A InPost alia-se ao Dia Mundial dos Correios que é celebrado todos os anos a 9 de outubro para sensibilizar as pessoas para o papel do sector postal no mundo.
Por detrás das caixas de correio, das carrinhas de distribuição e dos carrinhos dos carteiros está um sector que tem mais de 663.000 escritórios e emprega cinco milhões de pessoas. Para além disso, os serviços postais são uma questão estratégica em qualquer país e um polo de inovação, integração e inclusão.
Em Espanha, o sector postal tratou mais de 2.300 milhões de envios em 2023, de acordo com dados da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC).
O seu papel é essencial na comunicação entre as pessoas e é também um testemunho vivo da história dos países. Não é em vão que os correios espanhóis actuais datam de 1716, embora a sua história remonte a pelo menos dois séculos atrás.
Um sector em constante evolução
Poucos sectores no mundo sofreram uma transformação tão profunda ao longo da sua história. Os serviços postais passaram de um instrumento de diplomacia em tempos de guerra e de conquista a um canal essencial de comunicação com os amigos, os casais e a família.
Tudo isto, utilizando os diferentes meios de transporte em vigor em cada época: dos cavalos às carrinhas, e daí passando pelas entregas não domiciliárias, onde o modelo se transforma completamente para se adaptar a uma sociedade apressada que valoriza a liberdade e a flexibilidade acima de tudo.
Durante séculos, os serviços postais permitiram que os países criassem canais de comunicação entre si, aproximando novas realidades dos seus povos e oferecendo um ambiente que hoje nos parece natural, porque vivemos em hiperconectividade, mas que na altura era impensável: poder transportar mensagens de um país para outro, de uma cidade para outra, para continuar a criar um património cultural que sobrevive até hoje.
A revolução fora de casa
Nas últimas décadas, e especialmente com a popularização das compras online, os serviços postais tornaram-se uma peça fundamental no sector da logística. Os serviços postais já não se limitam ao correio ou às cartas, mas estão agora envolvidos na entrega de encomendas e fazem parte de um setor que cresceu com a chegada de empresas privadas de logística como a InPost.
O papel da InPost
A InPost instalou o seu primeiro Locker na Polónia em 2009, mesmo antes de a Amazon desembarcar na Europa para transformar para sempre a forma como fazemos compras, alterou o modelo tradicional de entregas que começava a ganhar força à medida que as vendas online se tornavam mais populares com uma abordagem disruptiva: entregas não domiciliárias.
A proposta era simples: em vez de esperar pelo estafeta em casa, os utilizadores escolheriam em que cacifo iriam levantar a encomenda. Assim, o utilizador não teria de se preocupar com o estafeta, os horários ou as entregas perdidas.
Durante a década seguinte, a InPost registou um rápido crescimento, chegando a nove países, implementando uma rede de mais de 78.000 Ponto Packs e Lockers e tratando quase 900 milhões de encomendas, tal como em 2023.
Em Espanha, a InPost conta actualmente com mais de 9.000 Ponto Pack e Lockers e conseguiu que 53% da população entre os 18 e os 60 anos, residente em cidades com mais de 50 mil habitantes, tenha escolhido em alguma ocasião a opção de entrega não domiciliária para receber as suas compras online.
Uma viagem de ida e volta
Ao longo dos anos, a InPost também evoluiu para criar uma rede híbrida que inclui os Ponto Pack e os Lockers.
Os primeiros são lojas de bairro que funcionam como intermediários, recolhendo as compras online dos utilizadores para que estes as possam levantar quando quiserem.
Os Lockers são cacifos inteligentes e altamente seguros, normalmente localizados em supermercados, estações de serviço, estações de transportes públicos ou zonas de grande tráfego, onde o estafeta deposita os artigos comprados online pelos utilizadores.
Cada consumidor escolhe então a altura em que pretende levantar a sua encomenda, o que geralmente pode ser feito 24 horas por dia, 365 dias por ano, permitindo uma flexibilidade sem precedentes.
Além disso, os utilizadores têm até 8 dias para levantar a encomenda, o que os torna a melhor opção quando viajam ou durante períodos de grande afluência.
A história da InPost faz também parte da história dos serviços postais. Uma revolução e reinvenção da logística e da forma de enviar encomendas e produtos entre pessoas.
Uma tendência que veio para ficar, e que cada vez mais utilizadores experimentam (e repetem) devido aos múltiplos benefícios que oferece.
Add comment