Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Facebook Dating: o que é, quem usa e porque vai voltar

redacção por redacção
Dezembro 2, 2025
Perfil do Facebook Dating dentro da aplicação, com opções de correspondências.

Interface do Facebook Dating, o serviço de encontros integrado no Facebook.

Share on FacebookShare on Twitter

Nunca tinha ouvido falar do Facebook Dating e fui tentar perceber do que trata: é um serviço de encontros incorporado na app do Facebook. Não é uma aplicação separada: funciona dentro da app principal. E esta?

Portanto, e para a malta que anda ainda pelo FB, eis o modo de funcionamento: quando activas o Dating, crias um perfil independente do teu perfil “normal” no Facebook, ou seja, o que fizeres no Dating não aparece no teu feed habitual nem aos teus amigos (a não ser que queiras partilhar).

Depois, o sistema sugere potenciais “matches” com base em interesses, grupos ou eventos que frequentas, proximidade geográfica e outras preferências que definires.
Se gostares de alguém e essa pessoa também gostar de ti, é “match”, e podem começar a conversar pela plataforma.

Também existem ferramentas extra, como a opção de ver coincidências por interesses comuns (grupos, eventos), e a possibilidade de usar o “Secret Crush” (com pessoas da tua lista de amigos ou seguidores no Instagram, por exemplo), e se ambos se escolherem, há match!!!

Em suma: o Facebook Dating tenta oferecer uma experiência de encontros online mais integrada e “autenticamente conectada” com base nas tuas redes sociais, interesses e círculos.

O Facebook Dating está disponível para europeus?

facebook dating

Sim, o Facebook Dating foi lançado na Europa em 2020, incluindo Portugal, e anda por aí muito vivo da silva. Para usar basta teres conta no Facebook, um mínimo de 18 anos e activar o serviço através da secção “Namoro / Dating”.

Esta funcionalidade apareceu para rivalizar com apps como Tinder, porque o Mark quer um pedaço de todos os bolos, mesmo com creme, e tem a vantagem de estar integrada numa rede social que já conheces.

E vai acontecer um “relançamento” com nova narrativa

Nos últimos meses a empresa mãe de Facebook (Meta) renovou o Facebook Dating com novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial, para responder ao cansaço do “swipe” constante, ou seja, facilitar a descoberta de potenciais matches sem tanto esforço. A funcionalidade de “AI dating assistant” ajuda a encontrar perfis com base em filtros e preferências de forma mais automática. Deve ser bonito, deve…

Também há a funcionalidade chamada “Meet Cute”, que, segundo a Meta, entrega aos utilizadores uma correspondência “surpresa” por semana, numa tentativa de trazer novidade e incentivo à interacção.

Numa análise recente ao fenómeno, que não fiz, nota-se que, apesar de o Facebook Dating existir há anos, e já com milhões de “matches” acumulados, nunca teve uma campanha de marketing global forte. Agora, fontes indicam que está prevista a primeira campanha publicitária internacional em 2026, o que significa que a Meta poderá estar a preparar uma espécie de “relançamento” com nova narrativa, tentando reposicionar o Dating como alternativa séria a apps independentes de encontros.

Esta aposta coincide com o uso crescente da IA em plataformas de encontros, com a Meta a tentar aproveitar a base de utilizadores já existente no Facebook e a oferecer uma experiência mais integrada e orientada por dados (interesses, grupos, amigos comuns etc.). Ou seja, estamos cada vez mais dentro do Black Mirror…

Razões para esta “nova narrativa”

  • Cansaço do “swipe” tradicional: o mercado de apps de encontros saturou-se, o que faz sentido de existir procura por experiências diferentes. Um assistente de IA e matches curados trazem algo de novo.
  • Integração com o que já fazemos diariamente: muitas pessoas já passam tempo no Facebook, tornar o Dating uma opção viável sem sair da mesma app pode facilitar a adesão.
  • Dados e comunidades reais: o facto de podes encontrar pessoas com interesses reais, grupos comuns, amigos em comum ou mesmo eventos pode dar mais “contexto” às correspondências,algo que apps “anonimamente aleatórias” não oferecem.
  • Menor barreira de entrada: não precisas de instalar outra app, nem criar um perfil completamente novo, basta ter conta no Facebook.
  • Potencial de escala massiva: com a base global do Facebook + investimento em marketing + funcionalidade nova + IA, o Facebook Dating pode tentar recuperar terreno em relação a concorrentes.

E o que isto pode significar para ti

facebook dating

Se estás farto de apps do género swipe-sem-fim, com perfis sem contexto, ou de sentir que entras num “mercado de carne humana” reciclável, o Facebook Dating promete oferecer um modo de namoro mais social, mais ligado ao real, mais “tu com tuas comunidades”.

E se a Meta fizer bem o seu papel, com a campanha de 2026, com IA a ajudar a filtrar o ruído e com o aproveitamento da tua rede existente, o Dating pode tornar-se uma ferramenta de encontros com mais “alma”: menos superficialidade, menos pressão mercantil, mais compatibilidades com base em interesses e vida real.

Vale a pena ficar atento ao que aí vem e boa sorte… ou bom Match!

Tags: acebook Datingaplicações de namoroencontros onlineEuroPAIAMetanamoro digitalredes sociaistecnologia
redacção

redacção

Redacção Xá das 5

Próximo artigo
Kobo Remote em preto e branco junto a um eReader Kobo.

Chegou o Kobo Remote: um estranho comando que faz sentido

Comments 2

  1. Marlene Marques Ribeiro says:
    2 meses atrás

    Como entrar no site

    Responder
    • redacção says:
      2 meses atrás

      Olá Marlene
      Está o link logo na primeira frase, mas fica aqui:
      https://www.facebook.com/dating
      Bons enamoramentos!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

ChatGPT vai permitir interacções por voz e imagem

O ChatGPT está crescido e faz 2 anos!

Novembro 29, 2024
easyJet lança app e site mobile em português

easyJet lança app e site mobile em português

Março 22, 2013

Tendências.

No Content Available

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata