A Sony SRS-RA3000 tem uma qualidade de construção digna de registo, vem equipada com 360 Reality Audio e Immersive Audio Enhancement e oferece bastantes opções de conectividade.

Na verdade, a Sony tem actualmente nas lojas duas colunas com tecnologia 360 Reality Áudio, nomeadamente as Sony SRS-RA3000 e Sony SRS-RA5000, que podem vir a conquistar os corações de muito audiófilo que procura uma solução moderna, capaz e eficaz e conectável.

Sim, escrevi “audiófilo”, pois o mundo está cheio de colunas wi-fi. Porém, falta neste mundo, colunas hi-fi de excelente construção e que debitem resultados que possam agradar aos mais exigentes.

Existem algumas que enchem o olho e o ouvido (podem ler aqui a análise que fiz à B&O Balance) mas cujo preço não é para todos. E é exactamente neste campo que surgem as duas Sony SRS, uma pequena e mais em conta, outra bem maior mas um pouco mais dispendiosa.

Vamos então tratar a “base de gama”, a SRS-RA3000, que podemos encontrar em muitas lojas na versão preta e dourada.

Análise Sony SRS-RA3000 Xá das 5

Construção

Pelo peso de 2,5 kg, apercebemo-nos imediatamente que a Sony SRS-RA3000 tem uma construção digna de registo.

Mas atenção: para além de pesada, não é muito grande (a RA5000 tem esse papel) nem imponente, pois é um cilindro que fica bem em qualquer canto da casa. Bom, já lá vamos ao canto. Tenham em atenção que as RA têm fio, portanto, não são colunas com bateria, o que limita a sua mobilidade e idas para a praia. Mas não deixa de ser portátil, desde que tenhamos uma tomada eléctrica numa sala ou quarto.

Um dos pontos que a difere é a auto-calibragem imediata que faz ao espaço envolvente, mesmo que seja mudada de um local para outro. E a tecnologia faz o resto, modificando os parâmetros em relação aos m2, e até ajustar o volume de acordo com o espaço. É realmente fantástico perceber esta e outras mudanças.

Revestimento

A Sony SRS-RA3000 é bastante elegante e vem com um acabamento em tecido que contrasta com as grelhas de cor de cobre. A gama SRS-RA é resistente à humidade, mas não tem uma classificação de IP oficial, ou seja, não a atirem para a piscina (principalmente ligada à electricidade).

Se o peso assenta bem nos quatro pés de borracha, no topo encontramos um painel táctil com vários comandos típicos: Play/pausa, volume +/-, on/off, tipo de ligação (Bluetooth, Áudio In e Wi-Fi).

Há também um botão Immersive Audio Enhancement que altera significativamente o perfil sonoro do altifalante e dispara música do chão para o tecto para proporcionar uma experiência sónica mais imersiva. Na parte de trás do altifalante, tem uma entrada 3,5mm Audio In e uma tomada de alimentação. 

Análise Sony SRS-RA3000 Xá das 5

Conectividade

Existem três formas de ligar e reproduzir música na RA-3000. Por emparelhamento ao smartphone ou tablet via Bluetooth, através de uma ligação Wi-Fi para transmitir música uma vez que o altifalante vem com o Chromecast incorporado ou, simplesmente, ligar o altifalante através de um cabo AUX.

E muita atenção para quem tem televisores Sony Bravia e que conhecem bem os limites do emparelhamento Bluetooth: a SRS-RA3000 é compatível via Bluetooth!!!! Eureca e Alvíssaras!

Análise Sony SRS-RA3000 Xá das 5

Características

O que mais diferencia esta Sony de muitas outras colunas que oferecem som a 360 graus, para além da auto-calibragem, é a tecnologia 360 Reality Audio que incorpora dados de localização de som tridimensionais para proporcionar um áudio imersivo e cheio de espaço.

Infelizmente, existem poucas plataformas disponíveis (nugs.net ou o mais conhecido Tidal) que são pagas, mas vale a pena fazer o teste no período experimental de um mês pois eu fiquei com vontade de pagar esse extra mensal, tal a diferença sonora que consegue transmitir. É que parece que ficamos dentro, por exemplo, do palco ao lado dos músicos ou no centro de uma orquestra de câmara.

Mas quem não tem cão, caça e ouve com a tecnologia Immersive Audio Enhancement que transforma as faixas estéreo regulares em som envolvente. A diferença para a reprodução em estereofonia tradicional é perceptível.

A SRS-RA3000/5000 é compatível com Alexa e Assistente Google para serem controlados por voz, e é fácil, através do Google Home, ligar a nossa conta streaming directamente à coluna, o que desobriga a ter de pegar no smartphone.

Tal como existe para os auriculares e auscultadores, a aplicação Sony Music Centre permite ajustar as definições de EQ e configurar o controlo de voz Alexa e Google Assistant.

Finalmente, utilizando a aplicação Google Home, é possível emparelhar vários altifalantes Sony SRS-RA3000 e tocar músicas diferentes em quartos diferentes, ou mesmo tocar a mesma faixa em toda a sua casa onde os altifalantes são colocados. Cool, hein? Ou seja, até podemos colocar duas RA3000 a funcionarem como colunas estéreo para a televisão com uma qualidade de som que promete ser distinta. Confesso que está nos planos.

Análise Sony SRS-RA3000 Xá das 5

Desempenho

A Sony SRS-RA3000 está equipada com dois tweeters de 17 mm ao lado de um altifalante de gama completa de 80 mm que suporta os codecs de áudio SBC e AAC e dois radiadores passivos.

O trabalho passou por ouvir os mesmos trechos de músico em modo estéreo e em modo de melhoramento de áudio imersivo (para além da experiência em 360 Reality Audio que transformou por completo o palco sonoro, mas que tem de se pagar mensalmente o serviço).

Não é por acaso que mencionei que o meu desejo era ter duas RA3000 a servir de acompanhamento para o televisor, pois acho que é uma coluna que apresenta uma nitidez incomum quando está neste modo, mesmo que o desenho e construção nos convide para o mudarmos para o mais imersivo modo Audio enhancement.

E na verdade, este faz o que lhe compete, transmitindo som para todos os lados, mas como não há milagres, perde-se alguma clareza enquanto se ganha nos graves.

Após uns dias, entendi que teria de alternar entre modos para o momento e a música que desejava viver naquela altura. E o modo Immersive Audio Enhancement é mais indicado para ver filmes ou ouvir concertos aquando a sua transmissão pela TV, enquanto o modo Estéreo é ideal para ouvir música, mesmo que neste caso me falte o distanciamento entre duas unidades para uma mais eficaz definição de todas as nuances acústicas.

Coisas menos boas

O acabamento do tecido que é de belo efeito acaba por ser um íman de poeira difícil de limpar.

Análise Sony SRS-RA3000 Xá das 5

Conclusão

A Sony SRS-RA3000 pode ser encontrada por menos de 250€ nas lojas reputadas, onde podemos apalpá-la e sentir o peso e qualidade de construção.

A unidade que me calhou para análise é preta e cobre mas existe uma alternativa em cinzento claro e escuro.

É, desde já, um excelente preço para o que oferece, pois permite ter áudio de grande qualidade, diferentes modos e muita alternativa de conectividade (nem cheguei a falar da entrada auxiliar onde podemos ligar qualquer aparelho por ficha 3,5mm) para além da compatibilidade com os mais recentes codecs e assistentes de voz.

O facto de ter Chromecast incorporado é uma mais valia inquestionável, o design é funcional e a envolvência 360 real.

Vale muito a pena tê-la em consideração. E, reparem, um par de 3000 custa o mesmo que uma RA5000. Mas essa é todo um outro filme.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *