As Gordas da Semana é o noticiário do Xá das 5 em versão podcast sobre tecnologias, curiosidades, novidades e prazeres da vida

As gordas da semana de 27 de Novembro 2019

Olá a todos, já lá vão algumas semanas sem gordas, mas estou de volta. E nada melhor que começar por falar da rede social da moda, a tik tok, que está a conhecer um crescimento sem precedentes e a ter cada vez mais popularidade. Esta tik tok, que é usada por crianças e adolescentes, já era uma dor de cabeça para os pais, mas agora pode passar a sê-lo também para o governo chinês que, como sabemos, não defende propriamente a liberdade de expressão entre outros direitos básicos.

tique taque

Tudo isto para mencionar como se consegue, ou não, dar a volta às medidas automáticas de censura que esta rede (e outras) tem. Ouvimos falar da perseguição às minorias étnicas com os uigures, um povo de origem turcoromena, está a ser alvo, mas foi um vídeo viral de uma jovem de 17 anos optado no tik tok que acordou muita gente do marasmo.

A jovem Ferona Aziz comentou a perseguição e detenção em campos de concentração breves segundos após começar um vídeo sobre maquilhagem. Ela sabia que esses preciosos segundos sobre make-up poderiam evitar os bots e, pouco tempo depois, enquanto se pintava, ia falando sobre a atrocidade, terminando o vídeo da mesma forma como o começou, ou seja, a falar de blush e eyeliner.

Este vídeo tornou-se viral até ser retirado do ar. Não se sabe de Aziz foi banida da rede, ou só advertida. Pelo menos mostrou que esta rede social tik tok pode também ela ser uma arma de intervenção política.

Peles

Um senhor francês de nome Marc Teyssier, em conjunto com a sua equipa da Telecom Paris, inventou uma espécie de capa protectora para os nossos equipamentos, tipo telemóveis, que parece pele humana e é interactiva, ou seja, responde ao nosso toque. Podemos estendê-la, esticá-la e até e porque não, beliscá-la?

Esses eram os desejos, estranhos diga-se, de Monsieur Teyssier que programou esta espécie de textura para associar determinados toques a emoções humanas. Por exemplo, espetar o dedo está associado e raiva, tapear mostra que se quer atenção e agarrar forte denota uma sensação de conforto.

Se a capa sugere ser pele humana, imaginem daqui a uns anos, pois o objectivo é que tenha pelos e até temperatura…

E agora umas Breves

Os músicos estão a conseguir alterar as playlists do Spotify para ouvirmos as músicas originais que compõem e publicam.

Está provado que os ecrãs tácteis nos automóveis provocam distracção e devem ser abolidos, mas os construtores estão apostados em equipar os seus modelos com imensos painéis LCD, alguns que já vão de extremo a extremo.

A malta mais velha, geralmente apelidada de terceira idade, anda agarrada à internet e está a publicar mais conteúdo que os jovens nascidos com ecrãs na mão.

Assistentes emotivas

Entretanto e finalmente, temos Assistente Google em português e a malta está a adorar. Enquanto isto, a Alexa, a assistente da Amazon, consegue agora exprimir mais emoções através da voz. Qualquer dia temos mesmo uma Scarlett Johansson em casa.

Nestas semanas só se fala da Black Friday e todos os cuidados são poucos, pois desde descontos de 70% no OLX até promoções com descontão sem ser em cartão, existem inúmeros apelos em todas as lojas, serviços e produtos. Mas tenham atenção, pois os avisos contra as fraudes chegam de e por todo o lado. E quando digo todo o lado refiro-me aos conselhos da Monese, Kaspersky, Eset e S21Sec que até apelida a Blackfriday de Attack Friday.
Ficam avisados, tenham cuidado redobrado e não gastem o que não têm.

Há um novo seguro automóvel em que se paga o seguro e é este que se faz acompanhar pelo veículo. É da Caravela Seguros e trata-se de uma nova solução de renting.

Black Friday: cuidado

Já falei da Black friday mas há negócios interessantes: a Playstation tira uns gordos 100 euros ao PVP dos seus equipamentos, de consolas a comandos e óculos VR.

E termino estas Gordas da semana dizendo que, finalmente, a esperada actualização de firmware para os auriculares Sony WF-1000XM3 (podem ouvir a análise no podcast) que inclui agora melhorias que permitem:

  • Suporte para Amazon Alexa[1]
  • Controlo do volume na própria unidade
  • Nível de bateria visível na caixa de carregamento, através da app Sony | Headphones Connect

O firmware pode ser transferido a partir de 26 de novembro a partir da app Headphones Connect.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *