Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bio-engenharia: modificar o ser humano será ético?

João Gata por João Gata
Maio 20, 2015
Share on FacebookShare on Twitter

Deus-Ex-Body-1

Existem novas profissões um tanto ou quanto estranhas e confesso alguma dificuldade em traduzir à letra o que é um “bioethicist”. Poderei dizer que é um”bio-ético”? Talvez, mas o filósofo Matthew Liao é apontado como um. Liao foi co-autor de um ensaio intitulado “Human Engineering and Climate Change” que foi baixado mais de 20.000 vezes em apenas três dias, alguns anos atrás.

O que faz com que tanta gente queira ler acerca da Bio-engenharia e a sua relação com as mudanças climáticas? A resposta de Liao é directa e radical: “Re-engineer humans for a better planet”.

Após estudar o impacto que as recentes e dramáticas mudanças naturais provocam no ser humano, Liao e a sua equipa defendem a engenharia humana, refazer o ser humano, moldando-o e adaptando-o para o terrível futuro que se adivinha (e avizinha). Comprimidos que aumentam a empatia, pensos que ultrapassam alergias à carne vermelha, vacinação em massa da criançada com uma fórmula de cloro que possibilite beber água poluída, muitos caminhos foram apontados, o que criou uma imensa polémica e ruído em redor do trabalho e deste posicionamento, até ver, radical.

Será que nos podemos armar em criadores? Ou o nosso papel, se seguirmos este caminho, passa a ser o de cientista maluco, qual Dr. Frankenstein?

Vale muito a pena ler o ensaio (basta clicar no link acima) e iniciar uma discussão sobre a matéria. Afinal, trata-se do nosso futuro.

 

 

Tags: Bio-engenhariaHuman Engineering and Climate ChangeMatthew Liao
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo

Vodafone Backup+ é joint venture com a Dropbox e dá 25GB*

Recomendados.

Simple 4, comando universal económico

Simple 4, comando universal económico

Maio 30, 2013
03 jet capsule

O Jet Capsule é um iate tipo Fiat 500 para os que não são o Abramovich

Novembro 13, 2013

Tendências.

No Content Available

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata