20240607 121542

É-vos difícil ter “net” em toda a casa? Então vamos experimentar o sistema Mesh Wi-Fi 6 TP-Link Deco X20 AX1800, uma designação tão comprida que doravante vou apenas tratá-lo por Deco X20.

Têm uma casa grande? Ou com paredes grossas? Uma habitação tipo anos 50 e 60? Então conseguir sinal wifi em toda a casa é, como já perceberam, uma tarefa muito complicada, certo? E se vos disser que podem conseguir ultrapassar essas dificuldades com um investimento que nem avultado é?

Antes de mais, explicar que este sistema pode ser adquirido com duas ou três unidades, uma decisão importante no acto da compra para conseguir o intento. Dou, assim, o meu próprio exemplo que é uma casa com um enorme corredor com mais de 20 metros e todas as divisões viradas para o mesmo lado, ou seja, muitas paredes do início ao fim da habitação.

Alguns de vocês, que vivem nesta tipologia, decerto já passaram tormentas para conseguir sinal de rede nos extremos da casa e, convenhamos, até há uns anos era uma tarefa só possível através de Powerline. Confesso que sou fã da tecnologia Powerline, principalmente com equipamentos devolo que, há anos, equipam tanto uma casa quanto o escritório. E quando se junta WiFi ao powerline, tudo se descomplica.

Mas, no caso desta casa actual, nem assim consegui um resultado positivo e fui procurar alternativas. Eis-nos, depois de toda esta apresentação, chegados ao Deco X20.

Deco X20

20240607 121506

Adquiri o conjunto com três unidades porque já tinha experimentado uma solução dupla que não resultou. Procurei, acima de tudo, uma boa relação preço/qualidade, fiabilidade e eficácia. Tudo o que viria a mais seria lucro.

O Deco X20 faz parte da gama TP-Link e apresenta-se como uma opção atraente para quem procura uma rede Wi-Fi doméstica fiável, fácil de configurar e com um preço acessível. Descarreguei a App DECO que se juntou à existente Tapo, e iniciei o processo.

Configuração

20240607 121531

Através da aplicação Deco para smartphone, instalar e configurar todo o sistema faz-se em minutos. Basta seguir as instruções que surgem no ecrã, passo a passo, sendo tudo muito legível e adequado até para quem nunca instalou este tipo de equipamentos.

Após a primeira unidade passar de um led azul cintilante para um led verde fixo, o que e sinal que está pronto, basta repetir os mesmos passos para a segunda ou terceira unidade.

Após a configuração inicial, o Deco X20 é gerido inteiramente através desta aplicação. Podemos monitorar o estado da rede, realizar testes de velocidade, configurar controlos parentais e actualizar o firmware dos dispositivos, algo automático após a instalação e que se faz num piscar de olhos.

Desempenho e Cobertura:

Equipado com tecnologia Wi-Fi 6, o Deco X20 oferece velocidades de até 1.800 Mbps, divididas entre as bandas de 2.4 GHz (574 Mbps) e 5 GHz (1201 Mbps). Apesar de não ser o sistema mesh mais rápido do mercado, esta capacidade demonstra ser suficiente para a maioria das tarefas domésticas. Exemplo: consegui, finalmente, poder ver streaming de vídeo no tablet no extremo oposto da casa, sem qualquer pausa ou problema, mesmo usando a fatídica e lenta aplicação da HBO.

Como se pode ver acima, a velocidade mantém-se estável de uma ponta à outra da casa, com realce para que existe um primeiro quarto entre o escritório e o quarto “dos fundos”.

Na teoria, e pelos valores da marca, uma única unidade Deco X20 garante a cobertura de até 200 m2, mas nunca se fiem neste tipo de dados. Todas as casas são diferentes e a sua construção é que define quanto sinal passa de uma divisão para outra. Portanto, o ideal para um apartamento de 100 m2 serão duas unidades e por aí adiante. O X20 apresenta, em papel, cobertura de 370 m2 para duas unidades e 530 m2 para as três. E, com certeza, que três unidades garantem sinal em todo o lado, até mesmo na rua (porque fui fazer o teste).

Outra vantagem do X20 é o roaming automático, que assegura uma transição suave entre as unidades à medida que nos movemos pela sua casa. O meu smartphone passou a ter sinal até no WC mais afastado, algo impossível antes da instalação deste sistema.

Segurança e Controlo Parental:

O TP-Link Deco X20 incorpora o TP-Link HomeCare, um conjunto de funcionalidades de segurança avançadas que protegem a sua rede e os seus dispositivos conectados. Entre os destaques, encontramos:

  • Protecção contra malware e ransomware: o HomeCare bloqueia automaticamente ameaças online, vírus, spyware e outras formas de malware.
  • Controlo parental: podemos limitar o tempo de ecrã das crianças, bloquear websites inadequados e definir horários de acesso à internet.
  • Qualidade de Serviço (QoS): podemos definir quais as aplicações prioritárias e alocar-lhes mais largura de banda. Considerações Adicionais:

Mas atenção, o Deco X20 não tem um canal dedicado para transmissão de dados entre as unidades Deco o que limita o desempenho ao ligarmos demasiados equipamentos ao mesmo tempo. Também não podemos dividir a banda de 5 GHz em duas bandas separadas, o que para utilizadores mais avançados pode ser um problema.

20240607 121316

Concluindo

O Sistema Mesh Wi-Fi 6 TP-Link Deco X20 AX1800 é um sistema simples, com preço atractivo e um desempenho muito honesto. Destaca-se pela facilidade de configuração, o que é perfeito para quem não é versado na matéria, tem uma aplicação visualmente limpa e moderna, o que nos convida também a experimentar mais funcionalidades.

A cobertura é ampla, no caso desta casa de um piso com bastante área, mas pode não ser adequada para vivendas ou anexos. Neste caso proponho sempre a solução Powerlink para complementar uma rede Wifi.

O controlo parental é muito útil para quem tem filhos e a segurança padrão está bem escalonada para um utilizador médio que pode até ter o escritório em casa ou muito equipamento conectado.

Em resumo, e pelo preço proposto, é um excelente equipamento para quem não exige a maior velocidade possível e se contenta com um sistema fiável e rápido quanto baste.

Deco X20 01 large 20220126092303s

Preço

Desde 220 a 250€, dependendo das lojas (e atenção às promoções)

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *