
Quando pensamos na Volvo é inevitável apontar a imagem clássica de carros “seguros” e robustos. Afinal, e durante décadas, a marca sueca foi sinónimo de fiabilidade, segurança e um design quase utilitário, até mesmo “quadradão”.
No entanto, esta percepção começou a mudar há cerca de uma década, quando a Volvo decidiu evoluir para um posicionamento mais premium. Uma das primeiras pistas foi a contratação do chefe de design de interiores da Bentley, algo que deixou claro que o objectivo era competir com marcas de luxo.
O desafio do público jovem
Com o reposicionamento da marca, os preços também começaram a subir, afastando progressivamente os clientes mais jovens. Actualmente, a idade média dos clientes da Volvo é alta, mesmo acima dos 50 anos, o que não é nada positivo para o futuro de qualquer marca.

É aqui que entra o Volvo EX30, um pequeno SUV totalmente eléctrico que surge como a resposta da marca para atrair condutores mais novos e reduzir a média etária dos seus clientes.
Segundo o CEO da Volvo, Jim Rowan, o EX30 foi pensado para ser o “primeiro Volvo” de uma nova geração. E, para facilitar essa entrada, o modelo aposta numa abordagem que posso considerar acessível.
O preço base do EX30 é competitivo para um Volvo, começando em torno dos 37.894€. Este valor posiciona-o como uma alternativa acessível dentro do segmento premium, mas também como concorrente directo de marcas como Tesla, Volkswagen, Hyundai e os emergentes fabricantes chineses.
Performance e configurações
O EX30 oferece três opções de motorização, adaptadas a diferentes necessidades:
- Versão Single Motor com bateria LFP: Ideal para viagens curtas, tem uma autonomia de 344 km e uma carga acessível.
- Versão Single Motor Extended Range: Conta com uma bateria NMC de maior densidade, atingindo 478 km de autonomia.
- Twin Motor Performance: Um modelo mais desportivo, com tracção integral, 428 cv de potência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
Embora a última versão seja a mais potente, a marca acredita que a versão Extended Range será a escolha mais popular devido à sua combinação equilibrada de desempenho, alcance e custo e foi também a que experimentei durante alguns dias.
A nível de carregamento, o EX30 destaca-se pela eficiência. Esta versão Extended Range pode carregar de 10% a 80% em cerca de 25 minutos num carregador rápido, enquanto uma carga doméstica completa demora cerca de 12 horas.
Modelo testado

Tipo Eléctrico (RWD) / Motorização: Single Motor Extended Range / Potência Max (kW): 200
Rotação Max (Nm) 343 / Carregamento 80% da carga em 26,5 minutos
Aceleração (0-100km/h) 5,3 / Vel. Máxima (km/h) 180
Autonomia – WLTP Combinado (km) 462 a 476
Consumo (kWh/100 km) 16,9 a 17,5
Peso Bruto (kg) 2240 / Altura (mm) 1555 / Comprimento (mm) 4233 / Largura (mm) 1836
Distância entre eixos (mm) 2650
Equipamento: Plus, Cor: Onix Black, Interior Indigo, Jantes 19´´
Preço base gama EX30 (desde): 37.894€
Design e minimalismo escandinavo

Com 4,2 metros de comprimento, o EX30 é o mais pequeno SUV da Volvo, mantendo um design claramente inspirado no XC40. A estética escandinava reflecte-se no interior minimalista, que utiliza materiais reciclados e sustentáveis, como fibras de denim, plástico reutilizado e alumínio reciclado.






O destaque do habitáculo vai para o ecrã central vertical de 12,3 polegadas, que controla praticamente todas as funções do veículo. Aliás, demasiadas. Apesar do design elegante, esta dependência quase total do ecrã para ajustes como espelhos e vidros pode ser frustrante, especialmente para quem valoriza botões físicos, e até provoca algumas situações menos boas, como ter que colocar em “ponto morto” para pressionar um botão específico no ecrã para abrir o porta-luvas central. Algo a rever.

A Volvo decidiu substituir o painel de instrumentos tradicional (e frontal para quem guia) por um sistema de monitorização do condutor, que avalia distracções ou cansaço.
Mas esta é também a minha maior crítica. Não consigo estar sempre a olhar para o tablet à procura de informações. Quero tê-las à frente para me concentrar sempre na estrada.
Pensei em escrever uma longa carta à Volvo para que repensasse esta fórmula quando percebi que existe a opção de adicionar um head-up display. Ok, menos mal. Não deveria era ser opcional…

Outra inovação é a barra de som Harman Kardon que atravessa todo o tablier, eliminando a necessidade de colunas nas portas. Este detalhe melhora a acústica, criando uma experiência sonora rica e imersiva.
O som é muito bom, com graves que nos enchem a alma e uma espécie de estereofonia muito recomendável. Não percebi se os passageiros no banco traseiro teriam esta mesma experiência, mas também sei que, quando são mais jovens, colocam os auriculares e ouvem o que realmente querem.
Características de segurança do Volvo EX30
O Volvo EX30 reflecte o compromisso histórico da marca com a segurança, incorporando tecnologias avançadas para proteger os ocupantes e reduzir acidentes. Aqui estão algumas das principais características de segurança do modelo:
1. Monitorização do condutor
- Sistema que avalia continuamente o comportamento do condutor, detectando sinais de cansaço ou distracção
- Utiliza sensores no interior para monitorizar a posição dos olhos e expressão facial
2. Assistência à condução
- Pilot Assist: Um sistema de condução semi-autónoma que mantém o carro na faixa, ajusta a velocidade ao tráfego e mantém uma distância segura (por vezes é demasiado intrusivo, mas dá para desligar)
- Sistema de manutenção de faixa: Ajuda a corrigir a direcção caso o veículo se desvie sem sinalização
- Controlo de cruzeiro adaptativo: Ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente
3. Travagem automática de emergência
- City Safety: Detecta veículos, ciclistas, peões e animais de grande porte, activando os travões se o condutor não reagir a tempo
- Funciona tanto em áreas urbanas como em autoestradas
4. Airbags inovadores
- Inclui airbags frontais, laterais e de cortina
- Airbag central entre os bancos dianteiros para maior protecção em colisões laterais
5. Estrutura do veículo
- Construção com materiais de alta resistência para absorver e distribuir a energia de impactos
- Zona de deformação optimizada para minimizar danos nos ocupantes
6. Alerta de colisão traseira
- Sistema que detecta aproximação rápida de veículos na traseira
- Activa as luzes de emergência para alertar outros condutores e prepara os cintos de segurança em caso de impacto iminente
7. Sistema de detecção de portas abertas
- Alerta os ocupantes para a aproximação de ciclistas ou veículos antes de abrir as portas, ajudando a evitar acidentes ao estacionar
8. Cinto de segurança com pré-tensores
- Em caso de impacto, os cintos apertam automaticamente para manter os ocupantes na posição mais segura possível
9. Assistência em interseções
- Sistema que previne colisões em cruzamentos, aplicando automaticamente os travões se detectar perigo ao virar.
10. Câmara 360º e sensores
- Visão completa em redor do veículo para facilitar o estacionamento e manobras em espaços apertados
- Sensores avançados ajudam a evitar obstáculos
11. Limitação de velocidade
- Velocidade máxima limitada a 180 km/h, alinhada com a política de segurança da Volvo para reduzir acidentes graves
12. Alerta de saída de estrada
- Sistema que ajuda a evitar que o veículo saia acidentalmente da estrada. Em caso de desvio, ajusta a direcção e aplica os travões
13. Travagem regenerativa com segurança
- O sistema de travagem regenerativa é projectado para ser previsível e suave, oferecendo segurança adicional ao travar repentinamente
14. Actualizações Over-the-Air
- Garantem que todos os sistemas de segurança estão actualizados com as últimas inovações e melhorias
Com estas características, o Volvo EX30 reforça o seu papel como um SUV eléctrico compacto, mas altamente seguro, mantendo a reputação da marca sueca como líder em segurança automóvel.
Experiência de Condução

Na estrada, o EX30 revela-se ágil e divertido. Com uma suspensão firme e um centro de gravidade baixo, proporciona estabilidade e precisão em curvas. Mas é na cidade que ele brilha, rápido, confortável, pequeno quanto baste, muito manobrável.
Contudo, e como referi, os sistemas de ajuda à condução podem ser demasiado intrusivos, principalmente para os mais distraídos. Requerem habituação ou, simplesmente, encontrar o menu certo para desligar os ditos.
O sistema de travagem regenerativa impressionou-me pela positiva e ajudou-me a poupar bateria, pois convidava-me para o “jogo do semáforo” que é muito simples: tentar que o carro pare no local certo sem tocar no travão.
Mas depois pensei: será que com a travagem progressiva e sem carregar no pedal, as luzes de travão acendem? É que se não, podemos provocar acidentes na nossa traseira. É algo que vou perguntar à marca.

Para quem é o Volvo EX30 em Portugal?
O EX30 parece feito à medida do cliente jovem português que procura um veículo eléctrico elegante, acessível e sustentável.
O tamanho compacto adapta-se perfeitamente às cidades portuguesas, onde o espaço é escasso e a agilidade é uma prioridade.
Para além disso, o preço competitivo tornam-no atraente para quem quer entrar no mundo dos eléctricos sem comprometer demasiado o orçamento.






Mas atenção! Lá por ter quatro portas e lugares traseiros, não significa que oferece um espaço confortável para quem viaja atrás.

Está longe disso, com pouco espaço para as pernas e com as costas do banco um pouco direitas demais. Por outro lado, a bagageira surpreende pela positiva, em dois andares, sendo o mais baixo ideal para guardar os cabos.






Fun Facts Sobre a Volvo
- A Volvo inventou o cinto de segurança de três pontos em 1959 e tornou a patente gratuita para salvar vidas.
- Apesar de ser uma marca sueca, a Volvo é agora propriedade da Geely, um gigante automóvel chinês.
- A assinatura de design “Thor’s Hammer” nos faróis do EX30 é uma homenagem à mitologia nórdica.
Concluindo



O Volvo EX30 é um passo estratégico importante para a marca, misturando sustentabilidade, design premium e uma abordagem mais acessível.
Embora não seja perfeito, cumpre o objectivo de atrair uma nova geração de condutores para a Volvo. É um carro que equilibra tradição e inovação, e, para muitos, será o início de uma longa relação com esta marca histórica.
Se está à procura de um pequeno SUV eléctrico com estilo, desempenho e sustentabilidade, o Volvo EX30 merece definitivamente muita atenção, pois tem razões para dar luta (e tem dado) ao Model 3 da Tesla, para já não falar nas demais adversárias.

Preço
37.894€

Add comment