Os projectores de vídeo estão na moda por esta ou aquela razão, mas há um que deveria ser colocado na lista de desejos de todos nós: o LG PH510P. Este pequerrucho é tão pequeno que cabe num bolso, mas ainda tem bateria, uma coluna de som e, acima de tudo, alguma conectividade. O LG PH510P pode ser levado para qualquer lado e vai permitir ver uma longa metragem na praia, no campo, no terraço de um prédio, na rua, onde quisermos. E isto é fantástico!

20230622 165206

LG PH510P: a luminosidade é suficiente?

O LG PH510P pesa pouco mais que meio quilo (0,6 g), tem medidas de bolso (4 cm x 18 cm x 11 cm), 100,000:1 ratio (contraste dinâmico), e Bluetooth Sound Out, o que é perfeito para ligar uma coluna wireless para dar um Boost ao som.

Com resolução 1280×720, possui uma luminosidade de 550 ANSI lumens, o que é mais do que suficiente para um projector deste tamanho e com estas características. Não vai, como é esperado, iluminar a sala como uma tela de cinema, mas é brilhante o suficiente para, num ambiente pouco iluminado, passar a série, o filme ou o que quisermos ver, sem qualquer problema.

O PH510P também possui uma funcionalidade de conversão 2D para 3D que permite projectar conteúdo em 3D sem óculos ou qualquer hardware adicional necessário. Bem mais útil é a focagem manual mesmo que a distância focal seja fixa. O digital Keystone é apenas vertical, não tem horizontal, mas há um zoom digital.

20230622 212114

Este pequeno LG que permite um “telão” dos 63 aos 254cm, tem uma alta taxa de contraste e boa precisão das cores, proporcionando imagens precisas sem artefactos, porém não é ideal para jogos que obrigam a muito mais pormenor e dinâmica.

Os níveis de preto são equilibrados, sem qualquer perda visível de detalhes ou detalhes de sombra, como tendem a acontecer com outros projectores devido às taxas de contraste nativas que não são ideais para entretenimento em casa (o que não é necessariamente mau) e que estão à venda em modelos chineses que diferem apenas na marca e nos autocolantes.

20230622 212103

Conectividade

O LG PH510P tem duas pequenas colunas incorporadas de 1.0 W cada, um minijack Audio Out, Miracast, WIDI, duas portas USB, uma porta HDMI que pode ser usada para ligar o smartphone, tablet ou computador e até um conector VGA para se ligar a um ecrã de projecção.

O PH510P suporta 3D, para que possa ser usado tanto como sistema de home theater quanto para assistir a filmes em formato 3D (apenas em 2D).

20230622 165150
Esta rosca é um addon muito útil

Um companheiro para todo o lado

A configuração é fácil devido à interface intuitiva e simples: existem dois menus – um para o modo de configuração/manutenção e outro para visonamento.

Uma vez conectado fisicamente via HDMI (ou USB) entre as combinações de TV/Monitor), tudo o resto funciona como pretendido, pois não são necessários drivers especiais!

Podemos usá-lo de duas formas distintas: a tradicional, que é ligá-lo à corrente e através do HDMI, puxar os conteúdos do equipamento que lhe ligamos, ou, usá-lo com bateria e, com uma pequena Pen USB, partilhar esses conteúdos com quem passa na rua ou quem convidamos para o jardim. E é esta a grande diferença e o chamariz para largarmos os euros que custa, pois é fenomenal no que toca à liberdade de cabos e cabinhos.

20230622 165120

Podemos usar o nosso smartphone como controlo remoto (só se for Android), para além de termos os comandos físicos através de um esquema em estrela cujo botão fica colorido quando em utilização (e o anel de focagem) no corpo do projector.

Mas, há sempre um mas, a conectividade opor Miracast é limitada e torna difícil o que deveria ser muito fácil, que era a emissão de conteúdos por wireless através do equipamento móvel. E digo difícil e não impossível porque há sempre fórmulas de conseguir dar a volta, mas requer algum conhecimento técnico. E é pena que isto aconteça, porque senão, este LG seria o melhor projector portátil do undo e arredores.

Concluindo

No geral, o LG PH510P é um óptimo projector que oferece uma boa qualidade de imagem e alguns recursos interessantes. É fácil de usar, portátil e acessível, o que o torna perfeito para professores, educadores, palestrantes, explicadores e formadores. Mas é também óptimo para quem só quer ver um filme onde quer que esteja. E isto faz a diferença, com uma bateria que aguenta bem um filme de duas horas.

No fim de contas, é o tamanho e o peso e a bateria que o destacam. E ainda tem uma bolsa de transporte muito catita para não sofrer arranhões.

20230622 165138

Preço
Cerca de 380€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *