Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ensaio Samsung Galaxy Note II

João Gata por João Gata
Setembro 19, 2013
Ensaio Samsung Galaxy Note II
Share on FacebookShare on Twitter

 

Aquilo que me leva a gostar (e muito) do Note II, é exactamente o que não gostei no seu irmão maior 10.1 (cujo ensaio podem ler aqui): o tamanho! O Note II é compacto q.b. e cabe numa mão. Sim, cabe mesmo! Adorei a experiência de utilização deste Galaxy, até agora, o que mais me seduziu de toda a gama.

galaxy-note-ii-product_spec2

Tão grande para quê?

Ora o que pretendo de um smartphone que tenha uma caneta? Que me permita escrever, desenhar, tomar apontamentos, fotografar e editar as imagens, fazer vídeo a FullHD, trabalhar com e na web, ter acesso a todas as Apps possíveis e imaginárias e, de vez em quando, fazer uns telefonemas e enviar umas mensagens escritas. Mais ou menos, é isto.

Por outro lado, atender e realizar chamadas com o Note II é estranho e dá demasiado nas vistas. Pior é olhar o seu fabuloso ecrã enquanto se espera no carro, para citar um exemplo. Dá também demasiado nas vistas pois tudo fica iluminado, principalmente a cara do utilizador.

Então como olhar este mastodonte? Como Mini Tablet ou Mega Phone? Esta é a questão… Por um lado é grande demais e por outro demasiado pequeno. Então, porque gosto tanto dele? Eu e quase toda a gente que lhe pega? Porque é uma ferramenta fenomenal!

samsung_galaxy_NoteII_logo4g_preto

Tão grande para quem?

Mais uma vez, esquivo-me a analisar o sistema operativo Android e vou focar-me nas diferenças reais entre o Note II e todos os outros big screens, onde também entra o concorrente directo LG Vu. Este Samsung é para quem precisa de ferramentas para trabalhar, senão é apenas uma megalomania.

Serve para quem desenha compulsivamente ou toma notas em moleskines; para quem gosta de apresentar gráficos elaborados, que trabalha em suites dinâmicas, que seja ao mesmo tempo um “suitman” e um artista.

Todos os outros utilizadores de smartphones, esqueçam e comprem outro mais barato e mais pequeno.

A estrondosa S-Pen

Samsung-Galaxy-Note-II-with-S-Pen-Exposed-3

A S-Pen, a fabulosa stylus que acompanha a gama Note desde a primeira geração, é refinada, precisa e sensível à pressão. Depois, como também mencionei no ensaio ao 10.1 (e que podem ler aqui o que me evita ter de replicar toda a informação), a suite de trabalho que a Samsung instalou nos seus Notes é boa, suficiente para quem precisa de trabalhar quando está fora do escritório. Aliás, basta retirar a S-Pen do seu orifício, para a suite se abrir automaticamente. E depois existe aquela magia de apenas apontar a S-Pen para dentro de uma pasta e ter acesso visual a  miniaturas do que lá está dentro. Maravilha. E tudo num mega ecrã de 5,5”.

Este sistema da Samsung é apenas fabuloso. A minha letra é mais imperceptível que a de um médico. Aliás, nem eu percebo o que escrevi aqui e ali e só lá vou de memória, tão gatafunhada que é. Portanto, que melhor teste ao sistema de reconhecimento de escrita manual que a minha própria letra? E sabem que mais? É perfeita em 90% dos casos o que, quanto a mim, é um enorme sucesso. Esta S-Pen tem ainda um botão que troca as principais funções. Por exemplo, quando escrevo um erro, clico e automaticamente surge a borracha e clico e retorno à escrita. Prático, muito útil e transversal a outras operações.

Mega phone ou mini tablet?

bandicam_2012-08-29_13-31-49-569

Este Note II melhorou em tudo a versão original. É mais leve, melhor desenhado (parece um SIII em grande), um ecrã magnífico e um pouco maior (de 5,3 para 5,5”), mais potente, mais rápido e menos espesso que o antecessor (embora um nadinha mais alto).

Por tudo isto, é um equipamento pensado para ser utilizado com duas mãos, uma para agarrá-lo, outra para tocá-lo. E é assim, não engana ninguém. O tamanho do ecrã é também uma mais valia para navegar pela net, ler as últimas no Flipboard, jogar Angry birds Star Wars, ver um vídeo no Youtube ou até mesmo um filme. Cheguei a fazer essa experiência com um avi com legendas em formato srt e não é que se vê muito bem, até mesmo com ele afastado? Logicamente que um smartphone não serve para se ver cinema, mas que este o permite, lá isso…

Há uma razão simples para tanta vontade de trabalhar e olhar este ecrã: é um HD Super Amoled com resolução 1280×720 e, mesmo com as cores um bocadinho saturadas, não se torna cansativo. Também se pode baixar o nível do brilho… aliás, até se deve fazê-lo.

Outro factor plus no Note II é a câmara foto/vídeo que o acompanha com 8Mps bem escalonados. À frente, e para o Skype ou outra função, existe outra com 1,9Mps, muito boa por sinal.

Coração

A versão Android é a mais recente Jelly Bean 4.1, muito fluida, rápida, dinâmica mas com o habitual tratamento Samsung e o seu interface e visual TouchWiz. Na verdade, torna-o mais lento apenas para sobrepor as próprias Apps da marca (umas usam wifi, algumas NFC) que replicam outras que o sistema já tem, como leitores de música e vídeo e o share dos conteúdos para redes sociais e etc. Não o fiz, mas sei que muitos power users retiram este TouchWiz para ter mais “chama” e rapidez no seu novo Galaxy.

Um apontamento também para o S-Voice, o assistente por voz da Samsung que compete com o Siri da adversária Apple e o mais “aberto” Voice Search da própria Google. Nenhum funciona, ponto final!

Samsung-Galaxy-Note-II-Airview-in-Gallery-by-Hovering-S-Pen-OVer-Pictures

Conclusão

Resumindo, toda a utilização do Note II é rápida, muito rápida, o que é normal se olharmos para o B.I.: processador QuadCore Exynos a1.6Ghz alimentado por dois intensos gigas de ram. A bateria é também enorme (3,100 mAh) e serve muito bem este mega ecrã. Afinal, há espaço para tudo, não é? 

Gosto francamente deste Note II, do seu tamanho para o que foi pensado e por tudo o que faz magistralmente bem e até acho que encontrei uma ferramenta de trabalho com o meu nome escrito… se não fosse o preço demasiado puxado. Mas, afinal, os valores pedidos por todos os topos de gama neste país raiam apenas o ridículo, pois não somos norte-americanos nem ganhamos o que eles ganham com os preços bem mais baixos que os nossos.

É um smartphone de trabalho, uma ferramenta séria e útil mas não serve toda a gente e nem todas as funções são perfeitas. De qualquer forma, para quem precisa mesmo de um canivete suíço que até cabe bem no bolso do casaco, não é preciso ir mais longe (a não ser que se goste de um formato mais quadrado e aí existe a opção LG Vu, mas iremos a ele no próximo ensaio).

Parabéns Samo, este Note II convence.

Tags: Ensaio Samsung Galaxy Note IIEnsaio Samsung Note IISAMSUNG - Galaxy Note II
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
LG apresenta estudo sobre evolução do Smartphone

LG apresenta estudo sobre evolução do Smartphone

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

TOP os melhores de 2014 para o Xá das 5

TOP os melhores de 2014 para o Xá das 5

Dezembro 29, 2014
OneBox é Revolução na Cabovisão

OneBox é Revolução na Cabovisão

Junho 21, 2013

Tendências.

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Setembro 11, 2025
Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Junho 29, 2014
JBL Clip 5 – Análise à nova pequena grande coluna da JBL

JBL Clip 5 – Análise à nova pequena grande coluna da JBL

Setembro 21, 2024
Comparação lado a lado entre Logitech MX Master 3 e MX Master 4

Logitech MX Master 4 vs MX Master 3: vale a pena o upgrade?

Setembro 30, 2025
Auriculares Bose QuietComfort Ultra 2 pretos numa mesa com estojo de carregamento sem fios

Análise Bose QuietComfort Ultra 2

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata