Batatas Assadas Recheadas ao estilo francês. Elas derretem-se na boca e ninguém vai conseguir esquecê-las!
Luminosas e vibrantes, estas batatas são realmente um Must para ocasiões especiais, quando quiser realmente levar as coisas mais longe ou oferecer-se um prato especial, este será sem dúvida uma surpresa e uma forma bastante diferente de comer batatas.
Cheias de sabor, são uma compilação do melhor de três mundos o francês com as natas, o italiano com a pancetta (bacon) e o inglês com o inconfundível cheddar. A cada um fomos buscar o que de melhor põem nesta receita e criàmos a nossa própria versão da “batata farci”
RECEITA
Ingredientes:
- 5 batatas grandes
- 370g de brócolos previamente cozidos
- 250g de queijo cheddar laranja
- 3 dentes de alho picados
- 125g de bacon
- 3 c. (sopa) de manteiga
- 200ml de natas
- 200ml de leite
- Sal
- Pimenta branca
Nota: utilizar de preferência batata red scarlet (batata de pele muito vermelha, de forma oval e calibre grande o que a torna ideal para este prato, encontra-se nos supermercados), pode no entanto fazer-se com outras batatas desde que sejam grandes.
Modo de Preparação:
Assam-se as batatas, inteiras e com a pele, em forno, pré-aquecido, a 180ªC durante aproximadamente 50 minutos. Verifique com um palito se estão assadas.
Depois corta-se uma “tampa” às batatas e remove-se o interior, (que se coloca numa tijela para usar no recheio) tendo o cuidado de deixar uma camada à volta de forma a não romper a batata.
Para o recheio, comece por fritar o bacon cortado em tirinhas até ficar tostado, escorra-o em papel de cozinha. Na gordura que ficou na frigideira salteie os brócolos com os dentes de alho.
Pegue na tijela que reservou com o interior das batatas e comece por esmigalhar as mesmas, de seguida junte-lhes o bacon, os brócolos picados, o leite, as natas, a manteiga e metade do queijo. Tempere com sal e pimenta e envolva tudo muito bem para fazer um creme homogéneo. Recheie as batatas com o creme e coloque por cima deste uma porção de queijo.
Leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC para gratinar por 20 minutos ou até o queijo estar dourado. Sirva com rúcula ou agrião.
Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas









