Usei os auriculares Galaxy Buds Live (beans) mas na cor branca que não arregala tanto os olhos quanto o acabamento em “bronze” que marca esta nova família de topo.
Num repente, e durante 15 dias, tive na mão o supra sumo da Samsung para uma análise de família no que respeita a mobile.
Já lá vão uns meses, mas estamos sempre a tempo de recuperar.

Começo pelos ouvidos
Os Galaxy Buds Live são conhecidos como “beans”, ou seja, feijões em inglês, devido ao formato invulgar ao que estamos habituados a “meter” nos ouvidos.
Como em tudo o que é inovador, a princípio estranha-se mas depois lá nos vamos acostumando a perceber qual é a parte de cima e a de baixo.
O peso, de apenas 5,6 g dos Galaxy Buds Live, também é algo de invulgar, e está também disponível em preto ou bronze.
A aventura ergonómica
Vou fazer uma confissão: a primeira vez que os coloquei fiquei altamente desagradado com o desempenho.
Abafado, muito baixo, nada o aumentava e nem o volume no máximo do telefone, ou também do aplicativo, faziam mossa.
Achei demasiado estranho e só depois reparei que os tinha colocado ao contrário. Yup, com o altifalante para o lóbulo! Logicamente que não se ouvia nada.
Envergonhado, depressa abri o resto das caixas de acessórios para descobrir umas borrachas que se adaptam à zona que fica encostada à orelha (podemos escolher um de dois tamanhos) e depois tudo funcionou que nem uma maravilha.

Beans VS Plus
Já tinha ficado entusiasmado com o resultado dos Galaxy Buds Plus (ler análise aqui) mas não estava à espera de ficar surpreendido com a qualidade sonora e as tecnologias envolvidas neste pequeno auricular que também tem microfone para conversarmos com quem nos telefona ou verbalizarmos ordens através do assistente.
E é um sistema duplo que também ajuda ao cancelamento de ruído externo. Aliás, ANC, cancelamento activo de ruído, que pode ser ligado ou desligado com um toque simples no próprio auscultador.
Características
O peso, que já mencionei, e o design invulgar, colocam estes Buds live numa prateleira à parte.
São mesmo diferentes, inconfundíveis, mas em quase tudo o resto se assemelham ao que existe na concorrência.
A AKG tem sido a parceira habitual da Samsung neste segmento áudio e estes Buds têm o seu adn com altifalantes da marca com 12 mm com todo o know how.
Estão equipados com Bluetooth 5.0 que obriga à instalação da app Galaxy Wearable (Android), Samsung Galaxy Buds (iOS) ou Swift Pair para Windows.

Será um modelo para todos?
Talvez não.
São demasiado “ergonómicos”, ou seja, mesmo depois de os colocar e dar aquele toquezinho para os encaixar definitivamente dentro da orelha.
Há que tê-la perfeitinha e redondinha, pois estas coisas são feitas com moldes e os ouvidos são realmente diferentes de pessoa para pessoa.
Portanto, é uma questão de poder experimentar (o que não deve ser fácil) para perceber se nos damos bem com eles.
Achei-os confortáveis, embora deixassem entrar algum ruído externo mesmo com o ANC ligado.
Mas este “problema” até que não o é na rua, pois gosto de ouvir o que me rodeia. Já num avião ou comboio, poderá ser menos bom.

Som
Não posso tecer críticas negativas porque estes Galaxy Buds Live, com o formato, dimensão e pés que têm, são o supra sumo tecnológico e extraordinários.
Claro que existem auriculares com melhor qualidade acústica, mas não têm este tamanho e pesam bem mais. Mas o conforto pode também ajudar à experiência… ou a falta dele, tudo depende do ouvido.
Bons graves, médios equilibrados e agudos por vezes abertos demais, o que cria aquele factor estridente que nos obriga a modificar alguns parâmetros da equalização através da app que é de simples e facilitada operação com seis prestes que ajudam à escolha.

O dia a dia
Cabe dentro de um feijão uma bateria com 60mAh o que aguenta aproximadamente cinco horas de audição a um nível médio, alto.
Conversar, devido à utilização do microfone, baixa este tempo em cerca de 30%.
Mas a caixa de transporte, um estojo pequeno e alimentado por USB-C, tem vitalidade para cerca de 20 horas, ou seja, é mais que suficiente para recarregar os Galaxy Buds Live enquanto fazemos os intervalos ao longo do dia.
Preço 199€









