O Asus ExpertBook B9 apresenta-se como o portátil empresarial de 14 polegadas mais leve do mercado e, mal o agarrei, percebi imediatamente que tinha na mão algo de verdadeiramente excepcional neste campo. Na verdade, e com apenas 888 g, o Asus ExpertBook B9 quase que flutua, ou seja, não damos por ele.

PXL 20240311 114044051

O problema é que, para conseguir este milagre, a marca foi forçada a uma “dieta tecnológica”, ou seja, não somos brindados com os melhores elementos que estão disponíveis actualmente. Portanto, a questão é: será que este Asus ExpertBook B9 é equilibrado para agradar à maioria dos profissionais em constante movimento?

Asus ExpertBook B9 e a qualidade de construção

O peso pluma do Asus ExpertBook B9 é o resultado de uma caixa com apenas 320 mm de largura e 14,9 mm de espessura, tornando-o numa das máquinas mais compactas do mercado. Logicamente que, um conjunto tão fino e leve, provoca logo a dúvida se é resistente ou não e, na verdade, existe alguma flexibilidade na tampa do ecrã, mas nada que crie dúvida ou receio.

PXL 20240311 114002789 rotated

A Asus escolheu para a construção do B9 várias camadas de liga de magnésio-lítio em vez de um único bloco de metal, o que lhe confere muita resistência. O resultado impressiona: passou no teste MIL-STD-810G (resistência à pressão, choques, quedas, vibrações, altitudes e temperaturas extremas) sendo que a dobradiça, as portas de ligação e o teclado também passaram por testes semelhantes com nota muito positiva e, neste campo, o Asus ExpertBook B9 bate a concorrência que não fez este teste, caso do “todo-poderoso” Apple MacBook Air ou mesmo um dos topo de gama, o XPS 13 da Dell (que só cheiro em fotografias, pois a marca não quer nada com o mercado B2C em Portugal).

PXL 20240311 113829801

Antes que me esqueça, quero deixar aqui um apontamento deveras importante: o material escolhido não é um íman para dedadas e impressões digitais e suores e demais manchas. Muito pelo contrário, é um regalo perceber que não precisamos de estar sempre a tentar limpar “o bólide”.

O coração da máquina

A Asus escolheu o todo-o-terreno Intel Core i7-1165G7 com quatro núcleos e uma velocidade máxima potencial de 4,7 GHz. Está bem acompanhado por 16 GB de RAM e um SSD de 1 TB.

A gráfica integrada Intel Íris Xe é mais que suficiente para o tipo de trabalho que o cliente deste B9 faz, ou seja, muito Word, Excel, gráficos, listas, powerpoints, etc., mas também permite alguma jogatana em títulos pouco exigentes.

O SSD mostrou velocidades de leitura e gravação de 3.545MB/s e 2.882MB/s, o que são resultados muito sólidos.

PXL 20240311 113924243 rotated

Mesmo que tenha bons espaços para ventilação, não há milagres, e já esperava ouvir o barulho da ventoinha nas acções mais demoradas e complexas. Mas nada que nos assuste, só que acontece e ficam desde já avisados.

Ecrã e som

O ecrã IPS 1080p tem revestimento anti-reflexo, mas não é táctil, o que se percebe numa especificação para o tipo de nicho profissional a que se dirige. O ecrã dobra-se totalmente para facilitar a colaboração com quem está à nossa frente.

PXL 20240311 114146701

O nível de brilho de 375 nits é bom para utilização dentro e fora de portas, sendo que a taxa de contraste de 1388:1 o que é um óptimo resultado para um painel IPS.

Infelizmente, as duas colunas não são nada de especial, muito pelo contrário. É nestes pormenores que se percebe onde a marca emagreceu o peso e tamanho.

Conectividade e funcionalidade

PXL 20240311 114603644

Na parte superior do ecrã está instalada uma webcam com obturador de privacidade e suporte para Windows Hello. Temos ainda direito a um leitor de impressão digital e até à ligação directa e fácil por NFC, localizada no trackpad que mantém a sobreposição de teclado numérico, tão característico da Asus, e que é um complemento útil para pessoas que passam muito tempo no Excel. Internamente, o Asus ExpertBook B9  possui Wi-Fi 6 dual-band, Bluetooth 5.1 e um chip TPM 2.0 para segurança.

PXL 20240311 114015384

É muito interessante observar a política da Asus para diferenciar os segmentos (e também porque tive essa hipótese ao receber um B9 para análise e um Zenbook 14 Oled 2024). Se posso apontar um “defeito” ao Zenbook é a colocação das tomadas USB-C e HDMI na lombada direita, ou seja, afecta quem liga os cabos e trabalha com o rato (desde que seja dextro, naturalmente). Ora a Asus escolheu a lombada esquerda do B9 para as mesmas ligações, o que faz muito mais sentido e demonstra a política mais acertada no caso “profissional”.

O Asus ExpertBook B9, com menos de 900g, consegue mais um pequeno milagre: à direita possui uma porta USB 3.2 Gen 2 de tamanho normal, uma entrada combo 3,5mm e uma ranhura para cadeado Kensington. À esquerda, encaixou duas portas Thunderbolt 4 que suportam DisplayPort e fornecimento de energia ao lado de uma saída HDMI de tamanho normal. Mas, atenção, ao lado desta está uma micro-HDMI que funciona com um adaptador incluído para fornecer Gigabit Ethernet sem ocupar uma entrada USB. Acho que este conjunto é mais que suficiente para todas as necessidades, mesmo que alguns utilizadores possam queixar-se da falta de uma ranhura para leitura de cartões SD. O que não falta por aí são adaptadores.

PXL 20240311 113837251

Bateria

Para o tipo de cliente deste peso-pluma, a duração da bateria é de extrema importância e, com metade do brilho no ecrã, a marca aponta 14 horas de duração. Com todo o brilho, indicado para utilização no exterior, a marca cai para pouco mais de 12 horas, o que continua a ser excelente.  

Logicamente, se quisermos proceder a uma edição de vídeo e áudio, com todos os componentes no máximo, a bateria cai para três ou quatro horas o que, também posso adiantar, que é francamente bom.

Concluindo

O Asus ExpertBook B9 é um dos portáteis mais finos e leves da actualidade. Foi muito bem pensado e ainda melhor realizado, com excelentes materiais e uma qualidade de construção assinalável, sendo perfeito para o tal denominado profissional em constante movimento.

Profissional que não pode pedir muito mais, já que tem bateria para todo o dia de trabalho (e mais uns filmes à noite no hotel), um bom ecrã, um teclado que não estando a par dos oferecidos pela Lenovo e pela Microsoft, é agradável e confortável.

O conjunto é muito elegante, não vai dar nas vistas e pode ser escondido em qualquer bolsa ou mochila. O preço, avultado, está bem enquadrado para o que oferece.

Preço

1700€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement