Recentemente, o imenso comando de um dos televisores lá de casa deixou de funcionar, situação grave, pois é o do quarto onde uso o temporizador, entre outras coisas. E nesse dia recebi este comunicado da Hama. Foi um sinal…

Cada vez há mais serviços e plataformas streaming que são facilmente acedidas pelo tradicional comando, alguns até com microfone. Portanto, para além da qualidade se imagem e som de um normal televisor, esta é capaz de ser a peça mais importante que vem no pacote.

Hama Nano

A Hama sabe bem fazer fácil

O catálogo de séries e filmes nos serviços de streaming mais populares não para de crescer, com novos conteúdos de todos os géneros e feitios permanentemente a serem acrescentados. Tomar uma decisão sobre o que ver já não é fácil. Ter comandos complexos por toda a parte dificulta ainda mais a tarefa.

Com o comando universal Hama Nano, a marca quer descomplicar a seleção do que mais gosta de ver. Criado para aceder e navegar rapidamente pelos serviços de streaming mais populares em Portugal, o acessível Nano é compatível com qualquer televisor – pode “aprender” os códigos de um comando já existente ou, caso o comando original se tenha estragado (cá está a minha situação), pode ser programado com códigos para funcionar com mais de 1000 modelos de televisores dos principais fabricantes.

Teclas directas para as plataformas streaming mais usadas

O principal destaque vai para as teclas dedicadas das apps dos serviços de streaming Disney+, Netflix e Amazon Prime Video, mas também para o controlo de cursor em “cruz” do comando, que facilita a navegação e proporciona uma utilização intuitiva do televisor. Pena a não inclusão do HBO Max… mas deve dar para reprogramar o Disney que não assino.

Um zapper de excelência, o Nano é muito pequeno e leve, longe do aspecto intimidante e esteticamente disruptivo de outros comandos.

O número de botões é aqui reduzido ao mínimo indispensável, com acesso direto para desfrutar dos serviços de streaming mais populares.

Hama Nano

Botões com iluminação para ajudar à noite

Também a iluminação dos botões foi pensada para não ser intrusiva. Activada por pressão, a luz acende-se para destacar o volume e botões principais durante cerca de 3 segundos antes de voltar a desligar-se para que se concentre nas suas sessões nocturnas de cinema-em-casa.

Quer seja como substituto ou alternativa ao seu comando original, o Nano pode ser usado em Smart TVs, mas também em televisores básicos e set-top boxes.

O “Nano” controla até dois equipamentos (TV e Set-Top Box), sendo possível escolher a partir de qual deles é controlado o volume.

Mais de 1000 televisores estão já pré-programados através de códigos de 5 algarismos. Na lista de códigos fornecida, ou acessível através do website da Hama (https://pt.hama.com/webresources/article-documents/00040/cod/00040070cod.pdf), pode encontrar o código certo para o seu televisor.

Pode usar também a função de procura automática de códigos no comando para cada fabricante de TV, com indicações detalhadas, passo-a-passo, no manual do Nano.

Lista de códigos para comandos universais

E é ainda possível realizar a programação a partir do comando original, usando a função de “aprendizagem”, a qual permite copiar funcionalidades das teclas pretendidas do comando antigo para o Hama Nano.

Disponibilidade e preço

O comando universal “Nano” da Hama está já disponível no mercado português por apenas 14,99 €.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *