Tal como noticiei ontem, está disponível desde agora a novidade Google de que meio mundo falava, o Google Photos (ou Google Fotos em português), promete o que era impensável: espaço para armazenarmos todas as nossas fotos e vídeos. Sim, tudo o que temos e viermos a ter. Agora imaginem que este convite foi também endereçado a toda a humanidade… estamos a falar de muito espaço. Para termos uma noção, basta dizer que só este ano vamos registar mais um trilião de imagens.
O Google Fotos é um produto novo, apresenta-se como um serviço independente, que serve para guardar todas as nossas fotografias e vídeos, para além de organizá-las e permitir a sua recuperação. É feito um backup automático e elas são sincronizadas de modo a poder estar seguras e disponíveis em todos os nossos dispositivos. E a vantagem? Guardar gratuitamente e sem limites as fotografias de alta resolução e vídeos de alta definição, mantendo a resolução original até 16MP nas fotos e 1080p nos vídeos e armazenando versões comprimidas das fotos e vídeos numa resolução para impressão de qualidade. Todos os detalhes de armazenamento disponíveis no help center oficial.
O Google Fotos organiza automaticamente por pessoas, locais e coisas importantes. Não precisamos de identificá-las ou recorrer a tags, nem mesmo de criar álbuns. Quando quisermos encontrar uma fotografia específica basta fazer uma pesquisa simples. São permitidos ajustes na cor da fotografia, no brilho, etc para torná-la ainda melhor. E o botão “+” permite criar colagens, animações, vídeos com som e muito mais. Temos ainda um assistente de visualização que ajuda a criar histórias.
A partilha pode ser feita para qualquer rede ou serviço, do Hangouts ao Twitter, do Facebook ao WhatsApp.
O Google Photos (ou Google Fotos) está disponível a partir de hoje para Android, iOS e para a versão web.