
A HP sabe que cada consumidor tem necessidades específicas e que procura, na maior parte das vezes, o melhor computador para as satisfazer. A HP também sabe que, inclusive por “culpa própria”, o mercado está saturado de unidades que, em vez de ajudar à escolha, só a complicam. E, naturalmente, a marca também sabe que deve desligar o “complicómetro” de vez em quando.
O descomplicómetro All-in-One
Na maior parte dos casos, o consumidor compra um PC portátil porque confia que este será ideal para a sua vida digital. Mas, muitas vezes, depressa percebe que vai precisar de um monitor de maiores dimensões para fazer menos esforço ao trabalhar. Depois entende que os novos portáteis são parcos em conectividade… há que comprar um acessório que permite mais ligações. Ah, e as colunas dos laptops que são, geralmente, muito más? Saem dois monitores para a secretária… E por aí adiante.
No final das contas, gastou-se muito mais do que se pretendia, não é? Daí que, para muitos, a solução perfeita é o denominado All-in-One, ou seja, um Tudo-em-um. E a HP tem um longo historial neste segmento.
HP Pavilion 27 AIO
Podemos escolher este modelo com processador Intel ou AMD. Calhou-me para análise o AMD Ryzen 7 (7730U) com gráfica incorporada Radeon, 16 GB de RAM e Windows 11 Home pré-instalado. O armazenamento deveria ser o dobro, pois só chega ao meio Terra o que, hoje em dia, é um pouco curto, principalmente tendo em conta que não falamos de um portátil.
O ecrã de 27” FHD é vistoso, tem qualidade 1920×1080 pixels e 300 nits, boa luminosidade e contraste, suficiente para um trabalho diário de escritório e algum lazer. Mas não o aconselho a quem trabalhe imagem ou design, pois falta-lhe algum pormenor no tratamento imagético.
O mesmo apontamento para o som que é debitado por duas colunas com 2 W cada, ou seja, o suficiente para termos boas conversas através do Zoom e similares, ver vídeos no YouTube, mas nada com muito corpo e dinâmica.


O que não entendi foi a escolha da webcam integrada (e que se pode esconder no corpo deste desktop) cuja qualidade é francamente boa para os tais Zooms e que está um passo qualitativo à frente das restantes opções técnicas para esta versão.
Acessórios

Na caixa vêm também um teclado e um rato básicos e com fio (o que esgota as duas entradas USB 2.0). Não tenho grande coisa a dizer sobre eles a não ser que é positiva a sua oferta para podermos começar a utilizar o HP Pavilion 27 AIO de imediato.
Conectividade

Para além de Wi-Fi, Bluetooth, encontramos no painel traseiro as seguintes ligações: 1x USB-C (5 Gbps) | 2x USB (5 Gbps) | 2x USB 2.0 | 1x HDMI 1.4 | 1x Jack 3.5mm (combo) | 1x HDMI e Rede (1x RJ-45).
Para o conceito AIO, acho equilibrado e completo, mas gostaria que o Jack 3.5 mm estivesse colocado numa das laterais para evitar um cabo longo e que pode estorvar a nossa acção.
Considerações
Com tudo o que já apontei, é fácil perceber que este HP Pavilion 27 AIO é um computador familiar para utilizadores não muito exigentes. Tem tudo “à mão”, é rápido quanto baste, elegante nesta cor clara com um padrão de “borras de café”, e o ecrã tem a dimensão ideal, julgo, para a maior parte das pessoas.
Contudo, não percebo porque a base não me deixa colocá-lo mais alto, pois é fixa e, sendo-o, fica, quanto a mim, um pouco baixo para a melhor postura corporal. Compreendo que afectaria o preço final, que se mantém à porta dos mil euros redondos, mas é daqueles pontos que me são muito importantes.
Em termos de imagem e som, é suficiente para a maior parte dos utilizadores, podendo ser um pouco melhor em termos de áudio, visto que a caixa tem espaço para melhores altifalantes. Mas tenho que referir a qualidade da webcam e dos seus microfones, pois é um conjunto francamente bom.

O conjunto, fora teclado e rato, não pesa mais que 6,5 Kg o que também facilita transportá-lo entre secretárias e mesas e, porque não, apartamentos próximos para um qualquer trabalho colaborativo. Na verdade, já experimentei portáteis mais pesados…
Conclusão

Pelo preço proposto, o HP Pavilion 27 AIO com este bom processador é uma escolha acertada para quem procura um computador prático, moderno e que faça tudo bem. Não é indicado para profissionais, pois precisam de mais “tudo”, mas serve perfeitamente os elementos de uma qualquer família, desde os estudantes mais novos ao adulto que ainda leva trabalho e reuniões online para casa.
Preço
999€







