Os monitores ultrawide são desejados por muitos utilizadores, principalmente jovens que adoram o formato que geralmente está acompanhado pela curvatura do ecrã. Mas será que este Philips 34E1C5600HE é adequado para todos?

O que gosto no Philips 34E1C5600HE
Estou muito habituado a monitores curvos e wide. Afinal, tenho ali ao lado um que é o modelo anterior a este e que, a não ser o topo com a câmara embutida, pouco ou nada foi alterado entre as gerações.
Este tipo de monitores é indicado para algumas utilizações, como edição áudio e vídeo, em que o formato alargado ajuda sobremaneira à visualização de mais informação, mas também para trabalho de escritório onde se divide um ecrã a meio para abrir dois documentos lado a lado.
Por este ponto de vista, também é uma boa opção para quem trabalha na Bolsa ou tem muitos dados técnicos para rever, mas as 34” de dimensão, que o fazem ser muito grande numa secretária, não se traduzem uma extraordinária área de trabalho.
Explico: quem trabalha em web e está sempre ligado a várias tabs, vai sentir algumas dificuldades devido à altura do ecrã. Por exemplo, e para vossa visualização, ao abrir uma página do Facebook, o conteúdo salta quando tentamos responder a alguém, ou seja, o cursor é quem manda e ficamos sem ver o que estamos a escrever. Das duas, uma: ou diminuímos bastante o tamanho da janela para todos os campos de texto ficarem visíveis, ou habituamo-nos e já sabemos que temos que subir o conteúdo para acedermos ao local onde está o cursor. Não sei se me fiz explicar, mas esta situação é comum a todos os ecrãs Wide.
Portanto, este é um monitor para algum tipo de cliente ou função, mas para todos os demais, podem sempre escolher um Philips Brilliance 329P9H de 32” que é muito mais funcional e encontra-se aproximadamente pelo mesmo valor.

Qualidade e conectividade
Já com as ressalvas feitas acima, este Philips é todo um ecrã de formato 21:9 Ultra Wide com 34” WQHD IPS e 3440×1440 pixels de resolução máxima, tecnologia anti-brilho e varrimento a 100Hz.
Ao longo do tempo vamos percebendo a sua qualidade, sem qualquer tipo de cintilação o que promove o nosso conforto durante a utilização.
A Philips sempre se mostrou consciente neste campo, adoptando medidas de protecção para o utilizador, como esta e também a redução da luz azul.
Temos vários modos de utilização pré-definidos e cada um com características muito definidas e com grandes diferenças entre elas. Com o único botão físico tipo joystick, acedemos aos menus e aos modos (FPS, Jogador 1 e 2, Corrida, RTS, Low Blue e Leitura).
O grande problema é que este botão está mal colocado e obriga-nos a colocar a mão atrás para pressioná-lo (para ligar ou desligar). Entende-se que a Philips possa ter dificuldades em encontrar um melhor local devido ao formato e curvatura do ecrã., mas está longe de ser prático.

A colocação das conexões fica a meio do painel e viradas para baixo. Também não são fáceis de encontrar (às apalpadelas) e exigem que pensemos em tudo antes de encostar o monitor e o seu stand à parede, pois o conjunto está longe de ser leve.
Desta forma temos direito a 1x HDMI 2.0, 1x USB-C Gen 1 (a mais importante e que permite ligar componentes e carregá-los, no caso de um smartphone, tablet ou laptop), 1x DisplayPort 1.2, 4x USB-A e 1 minijack 3,5mm Áudio Out, para além da tomada de energia com três pinos.
Um ponto positivo, dois ligeiros grampos travam os cabos junto ao pé central do stand.

A webcam incorporada
Uma das mais valias deste monitor é a webcam montada no topo com Windows Hello, o que é muito útil, e duplo microfone embutido.
Este conjunto serve para trabalhar conjuntamente com duas colunas de áudio que, mesmo com 5W, não fazem milagres, mas já ouvi bem pior.
O problema desta webcam é exigir a utilização do cabo USB-C para ser reconhecida pelo computador. Ou seja, não o é através do HDMI o que, no mínimo, é estranho. E, deste modo, deixamos de poder ter a ligação mais “moderna” disponível para outras necessidades. Quanto a mim, isto não deveria acontecer, mas por muitas voltas que desse, pelos menus, sem menus, o HDMI não transporta esse sinal. Poderá ser um defeito deste monitor? Falarei com a marca quando a devolução.
Aparte este pequeno drama, passemos a outro: nos tempos que correm, é uma mais valia ter uma webcam de qualidade, pois o teletrabalho veio para ficar. Mas esta que está embutida é apenas normal com os seus 5 MP, sem brilho, sem grande “tcham”.
No entanto, os sensores são rápidos a reconhecer-nos a cara e o microfone tem cancelamento de ruído o que é muito importante quando estamos a receber o áudio (da conversa) através das colunas embutidas.

Conclusão
Por tudo o que leram, devem ter ficado com a ideia de que não gostei deste monitor. Mas essa é a mensagem errada. Este Philips é muito interessante para alguns trabalhos, como os mencionados acima. Mas não é um monitor para toda a gente e há que ter isso em conta.
Tem uma ou duas soluções que poderiam ser repensadas e a inclusão da webcam é a única mudança física em relação a uma linha que já tem alguns anos.
Mas é um monitor 4K com um ecrã ultrawide curvo o que nos obriga a um sorriso de espanto e alguma admiração, pois o preço, sendo alto para um segmento com muita concorrência, não é tresloucado.

Preço
Por falar nele, podem encontrá-lo por volta dos 600€.





