O Oppo Reno 12 Pro apresenta-se como um smartphone de gama média mas que almeja competir com os mais crescidos.
É muito bonito (para quem não se importe de plástico na traseira) e tem uma objectiva francamente boa. Mas será que vale os quase 650€ que custa? Vamos a isto!
Oppo Reno 12 Pro, as especificações
O Oppo Reno 12 Pro vem equipado com um ecrã de 6,7″ no formato 20:9, oferecendo uma resolução de 2.412 x 1.080 pixels, uma taxa de actualização de 120 Hz e suporte a HDR10+.
O seu coração é alimentado pelo processador MediaTek Dimensity 7300 Energy, complementado por 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Conta com uma câmara principal de 50 MP com estabilização óptica de imagem (OIS) e uma câmara telefoto também de 50 MP, que oferece zoom óptico de 2x.
A bateria de 5.000 mAh suporta carregamento rápido de 80 W, e o sistema operativo é o ColorOS 14, baseado em Android 14.
Design muito conseguido em dois tons de preto
Gosto francamente do aspecto exterior do Oppo Reno 12 Pro. Os dois tons de preto (brilhante e mate) conferem-lhe algo de diferente e oferecem uma impressão de topo de gama, mesmo que a tampa seja em plástico, o que de todo posso considerar negativo.
É esta opção que também lhe garante pouco peso para ser um peso pluma, isto para além de lhe conferir alta resistência. Vão por mim, quando se fala de um média gama, o plástico é o caminho a seguir, principalmente porque, no caso deste Oppo Reno 12 Pro, o ecrã tem protecção Gorilla Glass Victus.
Ademais, e a estrutura interna inclui materiais absorventes de choque que ajudam a evitar danos causados por quedas acidentais. O que poderemos querer mais?
A já imprescindível IA
O Reno12 Pro oferece funcionalidades de IA generativa que melhoram a experiência do utilizador em tarefas diárias.
A funcionalidade AI Eraser permite aos utilizadores eliminar facilmente elementos indesejados das suas fotografias.
Outras funcionalidades como AI Clear Face e AI Best Face melhoram significativamente as fotografias de grupo, garantindo que todos os sujeitos sejam captados com clareza e que expressões faciais como olhos fechados sejam corrigidas automaticamente.
A AI Toolbox é uma novidade que integra ferramentas baseadas no modelo de linguagem Google Gemini 1.0, oferecendo funcionalidades como AI Write, AI Speak e AI Summary para optimizar a interacção com o conteúdo apresentado no ecrã.
As câmaras
Equipada com um sensor Sony LYT-600 com focagem automática omnidirecional de pixel completo e OIS, a câmara principal do Oppo Reno12 Pro oferece uma focagem mais rápida e estável para fotografias mais nítidas.
O Reno12 Pro eleva a experiência de retrato profissional a outro patamar, graças a uma câmara de retrato com lente teleobjectiva de 50MP que oferece um zoom óptico até 2x e uma nova câmara frontal de 50MP com focagem automática e novos efeitos de Retoque do retrato por IA que permitem ajustes em tempo real às características faciais, como o formato do rosto, a linha do cabelo, as maçãs do rosto e muito mais, ao tirar selfies tipo retrato.
O vídeo 4K a 30fps também está disponível nas câmaras traseira e frontal para um vídeo de alta-definição impressionante com quatro vezes a resolução do vídeo 1080p.
Carregamento rápido… com condições
Se há algo que a Oppo faz bem, é o carregamento rápido. O Reno 12 Pro suporta até 80W, o que permite carregamentos extremamente rápidos.
Contudo, há um problema: para atingir essa velocidade, precisas de um carregador SuperVOOC da Oppo, que não vem incluído na caixa. Com um carregador universal, o telefone só atinge 45W, o que é decente, mas longe do prometido.
Parece que esta é uma polícia comum aos fabricantes chineses pois também percebi este limite na recente análise à armada Honor 200.
Câmara telefoto brilha
Mas é na tomada de fotomatons que o Reno 12 Pro brilha, aliás, como tem vindo a ser habitual nos modelos da marca.
A câmara telefoto de 50 MP com zoom óptico 2x é algo raro nesta faixa de preço. As fotos com zoom são nítidas, com cores vivas, e a câmara mantém um bom desempenho mesmo com pouca luz.
No entanto, ao ultrapassar os 2x de zoom óptico, a qualidade começa a cair, com a câmara a recorrer ao zoom digital até 20x. Nada que não seja expectável nesta gama de smartphones, mas que convém sempre realçar.
A câmara principal também oferece resultados sólidos em boas condições de luz, mas a qualidade diminui em ambientes mais escuros.
A câmara grande angular é a mais fraca do trio, mas ainda assim cumpre o básico, o que neste caso, já é muito bom. O problema é a concorrência directa nesta faixa de preço, o que inclui os novos e menos recentes Pixel…
Software cheio de bloatware
Continuo a não querer perceber a razão que leva as marcas chinesas a encher os seus smartphone se tablets com aplicações que nunca iremos usar.
O SO ColorOS 14, baseado no Android 14, é até um bom sistema operativo, rápido e eficiente, mas a Oppo não resistiu à tentação de encher o telefone com bloatware. Não há quem trave isto?
Por outro lado, a Oppo promete três grandes actualizações de Android e quatro anos de actualizações de segurança, o que é bom, mas ainda abaixo de concorrentes como o Google Pixel 8a que oferece suporte por até seis e sete anos.
Concluindo
O Oppo Reno 12 Pro é um telefone equilibrado, bonito, mas pouco sofisticado.
O preço a que é proposto é complicado pois fica a par de muitos adversários com características relevantes. A câmara telefoto é impressionante para o segmento, mas será que chega para ser uma proposta ímpar?
Preço Oppo Reno12 Pro 5G – 512GB
A partir de 579,99 €
Add comment