Por forma a acompanhar a produção e armazenamento da energia do seu próprio telhado, o inversor e sistema de armazenamento têm de estar ligados à Internet.

Os sistemas fotovoltaicos são um componente essencial em fornecimento de energia regenerativa. Os painéis são instalados em edifícios residenciais e telhados de empresas.

Com os adaptadores Powerline da devolo, integrar o sistema fotovoltaico na rede doméstica é fácil e rápido.

Além disso, estão a ser instalados acumuladores em vários novos sistemas. Eles permitem que use a sua própria energia mesmo quando o sol não está a brilhar. Adicionalmente, os sistemas fotovoltaicos são ideais para a operação de bombas de calor ou carregamentos de veículos elétricos.

Isto reduz os custos energéticos e protege o ambiente em simultâneo. Um pré-requisito para a revolução da energia privada é uma rede de dispositivos fotovoltaicos com um router na Internet para visualizar o desempenho do sistema e permitir a gestão inteligente da energia no edifício.

devolo application scenario photovoltaic X2

Ligação à Internet onde ela é precisa

O inversor é o coração de um sistema fotovoltaico. Ele converte a corrente direta dos módulos fotovoltaicos no telhado em corrente AC e controla o sistema.

O problema com a ligação à Internet é que o router está habitualmente instalado longe deste ponto e a presença de cablagem de rede é mais a exceção do que a regra em edifícios residenciais, o que se traduz num desafio para instaladores e proprietários.

Inversores integrados e outros na sua rede doméstica com adaptadores Powerline devolo

Usar adaptadores Powerline da devolo para a comunicação de dados pela rede elétrica da casa é uma solução rápida e fácil para a ligação de sistemas fotovoltaicos à rede doméstica. Estes adaptadores transformam a rede de alimentação numa autoestrada de dados que transporta o sinal da Internet para qualquer tomada elétrica em casa.

Para que isto aconteça, basta ligar um adaptador a uma tomada perto do router e ligá-lo usando um cabo LAN. Adaptadores adicionais podem então ser ligados a qualquer tomada elétrica em casa – por exemplo, próximo do inversor, acumulador ou wallbox. São depois ligados também através de cabo LAN, o que estabelece a ligação à Internet.

devolo Magic 2 LAN DINrail 1 X2

Se os dispositivos fotovoltaicos forem compatíveis com Wi-Fi, podem alternativamente ser ligados à Internet utilizando o ponto de acesso Wi-Fi fornecido por um adaptador Powerline do Devolo.

A maior vantagem para o instalador e o proprietário é que a ligação dos vários componentes do sistema fotovoltaico à Internet não requer o encaminhamento de cabos LAN através da casa.

Dispositivos adicionais também podem ser ligados sem problemas, mesmo num momento posterior.

Não há nada que impeça a expansão do sistema fotovoltaico para um sistema de gestão de energia com um acumulador, bomba de calor ou uma wallbox para veículos elétricos.

Mais especificamente, o sinal Wi-Fi não será dificultado por tetos ou paredes.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *