Desde o adeus oficial ao Android até a wearables de última geração, a Huawei está viva e recomenda-se, como ficou provado na HDC “Together”

A Huawei passa pela maior batalha da sua vida. Afinal, não é fácil ser líder (ou top 3) na venda de smartphones a nível global para tropeçar numa guerra perigosa contra a America Great Again de Trump.

Uma guerra em que todos vão perder e se, neste primeiro embate, parece que são os chineses a sofrer a derrota da primeira batalha, já o futuro fica em aberto pois bem sabemos, infelizmente e por quem ainda lê livros de História, que as Guerras são um conjunto de batalhas até à capitulação de uma das partes.

Vai daí, como prepara a Huawei a sua estratégia global? Numa abordagem simplista, aposta num sistema operativo próprio. Mas isso até pode ser o episódio menos drástico de todo um conjunto necessário de obrigações e transformações, pois até o próprio processador, que já era da marca mas que estava a ser construído e montado por empresas de alguma forma ligadas aos EUA, também sofreu um revés.

Ecosistema HMS

Ainda ontem, durante a Huawei Developer Conference 2020 (Together), que se realizou em Songshan Lake, a Huawei partilhou as mais recentes actualizações sobre o ecossistema Huawei Mobile Services (HMS).

No discurso de abertura intitulado “Together, Let’s Play with HMS”, Zhang Ping’an, Presidente do Consumer Cloud Service do Huawei Consumer Business Group, destacou os marcos mais relevantes em 2020, anunciando que há 1,8 milhões de programadores registados com o HMS, o dobro quando em comparação com o HDC de 2019. 

“O ecossistema HMS é agora o terceiro maior do mundo, e o núcleo HMS alcançou uma melhoria extraordinária. Em conjunto com muitas das equipas da Huawei, tornámos o impossível possível num ano”, referiu Zhang Ping’an

Nesta festa “Together” foram também anunciadas as próximas actualizações do HarmonyOS 2.0, EMUI 11,  HMS, Huawei HiLink e Huawei Research.

Estas melhorias vão permitir aos programadores globais e parceiros do ecossistema fornecer experiências aperfeiçoadas e inovadoras para os utilizadores.  

Durante a HDC, a Huawei revelou seis novos produtos que contribuem também para uma experiência inteligente em todos os cenários da Huawei: Huawei MateBook X, Huawei MateBook 14, Huawei Watch GT 2 Pro, Huawei Watch Fit, Huawei FreeBuds Pro e Huawei FreeLace Pro

Huawei Matebook X Pro
Touch ID e câmara retráctil

Os computadores

Ultimamente, a marca apresentou o seu novo laptop de topo, o Matebook X Pro que podem admirar aqui. É caro mas é tão bom quanto os melhores da praça.

Já a sua linha menos ostensiva, a D com modelos 14 e 15, tem sido um sucesso de vendas graças a três factores principais: design, qualidade de construção e preço.

Portanto, a marca está bem lançada neste capítulo que, devido à pandemia global, conheceu um maior apetite e procura comercial.

Wearables para todos os gostos

Para o pulso

De uma assentada, a marca apresenta uma nova banda de treino multifuncional que designou por Huawei Watch Fit e que passou a ser todo um smartwatch .

Huawei Watch Fit
Huawei Watch Fit

E vamos lá ver: o design é soberbo e cativante.

Este é o primeiro smartwatch desportivo da Huawei com um mostrador rectangular arredondado, algo que parece que incentiva os utilizadores a experimentar novas formas de exercício físico.

Está disponível uma variedade de cursos de fitness interactivos e percursos de corrida guiada, 96 modos de desporto com monitorização de resultados e funcionalidades adicionais de acompanhamento de saúde como o TrueSleep e o TrueRelax.  Só estes dois últimos me fariam cliente.

Huawei Watch GT 2 Pro
Huawei Watch GT 2 Pro Classic

Com o Huawei Watch GT 2 Pro, o mais recente smartwatch da já conhecida e bastante popular WATCH GT 2 Series, apresenta um design mais adulto e robusto, premium como as marcas gostam de reforçar, com funções de tracking avançado de desportos, monitorização profissional de saúde, bateria com autonomia para até duas semanas e carregamento sem fios.

A dificuldade vai ser escolher entre a versão Classic e a versão Sport.

Huawei Watch GT 2 Pro
Huawei Watch GT 2 Pro Sport

Para os Ouvidos

A Huawei lança os primeiros auriculares sem fios TWS do mundo com cancelamento de ruído dinâmico inteligente.

Os FreeBuds Pro foram projectados para oferecer uma “experiência de áudio libertadora com uma envolvência de som em stereo real com cancelamento de ruído dinâmico inteligente, estilo e conforto extraordinários”. 

FreeBuds Pro
FreeBuds Pro

Com os Huawei FreeBuds Pro, os engenheiros adicionaram uma suspensão dinâmica personalizada entre o altifalante e o driver dinâmico, desenvolvendo uma técnica usada pelos principais fabricantes de Hi-Fi.

Esta funcionalidade estabiliza o sistema acústico de todo o auricular, reduzindo as vibrações para garantir um som nítido e claro.

A tecnologia é complementada pelo Dynamic EQ Adjustment, um novo recurso que usa dados do microfone intra-auricular para optimizar automaticamente o som para o formato de ouvido do utilizador.

FreeBuds Pro
FreeBuds Pro

É todo um conceito que nos abre mundos e fundos sensoriais, mas como e tudo, e com tanta proposta no mercado, o melhor é mesmo experimentar as novas sensações para ver se somos mesmo cativados. E pelo que a Huawei fez nos Freebuds 3 (ler análise), está no caminho certo.

A ver vamos se me chegam para análise, agora que o posicionamento de marketing optou por outros caminhos.

Ri por último quem rir melhor, é um grande ditado

A ver vamos quem sai menos fraco desta grande guerra comercial entre os dois gigantes ocidental e oriental, dois mundos com formas de pensar e agir antagónicas e que, pelo que se percebe, está para durar.

Se sabemos que “os chineses têm muita paciência”, também sabemos que Trump é um presidente diferente do habitual e que pode, por capricho ou teimosia, fazer pender a balança para um âmbito mais agressivo que a comercialização de equipamentos tecnológicos e alimentares.

A Huawei, contudo, perde grande parte do que conquistou com o abandono real e final do sistema operativo Android que, quer queiremos ou não (e a Apple não quer), domina e dominará o mundo.

Se a marca tem um plano concertado que incluirá a maior parte dos fabricantes chineses no seu projecto e sistema, teremos outro futuro. Mas até lá é tudo um “se”.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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