Hoje em dia, tudo quer ser “smart”: lâmpadas, máquinas de café… até tomadas. E se te dissermos que a Sensibo tem uma solução que pode tornar o seu ar condicionado mais inteligente, sem o trocar por um modelo novo, sem obras, e por pouco mais de 100 euros?

O Sensibo Sky é um pequeno módulo que se liga ao Wi-Fi, comunica por infravermelhos com o teu ar condicionado e… basicamente, substitui o comando físico. Mas será mesmo prático? E será que justifica o investimento?

Um quadrado discreto que se instala em minutos
Aqui não há grandes complicações. Caixa simples, cabo USB incluído, emparelhas o comando via app (disponível para Android e iOS) e em poucos minutos está tudo a funcionar. A app é intuitiva, e mesmo que não acerte à primeira com o seu modelo, pode sempre afinar manualmente.

O dispositivo é pequeno, leve e passa despercebido em qualquer divisão. Afinal, o objetivo não é dar nas vistas, mas controlar o clima sem levantar o dedo. Porém, deve ter em consideração que por usar uma ligação de infravermelhos para comunicar com o ar condicionado, ambos dispositivos devem estar no campo de visão um do outro.

Tudo na palma da mão
Com o Sensibo Sky, passa a controlar o ar condicionado através do seu smartphone ou tablet. Pode ligar, desligar, agendar horários, ajustar temperatura e até criar regras automáticas com base na temperatura ambiente.



Um exemplo prático? Definir para que o AC se ligue sempre que a temperatura ambiente superar os 27 °C, e desligar quando esta chegar aos 23 °C. É aqui que a função Climate React surpreende, extremamente simples de configurar e bastante útil no dia a dia.



Se quiser ir mais longe, pode ativar o modo geofencing: o Sensibo liga ou desliga o AC consoante a sua presença (ou ausência) em casa. Funciona bem, mas exige que dê à app acesso constante à sua localização.
Compatível com casas inteligentes
Se já utiliza em casa o Alexa ou Google Home, pode estar descansado, que o Sensibo consegue trbaalhar com ambos. E sim, se tiver iOS, poderá usar a Siri para controlar tudo usando o protocolo Apple HomeKit. Poderá pedir “liga o ar do quarto” ou “define 24 graus” e está feito.


Poderá, no entanto, existir algumas limitações com os modos de funcionamento do AC disponível, ou seja, alguns modos como funções de voz podem não estar disponíveis.
Nem tudo é perfeito (nem gratuito)
Apesar de funcionar bem nos quatro equipamentos que experimentei, de diversas marcas, nem tudo é perfeito. A sincronização por vezes pode falhar, especialmente numa região onde existem ainda alguns cortes de energia (como aqui em Grândola) ou quando o router decide alterar as definições da sua rede doméstica.
Resultado? O estado do ar condicionado na aplicação não corresponde à realidade. Existe também outra limitação, o facto de algumas funções, como o histórico de uso detalhado e relatórios de eficiência exigirem uma subscrição mensal.
Então… vale a pena?
Se tem um ar condicionado com comando e quer transformar a sua casa numa Smart Home, o Sensibo Sky é uma excelente porta de entrada. Funciona, é discreto, e pode ajudar a poupar energia. Não substitui um sistema de gestão smart de raiz, mas aproxima-se bastante, e por uma fração do custo.
Só precisa de ter consciência que algumas das funções avançadas estão bloqueadas por uma subscrição, e que em alguns modelos poderá ser necessário afinar as definições para tudo funcionar a 100% mas quando funciona, é perfeito.

Preço
Sensibo Sky – 104,99€
OBS: a unidade de teste foi gentilmente cedida pela Plug Your Life.
