Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estas são as palavras que definiram o ano de 2023 pela Priberam

João Gata por João Gata
Dezembro 13, 2023
Estas são as palavras que definiram o ano de 2023 pela Priberam
Share on FacebookShare on Twitter

O Ano de 2023 está definido em 24 palavras através do dicionário Priberam em colaboração com a Agência Lusa. Sabe qual foi a mais pesquisada? É ler o texto ou procurar aqui: oanoempalavras.pt.

1?ui=2&ik=e9d583b460&attid=0.0

A palavra mais procurada (APOCALÍPTICA) não define certamente o ano de 2023, mas muitas outras das que foram pesquisadas o retratam, nas áreas da política, natureza, sociedade, desporto, religião e tecnologia, entre outras.

De entre as palavras procuradas no Dicionário Priberam este ano foi feita uma seleção – 24 verbetes, dois por cada mês – que se encontram no website https://oanoempalavras.pt, fruto de uma colaboração entre a Priberam e a Agência Lusa. Os jornalistas e fotojornalistas da agência ajudaram a documentar e a ilustrar cada uma das palavras com uma fotografia e uma notícia do evento que suscitou a pesquisa.

Ao longo do ano encontrámos buscas por palavras que referenciam a visita do Papa a Portugal (PEREGRINO), a atividade política (DEMISSIONÁRIO), os conflitos na Europa e no Médio Oriente (MERCENÁRIO, PALESTINIANO) ou catástrofes naturais (DESASTRE, TERRAMOTO).

Priberam: o Ano Em [24] Palavras

O website https://oanoempalavras.pt é fruto de uma parceria com a Lusa que se renova este ano pela sétima vez. Apresenta um total de 24 palavras escolhidas, em termos de relevância, a partir de mais de uma centena que, devido ao elevado número de pesquisas, ganharam destaque nas buscas do Dicionário Priberam ao longo de 2023.

Estruturado por ordem cronológica, o site integra conteúdos dos repórteres fotográficos e dos jornalistas da Lusa, que dão contexto a cada uma das palavras. Em cada uma delas, é possível aceder diretamente ao significado no Dicionário Priberam, bem como ao artigo da agência Lusa sobre o evento que motivou as pesquisas.

  • As 24 palavras de 2022 estão aqui

A diretora de Informação da Lusa, Luísa Meireles, disse a propósito: “Ler e ver (porque sim, as fotos importam e muito) o ano em palavras é sempre rever o que nos marcou no nosso ano coletivo. Há palavras-chave: abuso (na Igreja) em fevereiro, por exemplo, ou exoneração (abril) do assessor ministerial, mas como esquecer a palavra palestiniano (outubro) e, logo de seguida, a demissionário (novembro)? Como num dicionário, todas estas palavras, e muitas outras, hão de resolver-se no próximo ano.”

O CEO da Priberam, Carlos Amaral, comentou por seu lado: “O Ano Em Palavras volta a dar-nos uma imagem dos últimos 12 meses (algo que seria impossível com apenas uma palavra), que desta forma se tornam mais claros através dos eventos marcantes para os milhões de utilizadores do nosso dicionário e ilustrados, com imagens e palavras, pelos repórteres fotográficos e jornalistas da Agência Lusa”.

Eis as 24 palavras que definiram o ano de 2023:

Janeiro:

EMÉRITO – Morte do papa emérito, Bento XVI.

GOLPISTAS – Golpistas apoiantes de Bolsonaro forçam entrada no edifício do Congresso brasileiro.

Fevereiro:

ABUSO – Apresentação do relatório da comissão independente sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal.

OVNI – Na sequência do abate de objetos voadores não identificados (OVNI) por membros da NATO, o secretário-geral Jens Stoltenberg destaca a defesa do espaço aéreo.

Março:

COMENDADOR – Morte do empresário e comendador Rui Nabeiro, do grupo Delta Cafés.

ISMAELITA – Ataque com arma branca no Centro Ismaelita em Lisboa causa duas vítimas mortais.

Abril:

EXONERADO – Frederico Pinheiro, adjunto exonerado de João Galamba, acusa Ministério das Infraestruturas de querer omitir informação à comissão de inquérito à TAP.

REFORMA – Franceses manifestam-se nas ruas contra a reforma do sistema de pensões que prevê o aumento da idade de reforma.

Maio:

CATINGA – Paulina Chiziane, escritora moçambicana vencedora do prémio Camões 2021, contesta a definição de “catinga” em alguns dicionários de língua portuguesa.

COROAÇÃO – Cerimónia de coroação dos novos reis de Inglaterra.

Junho:

INELEGÍVEL – Votos da maioria dos juízes do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro tornam o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível nos próximos oito anos.

MERCENÁRIO – Líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, nega acusação de traição feita pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Julho:

MARIPOSA – O nadador português Diogo Ribeiro é medalha de prata nos 50 metros mariposa nos mundiais de natação, no Japão.

VAGAL – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem alta hospitalar após episódio vagal e desmaio.

Agosto:

PEREGRINO – Centenas de milhares de peregrinos inscritos na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que conta com a presença do Papa Francisco.

DESASTRE – Fogos florestais na ilha de Maui causam o desastre mais mortífero do Havai.

Setembro:

MITIGAR – Conselho de Ministros aprova medidas para mitigar o impacto da subida das taxas de juros no crédito à habitação.

TERRAMOTO – Terramoto com magnitude de 6,9 graus atinge Marrocos e também é sentido em Portugal e Espanha.

Outubro:

PIPI – Luís Montenegro, presidente do PSD, considera “pipi, bem apresentadinho e muito betinho” o orçamento de estado para 2024.

PALESTINIANO – Israel bombardeia a Faixa de Gaza em retaliação a ataque surpresa do grupo palestiniano Hamas.

Novembro:

DEMISSIONÁRIO – O primeiro-ministro, António Costa, fica demissionário após inquérito instaurado pelo Ministério Público.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – OpenAI, que lançou o ChatGPT, uma forma de inteligência artificial generativa, anuncia o regresso do seu cofundador Sam Altman.

Dezembro:

COLAPSO – António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, declara que ainda é possível evitar o colapso da Terra.

PRUDÊNCIA – Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, pede prudência nos aumentos salariais.

Outras buscas que também se destacaram em 2023, em diferentes áreas, incluem:

• Política

REVOGAÇÃO (Lula da Silva anuncia que vai revogar decretos legais assinados por Bolsonaro)

ULTRAJANTE (Reação de Biden à invasão do Congresso em Brasília)

SANCIONAR (União Europeia avalia sancionar países que ajudem Rússia a contornar sanções)

INFLUENCER e LÍTIO (Operação Influencer investiga indícios de corrupção e leva à queda do governo socialista)

METADADOS (Presidente da República veta decreto sobre metadados)

• Desporto:

EMBALSAMADO (Corpo de Pelé foi embalsamado)

MONO (Os jogadores de futebol Pepe e Vinícius Jr. são alvos de insultos racistas)

BÓNUS (Regalias de Neymar no clube Al Hilal, na Arábia Saudita)

PRETORIANA (André Villas-Boas pede investigação a agressões de uma guarda pretoriana a sócios do FC Porto)

• Catástrofes:

SUBMERSÍVEL e IMPLOSÃO (Submarino Titan)

TERRORISMO (Ataques terroristas em Bruxelas e em Paris)

GENOCÍDIO (Autoridade Palestiniana acusa Israel de genocídio por ataques a hospitais e ONU apela a cessar-fogo em Gaza face a risco de genocídio)

SOCORRISTAS (Socorristas retiram 41 trabalhadores presos num túnel na Índia)

Mais informações em https://oanoempalavras.pt/ e https://dicionario.priberam.org

Tags: 2023 em palavrasAgência LUSAo ano em palavrasPriberam
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Canal SYFY com muitas estreias em Janeiro

Canal SYFY com muitas estreias em Janeiro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

Sony NEX-6 – a nova diva

Sony NEX-6 – a nova diva

Novembro 18, 2012
Novo smartwatch Maxcom Carbon Pro por apenas 50€

Novo smartwatch Maxcom Carbon Pro por apenas 50€

Novembro 22, 2023

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata