Analise Volvo EX30

Quando pensamos na Volvo é inevitável apontar a imagem clássica de carros “seguros” e robustos. Afinal, e durante décadas, a marca sueca foi sinónimo de fiabilidade, segurança e um design quase utilitário, até mesmo “quadradão”.

No entanto, esta percepção começou a mudar há cerca de uma década, quando a Volvo decidiu evoluir para um posicionamento mais premium. Uma das primeiras pistas foi a contratação do chefe de design de interiores da Bentley, algo que deixou claro que o objectivo era competir com marcas de luxo.

O desafio do público jovem

Com o reposicionamento da marca, os preços também começaram a subir, afastando progressivamente os clientes mais jovens. Actualmente, a idade média dos clientes da Volvo é alta, mesmo acima dos 50 anos, o que não é nada positivo para o futuro de qualquer marca.

PXL 20241125 094654228

É aqui que entra o Volvo EX30, um pequeno SUV totalmente eléctrico que surge como a resposta da marca para atrair condutores mais novos e reduzir a média etária dos seus clientes.

Segundo o CEO da Volvo, Jim Rowan, o EX30 foi pensado para ser o “primeiro Volvo” de uma nova geração. E, para facilitar essa entrada, o modelo aposta numa abordagem que posso considerar acessível.

O preço base do EX30 é competitivo para um Volvo, começando em torno dos 37.894€. Este valor posiciona-o como uma alternativa acessível dentro do segmento premium, mas também como concorrente directo de marcas como Tesla, Volkswagen, Hyundai e os emergentes fabricantes chineses.

Performance e configurações

O EX30 oferece três opções de motorização, adaptadas a diferentes necessidades:

  1. Versão Single Motor com bateria LFP: Ideal para viagens curtas, tem uma autonomia de 344 km e uma carga acessível.
  2. Versão Single Motor Extended Range: Conta com uma bateria NMC de maior densidade, atingindo 478 km de autonomia.
  3. Twin Motor Performance: Um modelo mais desportivo, com tracção integral, 428 cv de potência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

Embora a última versão seja a mais potente, a marca acredita que a versão Extended Range será a escolha mais popular devido à sua combinação equilibrada de desempenho, alcance e custo e foi também a que experimentei durante alguns dias.

A nível de carregamento, o EX30 destaca-se pela eficiência. Esta versão Extended Range pode carregar de 10% a 80% em cerca de 25 minutos num carregador rápido, enquanto uma carga doméstica completa demora cerca de 12 horas.

Modelo testado

PXL 20241121 155305125.MP

Tipo Eléctrico (RWD) / Motorização: Single Motor Extended Range / Potência Max (kW): 200

Rotação Max (Nm) 343 / Carregamento 80% da carga em 26,5 minutos

Aceleração (0-100km/h) 5,3 / Vel. Máxima (km/h) 180

Autonomia – WLTP Combinado (km) 462 a 476

Consumo (kWh/100 km) 16,9 a 17,5

Peso Bruto (kg) 2240 / Altura (mm) 1555 / Comprimento (mm) 4233 / Largura (mm) 1836

Distância entre eixos (mm) 2650

Equipamento: Plus, Cor: Onix Black, Interior Indigo, Jantes 19´´

Preço base gama EX30 (desde): 37.894€

Design e minimalismo escandinavo

PXL 20241121 155333360

Com 4,2 metros de comprimento, o EX30 é o mais pequeno SUV da Volvo, mantendo um design claramente inspirado no XC40. A estética escandinava reflecte-se no interior minimalista, que utiliza materiais reciclados e sustentáveis, como fibras de denim, plástico reutilizado e alumínio reciclado.

O destaque do habitáculo vai para o ecrã central vertical de 12,3 polegadas, que controla praticamente todas as funções do veículo. Aliás, demasiadas. Apesar do design elegante, esta dependência quase total do ecrã para ajustes como espelhos e vidros pode ser frustrante, especialmente para quem valoriza botões físicos, e até provoca algumas situações menos boas, como ter que colocar em “ponto morto” para pressionar um botão específico no ecrã para abrir o porta-luvas central. Algo a rever.

PXL 20241121 155848317

A Volvo decidiu substituir o painel de instrumentos tradicional (e frontal para quem guia) por um sistema de monitorização do condutor, que avalia distracções ou cansaço.

Mas esta é também a minha maior crítica. Não consigo estar sempre a olhar para o tablet à procura de informações. Quero tê-las à frente para me concentrar sempre na estrada.

Pensei em escrever uma longa carta à Volvo para que repensasse esta fórmula quando percebi que existe a opção de adicionar um head-up display. Ok, menos mal. Não deveria era ser opcional…

PXL 20241121 161714264

Outra inovação é a barra de som Harman Kardon que atravessa todo o tablier, eliminando a necessidade de colunas nas portas. Este detalhe melhora a acústica, criando uma experiência sonora rica e imersiva.

O som é muito bom, com graves que nos enchem a alma e uma espécie de estereofonia muito recomendável. Não percebi se os passageiros no banco traseiro teriam esta mesma experiência, mas também sei que, quando são mais jovens, colocam os auriculares e ouvem o que realmente querem.

Características de segurança do Volvo EX30

O Volvo EX30 reflecte o compromisso histórico da marca com a segurança, incorporando tecnologias avançadas para proteger os ocupantes e reduzir acidentes. Aqui estão algumas das principais características de segurança do modelo:

1. Monitorização do condutor

  • Sistema que avalia continuamente o comportamento do condutor, detectando sinais de cansaço ou distracção
  • Utiliza sensores no interior para monitorizar a posição dos olhos e expressão facial

2. Assistência à condução

  • Pilot Assist: Um sistema de condução semi-autónoma que mantém o carro na faixa, ajusta a velocidade ao tráfego e mantém uma distância segura (por vezes é demasiado intrusivo, mas dá para desligar)
  • Sistema de manutenção de faixa: Ajuda a corrigir a direcção caso o veículo se desvie sem sinalização
  • Controlo de cruzeiro adaptativo: Ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente

3. Travagem automática de emergência

  • City Safety: Detecta veículos, ciclistas, peões e animais de grande porte, activando os travões se o condutor não reagir a tempo
  • Funciona tanto em áreas urbanas como em autoestradas

4. Airbags inovadores

  • Inclui airbags frontais, laterais e de cortina
  • Airbag central entre os bancos dianteiros para maior protecção em colisões laterais

5. Estrutura do veículo

  • Construção com materiais de alta resistência para absorver e distribuir a energia de impactos
  • Zona de deformação optimizada para minimizar danos nos ocupantes

6. Alerta de colisão traseira

  • Sistema que detecta aproximação rápida de veículos na traseira
  • Activa as luzes de emergência para alertar outros condutores e prepara os cintos de segurança em caso de impacto iminente

7. Sistema de detecção de portas abertas

  • Alerta os ocupantes para a aproximação de ciclistas ou veículos antes de abrir as portas, ajudando a evitar acidentes ao estacionar

8. Cinto de segurança com pré-tensores

  • Em caso de impacto, os cintos apertam automaticamente para manter os ocupantes na posição mais segura possível

9. Assistência em interseções

  • Sistema que previne colisões em cruzamentos, aplicando automaticamente os travões se detectar perigo ao virar.

10. Câmara 360º e sensores

  • Visão completa em redor do veículo para facilitar o estacionamento e manobras em espaços apertados
  • Sensores avançados ajudam a evitar obstáculos

11. Limitação de velocidade

  • Velocidade máxima limitada a 180 km/h, alinhada com a política de segurança da Volvo para reduzir acidentes graves

12. Alerta de saída de estrada

  • Sistema que ajuda a evitar que o veículo saia acidentalmente da estrada. Em caso de desvio, ajusta a direcção e aplica os travões

13. Travagem regenerativa com segurança

  • O sistema de travagem regenerativa é projectado para ser previsível e suave, oferecendo segurança adicional ao travar repentinamente

14. Actualizações Over-the-Air

  • Garantem que todos os sistemas de segurança estão actualizados com as últimas inovações e melhorias

Com estas características, o Volvo EX30 reforça o seu papel como um SUV eléctrico compacto, mas altamente seguro, mantendo a reputação da marca sueca como líder em segurança automóvel.

Experiência de Condução

PXL 20241121 155633503

Na estrada, o EX30 revela-se ágil e divertido. Com uma suspensão firme e um centro de gravidade baixo, proporciona estabilidade e precisão em curvas. Mas é na cidade que ele brilha, rápido, confortável, pequeno quanto baste, muito manobrável.

Contudo, e como referi, os sistemas de ajuda à condução podem ser demasiado intrusivos, principalmente para os mais distraídos. Requerem habituação ou, simplesmente, encontrar o menu certo para desligar os ditos.

O sistema de travagem regenerativa impressionou-me pela positiva e ajudou-me a poupar bateria, pois convidava-me para o “jogo do semáforo” que é muito simples: tentar que o carro pare no local certo sem tocar no travão.

Mas depois pensei: será que com a travagem progressiva e sem carregar no pedal, as luzes de travão acendem? É que se não, podemos provocar acidentes na nossa traseira. É algo que vou perguntar à marca.

PXL 20241121 155355584.MP

Para quem é o Volvo EX30 em Portugal?

O EX30 parece feito à medida do cliente jovem português que procura um veículo eléctrico elegante, acessível e sustentável.

O tamanho compacto adapta-se perfeitamente às cidades portuguesas, onde o espaço é escasso e a agilidade é uma prioridade.

Para além disso, o preço competitivo tornam-no atraente para quem quer entrar no mundo dos eléctricos sem comprometer demasiado o orçamento.

Mas atenção! Lá por ter quatro portas e lugares traseiros, não significa que oferece um espaço confortável para quem viaja atrás.

PXL 20241121 155717436

Está longe disso, com pouco espaço para as pernas e com as costas do banco um pouco direitas demais. Por outro lado, a bagageira surpreende pela positiva, em dois andares, sendo o mais baixo ideal para guardar os cabos.

Fun Facts Sobre a Volvo

  • A Volvo inventou o cinto de segurança de três pontos em 1959 e tornou a patente gratuita para salvar vidas.
  • Apesar de ser uma marca sueca, a Volvo é agora propriedade da Geely, um gigante automóvel chinês.
  • A assinatura de design “Thor’s Hammer” nos faróis do EX30 é uma homenagem à mitologia nórdica.

Concluindo

O Volvo EX30 é um passo estratégico importante para a marca, misturando sustentabilidade, design premium e uma abordagem mais acessível.

Embora não seja perfeito, cumpre o objectivo de atrair uma nova geração de condutores para a Volvo. É um carro que equilibra tradição e inovação, e, para muitos, será o início de uma longa relação com esta marca histórica.

Se está à procura de um pequeno SUV eléctrico com estilo, desempenho e sustentabilidade, o Volvo EX30 merece definitivamente muita atenção, pois tem razões para dar luta (e tem dado) ao Model 3 da Tesla, para já não falar nas demais adversárias.

PXL 20241125 093651447

Preço

37.894€

Site oficial do modelo

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement