
A Lego acaba de anunciar uma medida que vai deixar os fãs norte-americanos e canadianos de peças soltas com dores de cabeça.
O famoso programa Pick a Brick, que permitia substituir aquela peça perdida que deita por terra horas de construção, foi suspenso nos Estados Unidos e no Canadá. A razão? As tarifas impostas pela administração Trump, que estão a inflacionar brutalmente os custos de envio internacional.
Lego deixa de enviar peças individuais para EUA e Canadá devido às tarifas de Trump
Até agora, mais de 2.500 peças da colecção “standard” eram enviadas directamente da Dinamarca a preços irrisórios — muitas vezes inferiores a um dólar. Porém, com a eliminação da isenção de minimis (que dispensava taxas em encomendas abaixo dos 800 dólares), a conta deixou de bater certo.
A alternativa que sobra é a gama “Bestseller”, ainda disponível, mas limitada às peças mais comuns. Péssima notícia para os construtores avançados, que dependem precisamente dos tijolos mais obscuros para os seus projectos ambiciosos.
A mudança entrou em vigor a 25 de Agosto, apenas quatro dias antes da remoção oficial da isenção fiscal. No site da Lego, a decisão surge como temporária: “Nos EUA e Canadá, as peças standard estão temporariamente indisponíveis.
Pode continuar a comprar a nossa gama Bestseller, que inclui milhares dos tijolos e peças mais populares prontos a encomendar”, lê-se no aviso.
Na prática, trata-se de mais um efeito colateral de políticas aduaneiras que não poupam sequer brinquedos. E se já era um hobby dispendioso, para muitos fãs a experiência Lego vai ficar ainda mais cara e limitada.



