmeras versões.
Então onde que o V40 pode ganhar terreno e tentar recuperar algum espaço perdido para a concorrência?
O Xá diria que o 1º ponto muito favorável é o estilo – quer exterior, quer interior.
O Volvo tem um design fantástico, cheio de personalidade, super moderno e no entanto mantém o ar de família da marca logo à primeira troca de olhares.
O interior traz alguns detalhes já familiares mas ainda assim com o seu quê de inovador, como é o caso da consola flutuante ou da generalidade dos comandos secundários.
É certo que o resultado global pode não agradar a todos mas o V40 tem, sem duvida alguma, um cunho especial.
Adoramos o painel de instrumentos formado por visores TFT e que pode ser personalizado com 3 looks diferentes: Eco, Elegance e Performance.
O look Performance é, para nós o mais agradável ao olhar e de leitura mais imediata, mas as cores do Eco e do Elegance cansam menos a vista em trajectos mais longos.
Além do habitual e obrigatório computador de bordo este Volvo conta com um menu “My Car” que dá acesso a várias configurações da viatura – ligar ou desligar o controlo de estabilidade, histórico de consumos, alteração do look do painel de instrumentos ou conselhos sobre como efectuar uma condução mais económica.
Dois detalhes curiosos no V40 é a manete da caixa – transparente e com iluminação e o espelho retrovisor sem a tradicional moldura preta. A manete é muito bonita e dá um ar distinto e elegante. Quanto ao retrovisor é de estranhar que não seja electrocromático.
Como é tradição na marca o conforto e a ergonomia dos bancos é excelente, especialmente com os bancos em pele, que nos deixam confortáveis para percorrer qualquer distância.
Em cidade o V40 sofre do mesmo mal da maioria dos Volvo equipados com motores de 5 cilindros colocados transversalmente – um ângulo de viragem demasiado grande.
Outro ponto menos positivo neste V40 são os consumos, um pouco menos simpáticos do que os dos seus principais concorrentes.
Em conclusão há que realçar um ponto fundamental e que muito conta no momento de aquisição – o preço.
Este Volvo V40 tem um excelente preço.
Finalmente a marca sueca deixou de querer ombrear no preço com os gigantes alemães com os quais não conseguia competir.
Optou por uma estratégia mais contida e apresenta um grande produto com um preço excepcional.
Só como exemplo – a V40 D4 Summum com todos os extras fica em 46.00€ (alguns dos quais nem sequer existem noutras marcas).
Valor impensável em qualquer outra proposta do segmento premium.
Um automóvel a ter em conta!
Motores:
– V40 D2 (115 cv)
Motor turbodiesel de 1,6 litros e quatro cilindros
Tecnologia de injeção direta “common rail”
Emissões de CO2 ultra-reduzidas (94 g/km)
Tecnologia Start/Stop
Carregamento de energia nas travagens
Indicador de passagens de caixa
Filtro de partículas isento de manutenção
Caixa manual de seis velocidades
– V40 D4 (177 cv)
Motor turbodiesel de alta performance de 2,0 litros e cinco cilindros
Tecnologia de injetores Piezo de alta precisão
Binário de 400 Nm
Tecnologia Start/Stop
Filtro de partículas isento de manutenção
Carregamento de energia nas travagens
Caixa manual de seis velocidades ou automática Geartronic de seis velocidades
– V40 T4 (180 cv)
Motor turbo a gasolina de 1,6 litros e quatro cilindros com injeção direta
Binário de 240 Nm
Caráter ágil do motor
Tecnologia Start/Stop
Caixa manual de seis velocidades ou automática Powershift de seis velocidades
Versões:
– Kinetic / Momentum / Summum
Preços:
V40 T4 Kinetic – € 32.541
V40 T4 Momentum – € 34.325
V40 T4 Summum – € 36.600
V40 D2 Eco Kinetic – € 28.146
V40 D2 Kinetic – € 28.146
V40 D2 Eco Momentum – € 29.930
V40 D2 Mommentum – € 29.930
V40 D2 Eco Summum – € 32.205
V40 D2 Summum – € 32.205
V40 D4 Kinetic – € 34.651
V40 D4 Momentum – € 36.435
V40 D4 Summum – € 38.710
V40 D4 Kinetic Geartronic – € 38.368
V40 D4 Momentum Geartronic – € 40.151
V40 D4 Summum Geartronic – € 42.427
































































