Para quem precisa de uma bateria que “não acaba” e um ecrã que parece um tablet, este Wiko View 5 é para se levar a sério

Wiko View 5 review

Hoje em dia é difícil escolher um base de gama quando olhamos para um mercado saturado de variadas e boas propostas. E, no fim, tudo se vai resumir à melhor qualidade / preço que conseguirmos encontrar.

No meio desta barafunda, existem modelos que podem passar despercebidos porque são tantos a lutar pela atenção que, já sabemos, quem mais gasta em mkt, publicidade e nos famosos influencers, a malta que agradece o saco mas filma o conteúdo com o iPhone com desconto (alegadamente), podem ser um valente dor de cabeça.

Agora a questão simples: seguem aquilo que a instagramer publicou no feed porque recebeu o saco ou vão mesmo procurar a melhor opinião sobre o produto / equipamento em si?

Se forem pela primeira opção, e entendo muito bem que o façam, ide.

Se querem saber como o novo Wiko View 5 se comporta no dia a dia, se calhar convém ficar aqui mais um bocadito.

Wiko View 5 review

Falamos de um mega telefone em termos de tamanho de tela e, acima de tudo, capacidade de bateria. A versão que me calhou para as voltinhas oficiais foi a versão com 3GB de RAM e parcos 64 internos.

Mas, como podemos juntar um cartão de memória até 256GB, podemos dar a volta a esta limitação. E um cartão de 256 é sempre mais um custo.

O Wiko View 5 é daqueles telefones com design para parecer igual aos topos de gama que são todos iguais: a traseira é dominada pelo rectângulo das câmaras bem destacadas pelo fundo negro que contrasta com uma capa plástica traseira em azul reflexivo e com padrão de belo efeito.

A conectividade é já o cada vez mais habitual USB-C e, atenção, há lugar para uma ficha míni-usb, ou seja, para o minijack. E reparem neste pormenor: temos direito a FM STEREO!!!

Wiko View 5 review

Um apontamento ainda para os auriculares que vêm no pacote. Sim, senhor.

Fui à procura de preços e este Wiko anda entre os 170 e os 180€. Se acrescentarmos mais 20 a 25 euros podemos adquirir o modelo idêntico fisicamente mas que oferece 4/128GB. Pode ser uma boa ideia.

O processador continua a ser um básico Mediatek 676D A25, ou seja, este Wiko não é maquinão para jogos e similares mas vem carregado de origem com Android 10.

O painel frontal tem um punch hole colocado na esquerda superior que aloja a câmara frontal e também o destravamento ocular. É cool. Há também o sensor de impressões digitais colocado no painel traseiro, algo um pouco datado mas que também reflecte o posicionamento deste Wiko.

Antes que me esqueça, existe um quarto botão lateral para chamar o Assistente Google e já oferece a inovação Android Q.

Wiko View 5 review

O ecrã

É um dos pontos positivos do View 5 que custa o que custa: apresenta-se em grandes 6,55”, quase um tablet, bem inserido e com uma moldura normal neste segmento. De salientar que tem resolução HD, é pouco nítido no exterior e em pouco brilho. Nada que não estivesse à espera.

A bateria

Um amigo apontou-me uma curiosidade que é a percentagem da bateria traduzida por um anel colorido que circula a câmara frontal. Tem alguma piada.

Mas são os espantosos 5000 mAh que dominam as especificações do Wiko View 5. É uma das maiores baterias que já encontrei em smartphones e, porque todo o sistema é básico, puxa pouco por ela. Portanto, preparem-se para uns quatro dias sem ter de recarrega-lo e, sendo assim, podem ir para um fim de semana alargado sem andar com cabo atrás.

Wiko View 5 review

Câmaras

É uma boa surpresa contar com este set de quatro câmaras (48 MP AI quad camera + 8MP Super Wide + 5 MP (Macro) + 2 MP (modo bokeh assistido por AI) no painel traseiro e 8 MP no frontal). Esta frontal também destrava o telefone com reconhecimento facial.

Consegue-se até imagens com algum destaque qualitativo, com profundidade de campo (o tal efeito bokeh) convincente e sem artefactos digitais durante o dia. Inclusive, é possível “sacar” belos retratos durante à noite se o objecto estiver iluminado quanto baste.

Conclusão

Se conseguirem gastar mais 20 ou 30€, atirem-se para o mesmo modelo com 4GB de RAM e 128 de memória, mas se acharem que não vale a pena mais esse esforço, fiquem cientes que o Wiko View 5 é um smartphone decente em que se destaca a espectacular bateria e um conjunto de câmaras mais que suficientes para o fotógrafo amador.

Cuidado com o pó, visto que o plástico usado na traseira funciona como íman, principalmente nas bordas do elemento que protege as câmaras.

Por este preço tem muita concorrência e é uma questão de se gostar do conjunto, que visualmente é apelativo, e perceber que a Wiko já tem pergaminhos. Vale bem a pena dar uma vista de olhos e compará-lo com modelos da mesma gama, pois a qualidade de construção pode ser a grande razão para metê-lo na caixa de pagamento.

Algumas fotos

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *