A APC Back-UPS BX Series 750VA é, grosso modo, uma bateria de reserva que vai poupar os nossos valiosos equipamentos.

Quando, pelos anos 90, tive um pequeno laboratório de engenharia criativa, a que se chamava agência de publicidade, a vida electrónica e conectada era muito diferente dos dias de hoje. Por exemplo, foi nessa altura que aprendi a montar PCs, pois ir comprar à loja custava bem mais caro. E apostava-se tudo o que se tinha neste tipo de coisas, maquinetas para equilibrar as cores dos monitores que tinham de ter um logótipo com três papagaios, uma impressora A3 que custava um carro em segunda mão, e muitos etc.

Xá das 5 Análise APC Back-UPS BX Series 750VA
Xá das 5 Análise APC Back-UPS BX Series 750VA

Lembro-me bem de duas tragédias que muito nos afectaram: dois picos de tensão queimaram os dois processadores AMD (eram mais rápidos, baratos mas também frágeis) à altura dos dois computadores de edição gráfica que tínhamos.

E foi aí que decidimos apostar numa UPS.

Ora bem, e para quem não sabe, uma UPS serve de bateria secundária a que ligamos todos os nossos equipamentos mais dispendiosos ou úteis. Para uns pode ser o televisor e a Playstation, para outros todo um set profissional informático, para outros a bimby e os electrodomésticos que usam para fazer blogues culinários. Esse tempo extra de bateria permite-nos desligar as máquinas de que dependemos e evitar problemas graves. Muito graves.

Pensem deste modo: cada um precisa de um seguro de saúde, ou vida, ou outro, certo? Pois uma UPS é outro seguro que visa os equipamentos. Ou seja, é um Backup de máquinas (e logicamente dos dados que guardam).

Para quem serve uma UPS

Bom, já referi alguns casos acima, mas toda uma nova geração de UPS está aí no mercado, os preços não são assustadores como nos idos tempos e, se pensarem bem, acho que todos nós precisamos mesmo de um seguro deste género mesmo sendo equipamentos pesados e não muito atractivos.

Xá das 5 Análise APC Back-UPS BX Series 750VA
Sim, é grande e pesada

Vou mencionar três casos que a própria Schneider Electric aponta para esta solução:

1: Escritório doméstico

Pois que o teletrabalho veio mudar a vida de muita gente e o escritório foi transportado para um espaço dentro de casa. Nas cidades grandes, geralmente a potência contratada aguenta este esforço, mas vou falar da minha: tenho geralmente ligados dois escritórios em vez de um. E para além dos super computadores, monitores, uma impressora, colunas, NAS doméstico e NAS oficial, modem e powerline em quase todas as divisões, posso dizer que tive de contratar mais potência ao fornecedor.

É exactamente para este tipo de casos que uma UPS é necessária. Imaginem todos os computadores a berrar e os NAS e “falirem”? Bom, estaria sem poder trabalhar algum tempo.

2. As necessidades de laser

Pois todos teremos um grande televisor ligado à tv Box, uma aparelhagem Hi-Fi, candeeiros (se calhar até dos espertos com potenciómetros), consola de jogos (ou mais), outro televisor no quarto, pequenos utensílios e muitas tomadas para recarregar os telemóveis e tablets, certo?

Pois o mesmo princípio aplica-se ao tempo que temos para desligar todos estes equipamentos e conseguir protegê-los.

3. Por último, e cada vez mais importante, as Smart Homes

Os utensílios “espertos” e conectáveis são cada vez mais frequentes nas nossas casas. Aspiradores robot, lâmpadas que mudam de cor, câmaras de vigilância interiores e exteriores, colunas com assistentes pessoas por toda a casa, enfim, um vislumbre do futuro.

Pois que isto tudo também pode ser afectado quando o quadro faz “PUM”.

E, num dia, entregam-me uma Schneider Electric UPS APC Back-UPS BX70MI

E fiquei por momentos a pensar… tenho três “comandos gerais” em casa e são exactamente os três mencionados acima, nos três passos, mas intervalados por escadas.

O que preciso de proteger mais? O entretenimento? Se isto explode fico “agarrado” aos canais nacionais? Nem pensar. Na cozinha? Ficar sem máquinas e frigorífico, rádio DAB e demais apetrechos? Nem pensar. Ou na sala / escritório onde trabalho e a cara metade também?

Bom, cada um sabe de si, mas na verdade, sempre me preocupou ter má sorte quando, por exemplo, experimento e ligo todo o equipamento audiovisual que levo para filmar e transmitir os eventos que também produzo.

Bom, primeiro passo: tirar o travão da bateria (peça amarela), rodar e enfiá-la dentro da unidade. Parece difícil mas não é. Só a partir daqui as coisas começam a ter utilidade.

Após uns dias (explico lá em baixo nas “desvantagens”), liguei a APC Back-UPS BX70MI e não sei muito bem como vou tirar fotografias ao emaranhado de cabos, cabinhos e outras coisas para fazer entender o que é, afinal, uma caixa preta no meio e ao lado de outras que também têm luzinhas. Ah, já sei, coloco-a longe de tudo.

Xá das 5 Análise APC Back-UPS BX Series 750VA
As entradas directas são uma mais valia

Ligar a APC Back-UPS BX70MI

Antes disso, explanar as principais características técnicas deste particular modelo:

  • Protege contra picos de tensão;
  • Fornece um estado de leitura fácil das condições de corrente pública, da UPS e da bateria;
  • É compatível com inúmeros sistemas operativos e processadores;
  • Aumenta automaticamente a baixa tensão e reduz a alta tensão para níveis adequados ao equipamento em questão;
  • Capacidade de potência de saída: 410 Watts / 750VA;
  • Ligações de saída: Bateria de Reserva IEC 60320 C13;
  • Tensão nominal de saída e de entrada: 230V;
  • Tipo de ligação de entrada: IEC 60320 C14.

Percebo que, para muitos, isto seja uma lenga lenga difícil de entender, mas se tentarem compreender o que está descrito, concluem quase automaticamente do que se está a falar, do sistema de protecção imediata e da potência que esta unidade reserva.

Esse modelo em particular tem uma entrada 220/240V para ligarmos à corrente, quatro ligações físicas para conectar quatro equipamentos (por exemplo o computador, o monitor, uma mesa de edição, uma impressora), uma entrada para dados (Data Port cujo respectivo cabo vem na caixa para ligarmos ao PC e fazermos a instalação do software que explico mais abaixo) e duas entradas de rede (in/out) para ligarmos o modem e nunca perdermos conexão, para além de estabilizá-la.

Xá das 5 Análise APC Back-UPS BX Series 750VA
A APC Back-UPS BX Series 750VA permite que tudo continue ligado, desde o computador, ao modem e à internet

Trabalhar sem electricidade? Porque não?

Um dos grandes trunfos de uma unidade destas é conseguir fazer o impossível como continuar a trabalhar no computador por causa do maldito deadline e, muita atenção aqui, o router/modem também continua ligado o que significa que podemos continuar a trabalhar online ou em rede.

Em 2015 fiz uma análise ao powerbank Schneider Electric APC M10 que…. ainda utilizo!

Sinais de alarme visíveis

Esta caixa negra (até dá vontade de lhe chamar isso) tem no botão power um led verde que indica qualquer perturbação, assim como dois filetes da mesma cor verticais na parte frontal. Não há forma de não vê-los a entrar em acção para passarmos à acção (desculpem a piada fácil).

Quando desliguei o quadro (após ter tido o cuidado de cortar a corrente na cozinha e quartos) à bruta para desligar tudo o que estava conectado no escritório, ouvi um distinto alarme e as luzes verdes até se viam do andar de baixo. Subi as escadas e fui apagando um por um todos os equipamentos. E tinha tempo para muito mais. Este irritante mas útil biiiiiiiiip pode ser desligado pressionando o botão On por menos de dois segundos. Menos de dois segundos! Se forem ultrapassados, desliga-se a unidade.

Existe ainda mais um passo que é terminar a sessão de trabalho através da aplicação Powerchute Software que salva tudo o que estávamos a fazer e desliga os equipamentos de forma automática. Actualmente podemos encontrar no site APC.com três categorias: PowerChute Network Shutdown, Business Edition e Personal Edition.

Esta é a vantagem de uma UPS doméstica (para não falar que é obrigatória em espaços comerciais ou industriais mas com diferentes capacidades, como podem calcular).

Xá das 5 Análise APC Back-UPS BX Series 750VA
Não se esqueçam do selo amarelo

Conclusões

As vantagens

Para quem conhece alguns modelos mais antigos, já não precisamos de instalar as baterias que vinham à parte (como nas câmaras fotográficas ou vídeo). E, garanto, que de vez em quando não era uma tarefa fácil.
Desta vez basta destravar o selo amarelo, rodá-lo e encaixá-lo dentro da unidade, tarefa que demora menos de cinco segundos.

O design é simples, uniforme, apelativo, e mesmo sendo grande, a unidade consegue passar despercebida junto a uma parede onde vai ter de ser ligada. Depois é com cada um, a distância dos restantes equipamentos.

A melhor solução é, naturalmente, ligar cada equipamento às entradas directas mas sei que, por vezes, pode ser difícil. Nesse caso, uma extensão com ligação à terra pode ser uma solução para ligar equipamentos mais afastados.

O Software Powerchute não é fácil de instalar para um leigo nestas matérias e aconselho ligar o youtube e ver as explicações online. Podemos ultrapassar algumas dúvidas no nosso sistema operativo.

E as desvantagens

Não ter um ecrã LCD informativo com os dados que queremos saber, por exemplo, quantos minutos restam quando o UPS está a funcionar e a mimetizar um quadro eléctrico), é um factor menos positivo.

Mas o maior problema foram os cabos: só consegui iniciar a análise após encomendar cabos que tornassem possível a ligação das nossas fichas normais às que preenchem o painel traseiro desta unidade, tudo em formato C14 (macho para entrada de alimentação, fêmeas para ligar componentes).

Ora só o meu computador era compatível, o monitor tem uma ligação por adaptador próprio, assim como outros equipamentos.

Não é um problema, é apenas uma pequena chatice e os adaptadores encontram-se facilmente em lojas de electrónica, mesmo online.

APC Back UPS BX Series 750VA 7

Preço

Custa um pouco menos de 100€ em algumas lojas, mas mais vale contar com este valor como média, uma excelente relação qualidade/preço.
Os cabos extra, se necessitarem, poderão custar entre 20 a 50€ (na totalidade), dependendo dos metros e da qualidade do fabricante.

Pela qualidade e preço demonstrado, este UPS merece o selo mais raro e valioso do mundo!

Este:

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *