O Philips Evnia 34M2C6500 é um super monitor de formato ultrawide curvo com 34 polegadas. O tamanho merece respeito porque, devido à curvatura que é acentuada e à iluminação Ambiglow, tem dimensões bastante maiores que os costumais ecrãs finos. Portanto, tenham logo isto em consideração.
Com tecnologia QD-OLED (Quantum Dot OLED), o Evnia 34M2C6500 apresenta uma resolução de 3440 x 1440 (WQHD) e uma taxa de actualização de 175Hz, para a malta que gosta mesmo muito de jogar. Pois que vos garanto que a experiência é supimpa!
Philips Evnia 34M2C6500, a medida certa
Não sou estranho a esta gama Evnia e estive algum tempo a trabalhar com o modelo Philips Evnia 49M2C8900L (podem ler a análise aqui), tendo chegado a uma conclusão: as 49 polegadas, se bem que estonteantes a nível visual (toda a gente que chegava à “redacção” soltava um WOW ao vê-lo), fazem dele um monitor muito grande e pesado. E, para a minha experiência, é largo demais, obrigando-me a trabalhar como se estivesse a ver um jogo de ténis.
Ora este actual Philips Evnia 34M2C6500 tem “apenas” 34 polegadas o que, no meu entender, é o tamanho perfeito para se ter numa secretária, estando os nossos olhos afastados três a quatro palmos.
Ok, em vez de três espaços abertos, tenho dois, mas estes dois chegam para o que faço. E, logicamente, a curvatura ajuda, e muito, à minha (nossa) experiência multimédia.
O suporte em V é muito estável e podemos subir ou descer o monitor com muita facilidade. No seu topo podemos pousar uns auscultadores, mas depois esquecemo-nos deles aí, pois ficam mesmo escondidos. Também podemos esconder os cabos no seu interior para o visual da secretária ficar impecável.
O design do Philips Evnia 34M2C6500 é já familiar, no que respeita aos modelos que temos visto, transpira qualidade muito devido ao acabamento em antracite tanto na parte frontal quanto traseira, mesmo que tenha partes em plástico, como a grande tampa traseira. Mas temos metal onde é preciso, ou seja, na moldura e estrutura.
Q-OLED, nits, brilho e HDR
O painel QD-OLED oferece negros profundos, cores naturais e rápidas taxas de resposta. Daí que o Evnia 34M2C6500 seja perfeito para trabalhar, ver filmes e youtubes e, também jogar. Aliás, é um monitor gaming, com 0.03ms de tempo de resposta, mesmo que não tenha o design típico dessa gama, o que só podemos agradecer.
O painel do Evnia 34M2C6500 conta com uma luminosidade HDR muito alta mas precisa de ajustes iniciais em SDR. Oferece bons ângulos de visão, e com quase 1000 nits de brilho em HDR, não tive problemas, mesmo com luz solar que, no meu caso, vem de lado e enche a sala de manhã.
A profundidade de cor de 10-bit é notável e chega a ser surpreendente ver este nível de qualidade de cor num monitor a este preço, com quase 150% de cobertura sRGB e quase 100% AdobeRGB. Portanto, é excelente para as áreas visuais criativas e permite ajustar perfis de cor para alternar entre utilizações ou utilizadores, contudo, o sistema de menu com o seu botão joystick poderia ser mais directo e prático.
Configurações:
- Saída de auscultadores de 3.5mm
- DisplayPort 1.4
- HDMI 2.0 (x2)
- Hub USB integrado
- USB 3.2 Gen 1 Type-A downstream (x2)
- USB 3.2 Gen 1 Type-B upstream
Ambiglow
A tecnologia Ambilight da Philips cria uma experiência envolvente com um brilho sincronizado com o conteúdo no ecrã, uma característica diferenciadora que encontramos nas TVs Philips e que as demarcam da muita concorrência.
Nos Evnia, a Philips adaptou esta tecnologia, usando 14 LEDs que, com o auxílio de IA, reflectem as cores que estamos a ver no ecrã na parede para onde a traseira está virada. Mas, no meu caso, e mesmo tendo o Evnia 34M2C6500 encostado a uma, a distância a que os leds ficam da mesma baixam a intensidade de todo o espectáculo visual. Só mesmo durante a noite é que mostram a mais valia (ou se fecharmos o estore). Se me perguntarem se é uma característica extraordinária… bom, está incluída e mal não faz.
Concluindo
O Philips Evnia 34M2C6500 é, para mim enquanto utilizador desde o Office à edição áudio e vídeo, o monitor que me enche as medidas, pois têm-nas certas (gostaram do trocadilho?).
O ecrã é muito bom, a qualidade está a um nível muito alto com negros que são mesmo puros e cores suaves mas definidas. Nota-se que não segue a política oriental do “punch” super brilhante.
O tempo de resposta torna-o ideal para gaming a que alia a tal iluminação posterior Ambiglow que, a meu ver, poderia e deveria ser mais forte para estar mais presente e fazer realmente a diferença.
À fantástica qualidade de imagem e ao tempo de resposta mínimo, a Philips colocou este modelo no mercado com uma muito boa relação qualidade/preço. Vai ser difícil encontrar um adversário directo.
Mas, ó Philips, expliquem-me como se desliga este Evnia 34M2C6500. Por muito que pressione o botão, a coisa não se dá e fica sempre em standby.
Ah, tem dois belos prémios:
Preço
869,00 € (mas podem e devem procurar online)
Add comment