Analise HyperX Caster l

Se vão montar ou já têm um setup profissional para transmissões ao vivo e gravações, um braço articulado como o HyperX Caster é quase essencial para tornar tudo mais simples e funcional.

Este tipo de suporte, ao contrário de bases fixas, oferece a flexibilidade de posicionar microfones e câmaras no ângulo e altura ideais, melhorando a ergonomia e o controlo durante as sessões de trabalho.

Como uso e abuso deste tipo de braços, e também das bases fixas, ando sempre à procura de uma solução que seja melhor, mais suave e que transmita menos vibrações ao microfone que lhe monto.

O HyperX Caster é muito interessante, pois é prático de montar, fica bastante estável na mesa devido à base bem desenhada e robusta, e tem um design que não se destaca, o que neste caso é positivo.

HyperX Caster: a mola interna

Analise HyperX Caster

A principal característica do HyperX Caster é a movimentação assistida por uma mola interna que torna os ajustes mais leves e controlados. A suavidade é garantida ao reposicionar microfones e câmaras em várias direcções, e é um dos pontos positivos deste HyperX Caster.

Analise HyperX Caster n

Mesmo quando aproximo ou afasto o microfone, confesso que de forma um pouco mais vigorosa para efeitos de teste, percebi que o braço continua estável mas, e aqui atenção, dependendo do peso que lhe montamos. E, confesso, até abusei neste capítulo ao escolher um microfone grande, comprido e bastante pesado (bem mais que 1 kg que a marca adverte como máximo).

Tecnicamente, o braço gira 360 graus na base e possui um alcance horizontal de até 80 cm, permitindo cobrir uma área ampla de trabalho.

Instalação simplificada

Analise HyperX Caster m

A instalação do HyperX Caster dispensa o uso de ferramentas, nem mesmo uma chave de parafusos. Com um grampo robusto, basta fixar o braço numa superfície de mesa e estará pronto para utilização.

O braço em si é compacto mas o sistema de arrumação de cabo, escondendo-o da vista e das câmaras, é o segundo factor muito positivo do HyperX Caster, pois cria menos ruído visual.

Utilização

Analise HyperX Caster h

Com uma construção em materiais duráveis e de alta qualidade, o HyperX Caster foi concebido para suportar equipamentos com até 1 kg de peso.

Esta capacidade torna-o compatível com uma grande variedade de microfones e câmaras, pois também inclui a rosca de 3/8 polegadas, acompanhada de adaptadores de 5/8 e 1/4 polegadas que, em princípio, são compatíveis com centenas de equipamentos diferentes.

Analise HyperX Caster p

Em comparação com modelos como o PSA1+ da Rode, a suavidade conseguida através do sistema de mola a par do design compacto do HyperX Caster é uma mais valia para a função diária de gravação.
Contudo, o limite de 1 kg pode ser o seu calcanhar de Aquiles.

Claro que depende do material que usamos, e seguindo esse critério, tudo corre bem.

Concluindo

A escolha de um braço articulado como o HyperX Caster pode melhorar a eficiência e a qualidade da gravação.

O HyperX Caster permite ajustes rápidos e um correcto posicionamento do microfone, e consegue mesmo evitar a captura indesejada de alguma vibração, não toda. Também por este preço não contava com uma performance imaculada.

Se o vão usar para posicionar uma câmara para filmar objectos, tenham cuidado com o peso do conjunto, pois uma câmara também pode acrescentar filtros e um pequeno foco de luz. Todas as gramas ajudam a criar um problema.

Gosto do design compacto e da fórmula engenhosa que esconde o cabo. Mas cuidado porque têm sempre que dar folga nos vários ângulos, ou seja, “dar mais cabo”.

Resumindo, o HyperX Caster combina estética, funcionalidade e desempenho, e é uma excelente opção para um tradicional setup.

Preço

Entre 111 e 125€

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement