Uma das boas coisas da vida é que a passamos sempre a aprender coisas novas. Por isso pensei em fazer um post mensal sobre Conhecimentos Úteis que nos podem safar quando encontramos um problema. Que tal, vamos a isto?

Conhecimentos úteis do mês

A borracha da Pelikan

Quando era uma criança (e ainda hoje) gostava de tudo o que se vendia em papelarias. Aliás, o meu sonho era ter uma para poder fazer colecção de lápis, canetas, blocos de papel, seu sei lá. Uma das coisas mais hitech era a borracha dupla, com metade em vermelho e a outra em azul.

Pelikan BR 40

Mas fomos todos enganados ao pensar que a parte rosa era para apagar lápis e a azul para eliminar os riscos de tinta. Afinal tem somente a ver com a qualidade e espessura do papel e não do que se escreve nele: a rosa para papeis mais finos, a azul para os mais resistentes.

Os Post-it enrolam? Experimente isto.

Retire um post-it do conjunto da forma como está na imagem para ajudar o papelito a ficar plano contra a superfície e impedir que as bordas se enrolem. Quem sabia que havia um “jeito certo” de usar post-its?!

postits

Aqui estão alguns benefícios se fizermos esta manobra:

  • Os post-it ficam mais planos
  • Não se enrolaram
  • Ficam mais fáceis de remover da superfície.

Imaginem ler ou estudar por estes livros. Grande trip que seria… (xadas5.pt)

Os botões extra presos num tecido

Quando compramos um casaco, blazer, camisolão, etc., até camisas, e desde que tenha botões,já esperamos encontrar um pedaço de tecido com botões extra. Para o que servem, é apenas lógico.

e0560d51c03a2189fad22bb373de5e806971876d 2948365866

Mas sabiam que o pedaço de tecido não está lá por acaso? Pois é! Ele serve para experimentarmos lavagens com produtos de limpeza para garantir que nenhum irá destruir a peça inteira.

O nº 57 do Ketchup Heinz

Sabiam que a garrafa original de Ketchup da Heinz, feita em vidro, tem o nº 57 gravado num certo local?

Pois é um truque infalível para verter o ketchup que muitas vezes não quer sair (e que já deu a inúmeros gags em filmes e publicidade).

c40d7e5d63e987d289d42ef70351773a 3134460607

Basta inclinar a garrafa para o prato num ângulo de 57 graus, far um toque seco em cima do 57, e pronto, a magia acontece sem esforço algum.

O buraco das tampas das latas

Já se perguntaram porque a tampa de uma lata tem um orifício arredondado? Não, não é para meter parte do dedo e fazer força, muito pelo contrário.

lata

Vejam a imagem: exactamente, é um orifício para encaixar a palhinha! E garanto que ela nunca mais volta a subir, entortar, cair.

E pronto, foram cinco conhecimentos úteis para fazer a tradição do Xá das… 5.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *