Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Kaspersky avança ameaças persistentes em 2022

João Gata por João Gata
Dezembro 29, 2021
Kaspersky
Share on FacebookShare on Twitter

Os investigadores da Kaspersky apresentaram a sua visão sobre as ameaças persistentes avançadas (APTs) para 2022, mostrando como o cenário de ataques direcionados irá mudar nos próximos meses. A politização crescente no ciberespaço, o regresso dos ataques low-level, o aparecimento de novos intervenientes de APT e o crescimento dos ataques a cadeias de abastecimento, são algumas das previsões dos investigadores.

As mudanças no mundo em 2021 tiveram um efeito direto sobre a evolução de ataques sofisticados para 2022. Com base nas tendências que a Kaspersky Global Research and Analysis Team (GReAT) observou ao longo de 2021, os investigadores prepararam uma previsão para ajudar a comunidade de IT a preparar-se para os desafios futuros.

Sector privado irá receber novos intervenientes no APT

Este ano, a utilização de softwares de vigilância (desenvolvidos por vendedores privados), com destaque para o Projeto Pegasus, veio alterar a perceção sobre a probabilidade de zero ataques por dia ao sistema iOS. Observou-se também como o desenvolvimento de ferramentas de vigilância mais avançadas, aumentaram as suas capacidades de deteção de invasão e anti-análise – como no caso do FinSpy – tendo sido testada na natureza – como foi também o caso da estrutura Slingshot.

O potencial do software de vigilância comercial – o acesso a grandes quantidades de dados pessoais e a alvos mais amplos – torna-o num negócio lucrativo para aqueles que o fornecem, mas também uma ferramenta eficaz nas mãos dos cibercriminosos. Assim, os especialistas da Kaspersky acreditam que os fornecedores deste software vão expandir-se no ciberespaço e prestarão os seus serviços a novos “atores” de ameaças avançadas, até que os governos comecem a regular a sua utilização.

Outras ameaças previstas para 2022, são:

·       Os dispositivos móveis estarão expostos a ataques mais sofisticados. Os dispositivos móveis têm sido sempre uma boa opção para os cibercriminosos, com os smartphones a viajarem com os seus proprietários para todo o lado, sendo que cada um deles funciona como uma fonte de armazenamento de uma grande quantidade de informação valiosa. Em 2021, vimos mais ataques de dia-zero ao sistema iOS do que nunca. Ao contrário de um PC ou Mac, onde o utilizador tem a opção de instalar um pacote de segurança, no iOS, estes produtos ou são reduzidos ou simplesmente inexistentes. Tal, proporciona oportunidades extraordinárias para os APTs.

·       Mais ataques às cadeias de abastecimento. Os investigadores da Kaspersky prestaram particular atenção à frequência dos casos em que os cibercriminosos exploravam fraquezas na segurança dos fornecedores para comprometer os clientes da empresa. Tais ataques são particularmente lucrativos e valiosos porque dão acesso a um grande número de alvos potenciais. Por esta razão, espera-se que os ataques às cadeias de abastecimento tenham uma tendência crescente em 2022.

·       Exploração contínua do trabalho remoto. Com o trabalho remoto, os cibercriminosos vão continuar a utilizar os computadores domésticos dos colaboradores desprotegidos como forma de aceder à rede da empresa. Vai verificar-se o uso de engenharia social para roubar credenciais, e ataques em força a serviços empresariais, para obter acesso a servidores com fraca proteção.

Tags: Kaspersky
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Análise Sony SRS-RA3000 Xá das 5

Análise Sony SRS-RA3000, uma coluna 360 graus com muitas surpresas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

3 novos Sony LinkBuds: Fit, Open e Speaker

3 novos Sony LinkBuds: Fit, Open e Speaker

Outubro 1, 2024
Brother alarga gama de impressoras LED a cores

Brother alarga gama de impressoras LED a cores

Maio 21, 2013

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata