syrian electronic army logo

A ESET (soluções anti-virus, segurança e afins – e por acaso um preferido do Xá das 5 desde há muitos anos) revela o que esteve na origem dos graves problemas que afectaram o dia a dia da maior rede social da actualidade.

O Facebook foi atacado, no passado dia 5 de Fevereiro, por um grupo denominado Syrian Electronic Army (SEA) que afirmou ter conseguido hackear a rede e ficar com o controlo do domínio facebook.com. A situação, que é demasiado grave, teve uma resolução já na madrugada de hoje, dia 6, pelas duas da manhã, hora em que os responsáveis oficiais reassumiram o controlo da rede.

Aparentemente, o SEA conseguiu aceder ao registo de domínio facebook.com no painel de controlo MarkMonitor e chegou a publicar provas dos seus ataques na forma de imagens.

A situação é muito complicada. Imaginem todos os nossos dados nas mãos de um grupo terrorista… quem diz os nossos, pessoais, diz de todas as empresas que têm página activa na rede. A questão é que é possível dirigir tráfego do site legítimo para outro que poderá ter propósitos maliciosos, como coleccionar informações privadas ou infectar os utilizadores com malware.

Escolher um bom provedor e gestor de domínios é a única forma de conseguir atenuar este tipo de invasão. De qualquer modo, o MarkMonitor reagiu a este ataque rapidamente e de forma responsável.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *