Proyecto-Alfred-Atos

A Atos e a Worldline anunciam a sua participação no projecto europeu ALFRED, um Assistente Pessoal Interactivo de Vida Independente e Envelhecimento Activo.

O objetivo do ALFRED é desenvolver um assistente móvel personalizado para os idosos, permitindo-lhes manter a sua independência e ao mesmo tempo facilitar a coordenação com as entidades e técnicos que lhes prestam cuidados e promover a inclusão social.

Este projecto visa criar um “mordomo virtual” personalizado para os dispositivos móveis e plataformas, utilizando tecnologias de ponta, tais como a interacção de voz avançada, sendo possível falar directamente com o Assistente Interactivo. Além disso, a aplicação vai ser de fácil utilização e irá prestar serviços relacionados com a inclusão social, tratamentos, actividade física e jogos cognitivos. Através deste projecto de investigação, as empresas e as instituições que participam no projecto ALFRED ajudam a promover uma sociedade melhor, onde os idosos podem viver nas suas próprias casas, ter a oportunidade de agir de forma independente e participar ativamente numa vida social.

O ALFRED consiste em quatro elementos fundamentais:

  • Interacção assistida gerida pelo utilizador, permite que o idoso comunique com ALFRED, faça perguntas ou defina comandos.
  • Inclusão Social Personalizada, para sugerir eventos sociais adequados a cada utilizador tendo em conta seus interesses e ambiente social.
  • Atendimento personalizado e eficaz com o objectivo de alcançar um processo de tratamento mais eficaz e permitir à equipa médica aceder aos dados do utilizador, que são monitorizados por sensores.
  • Prevenção da Disfunção Física e Cognitiva, através da incorporação de jogos que tenham o objectivo de melhorar o desempenho físico e cognitivo do utilizador.

ALFRED+logo_0

José Cavanillas, director do grupo de Investigação & Inovação da Atos, afirma: “Estamos muito orgulhosos por participar neste projecto. Com a ajuda de ALFRED os idosos irão ser capazes de viver mais tempo e fazê-lo de forma mais independente. Não só vão poder participar em atividades adequadas à sua idade mas também adaptadas aos seus gostos e ambiente em que vivem.”

“Além de participar no desenvolvimento de aplicações móveis em várias situações diferentes, a Worldline vai desempenhar o papel de Technical Manager, que nos permite avaliar as decisões técnicas do projecto e relatar as últimas inovações tecnológicas para incorporá-las no ALFRED, permitindo assim, uma melhoria na qualidade de vida dos nossos idosos. A Worldline tem o prazer de fazer parte deste projecto inovador e colocar a experiência do utilizador no topo das nossas prioridades, e claro para todos os nossos clientes: jovens, adultos e idosos”, diz Nicolas Kozakiewicz, Chefe de Investigação & Desenvolvimento da Worldline.

Onze parceiros de cinco países diferentes participam no projecto ALFRED: AITEX, Ascora (coordenador do projecto), Atos, Charite-Universitaetsmedizin Berlin, E-Seniors, IESE Business School, Nationaal Ouderen fonds, Talkamatic AB, Technische Universitaet Darmstadt, Tie Nederland and Worldline. Os resultados devem ser testados em 2015 em três países europeus, com o objectivo de preparar o caminho para o mercado e facilitando a sua adopção pela sociedade.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *