O mercado dos headsets (combo auscultador com microfone externo embutido) está sobrelotado com a febre gaming. Será que os Trust GXT 391 Thian (doravante Trust Thian) têm o que é preciso para se destacar?

Trust GXT 391 Thian, o combo certo para alguns
Estamos perante mais um produto da linha GXT da Trust que, naturalmente, foca o mercado gaming e os seus utilizadores. Como podem ler aqui pelo Xá das 5, a Trust tem merecido destaques e análises, muito devido também à sua política de disponibilizar os equipamentos quase imediatamente a serem lançados no mercado ibérico.
A marca tem conseguido notoriedade pela excelente relação qualidade/preço e consegue até óptimos resultados em microfones, ratos e webcams. Será que o Thian, que pisca o olho aos jogadores, mas também a todos os que pretendem um set para videochamadas ou outro tipo de funções profissionais, de qualidade e a preço contido?

Funcionalidade
Os Trust Thian são compatíveis com qualquer computador ou consola que tenha uma ficha USB-A disponível para uma conexão sem fios ou uma ficha 3,5 mm (mini-jack) para se ligar por cabo.
Portanto, PCs Windows, Macs, Playstations, tudo é compatível bastando escolher uma ou outra opção.
Os Thian são muito leves (213 g), têm um design moderno, estão bem construídos, mesmo que tudo seja plástico (parte dele reciclado e reciclável), e apresentam-se como um headset para jogos com e, atenção, sem fios. Ok, podem apontar mais unidades que o fazem, mas digo-vos já que não o conseguem por este preço.
E é neste capítulo que tudo muda, pois temos de encarar os Thian como algo que deveria custar bem mais dinheiro devido a essa funcionalidade. É um set deveras bem equilibrado, confortável de usar (mesmo que a pele sintética das almofadas tenda a aquecer ao fim de algum tempo) e com… já lá vamos.

Conectividade
Na tampa do auscultador esquerdo, a mesma que alberga o microfone (maleável e que se pode puxar para cima enquanto não usado), temos as ligações USB-C para recarregamento, 3,5mm e os botões on/off/ emparelhamento, microfone Mute e uma roldana para volume mais e menos.
O acesso é fácil, pois estão colocados para trás o que convida a um gesto natural, os botões estão bem divididos e a roldana de volume é um “mimo” bem-vindo.

Configurar os Thian para trabalhar sem cabo é tão simples como ligar o dongle USB-A de 5,8 Ghz fornecido e ligar o botão On – a ligação é estabelecida num par de segundos e pode ser ouvida de imediato.
Contudo, o preço também reflecte a simplicidade e, infelizmente, não há software para acompanhar os Thian. Temos de nos valer apenas das configurações de som do nosso computador ou player que usamos.

Desempenho
Eis-nos chegados ao que é importante: a qualidade do áudio, tanto o que se ouve como o que se diz.
Os Trust Thian soam bem (e se olharmos o preço, soam mesmo muito bem), quer estejamos a gastar tempo e energia num jogo ou a ouvir música através dos serviços streaming. O áudio em volumes mais altos como os sons mais silenciosos e delicados são bem tratados e os drivers de 40 mm aguentam-se bem em todo o espectro de frequências de 20-20.000 Hz.
Se lhe falta alguma profundidade ou graves mais possantes? Claro que sim, mas também não contava com eles. São equilibrados e honestos.

O microfone (não destacável) é maleável e tem o próprio pop filter que, na verdade, faz um excelente trabalho. A voz sai natural, sem picos estridentes e muito presente. Não é o microfone ideal para se fazer rádio, ou podcasts mais profundos, mas chega e sobeja para o que foi pensado, ou seja, conversas entre a equipa de jogadores ou as mais sérias com a equipa de…. colegas de trabalho.

Mas… existe lag?
Esta é a one million dollar question!
Acreditam que sem fios, e próximo do dongle, o lag (atraso de som) quase que é imperceptível? E digo quase porque ele existe, sim, mas são milésimos e constantes, ou seja, não chateiam e conseguimos perfeitamente ver, por exemplo, um vídeo no Youtube sem o atraso que nos confunde os sentidos.
E é neste capítulo que os Thian entrem noutro campeonato e conseguem fazer frente a soluções bem mais onerosas sem qualquer tipo de dificuldade. Saem vencedores neste teste que é, quanto a mim, o principal. O dongle tem aqui um papel fundamental e a marca está de parabéns.
Como também está em relação à duração de uma carga de bateria que consegue ultrapassar facilmente as 10 horas.

Conclusão
No meio de tanta opção que existe no mercado, os Trust Thian têm uma enorme vantagem: um preço imbatível para a qualidade que apresentam e conseguem ser compatíveis para qualquer máquina que tenha as tomadas necessárias.
É realmente simples de instalar, funciona sem fios com computadores e PlayStations (e tudo o resto com um cabo), tem uma duração de bateria decente e um desempenho áudio muito aceitável.
Preço
69,99€











