A LG Electronics acaba de anunciar os resultados financeiros relativos a 2023, divulgando uma receita consolidada de 84,2 biliões de wons coreanos (aproximadamente 63,19 mil milhões de dólares) e um lucro operacional de 3,55 biliões de wons coreanos (aprox. 2,66 mil milhões de dólares). Estes valores marcam o terceiro ano consecutivo de resultados recorde ao nível da receita. O lucro operacional também é sólido, aproximando-se dos níveis observados durante o período anterior de procura reprimida.

Apesar dos fatores externos desafiantes – como o abrandamento económico e a redução da procura – o principal negócio da LG, os eletrodomésticos, e o negócio crescente de componentes para veículos demonstraram uma resiliência notável, mantendo um crescimento contínuo durante oito anos consecutivos. As receitas combinadas destas empresas ultrapassaram os 40 biliões de wons coreanos (aprox. 30,02 mil milhões de dólares) no ano passado, um aumento substancial face aos 18 biliões de wons coreanos registados em 2015. Durante o mesmo período, a proporção destas duas empresas nas receitas totais aumentou de 32,5% para 47,8%.

Esta performance atribui-se aos esforços estratégicos da LG para melhorar o seu portefólio de negócios. A empresa expandiu com sucesso o seu negócio B2B, identificando antecipadamente pontos de viragem no mercado e integrando novos modelos de negócio, incluindo serviços de subscrição, em estruturas existentes. Além disso, o inovador modelo de negócio de conteúdos e serviços da LG, alavancando a sua extensa base de utilizadores de centenas de milhões de produtos em todo o mundo, também contribuiu para garantir uma rentabilidade robusta.

Olhando para o futuro, a LG está empenhada numa transformação contínua – de uma estrutura madura orientada para os negócios para uma estrutura orientada para o crescimento futuro. Este ano, a empresa vai-se concentrar em ultrapassar limites para maximizar o seu potencial de negócio. Guiada pela recentemente criada Overseas Sales & Marketing Company, a LG vai esforçar-se por alcançar um crescimento adicional e uma cobertura alargada de produtos, especialmente em mercados emergentes onde existem maiores oportunidades de crescimento.

LG Home Appliance & Air Solution Company alcançou uma receita annual de 30,14 biliões de wons coreanos (aprox. 22,62 mil milhões de dólares), o que marca oito anos consecutivos de crescimento e inaugura a era dos 30 biliões de wons coreanos. A introdução de novos modelos de negócios, incluindo serviços de subscrição e a expansão da participação B2B em áreas como AVAC, componentes e soluções integradas contribuíram para este crescimento. O lucro operacional registou um aumento de mais de 76% em comparação com o ano anterior, atingindo os 2,08 biliões de wons coreanos (aprox. 1,56 mil milhões de dólares).

No próximo ano, esta empresa vai acelerar um processo de mudança no seu modelo de negócios rumo à preparação do futuro, incluindo iniciativas Direct-to-Consumer. O objetivo é expandir a implantação de sistemas operacionais para eletrodomésticos e estender os serviços de subscrição aos mercados internacionais. Além disso, prevê-se uma rápida progressão na construção de soluções para casas inteligentes que tenham a capacidade de refletir o valor “Zero Labor Home”. Em termos de produtos, a empresa vai procurar manter a sua abordagem estratégica no sentido de solidificar a liderança premium em produtos-chave, como máquinas de lavar e frigoríficos, ao mesmo tempo que expande rapidamente as linhas específicas da região. Para sustentar o crescimento contínuo no setor B2B, especialmente em áreas como AVAC, a empresa planeia reforçar as suas capacidades estabelecendo uma operação comercial local completa que abrange o desenvolvimento, produção e vendas de produtos, com foco nas tendências evidentes de eletrificação em regiões como a América do Norte e Europa.

LG Vehicle Component Solutions Company registou uma receita anual de 10,1 biliões de wons coreanos (aprox. 7,58 mil milhões de dólares) e um lucro operacional de 133 mil milhões de wons coreanos (aprox. 100 milhões de dólares) . Celebrando o 10º aniversário desde a sua criação, a empresa não só ultrapassou a marca dos 10 biliões de wons coreanos ao nível das receitas, como também completou oito anos consecutivos de crescimento desde que começou a divulgar os resultados em 2015. A participação nas receitas totais consolidadas aumentou para 12%. Este ano, a empresa pretende impulsionar tanto o crescimento externo, alavancando uma substancial carteira de encomendas, como o crescimento qualitativo das suas operações.

No que diz respeito ao infotainment para veículos, a empresa está a concentrar-se em garantir capacidades na área dos veículos definidos por software para responder às necessidades dos OEMs (Original Equipment Manufacturers). Com base na tecnologia diferenciada acumulada nos setores dos eletrodomésticos e IT, a empresa vai procurar otimizar ainda mais a experiência do cliente no veículo. Na área do e-Powertrain, o foco estará no fortalecimento das capacidades dos produtos e na estabilização antecipada das bases de produção no exterior para melhorar o nível de resposta à procura dos clientes. Relativamente aos faróis, há planos para expandir as encomendas de produtos premium e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência operacional.

LG Home Entertainment Company registou uma receita anual de 14,2 biliões de wons coreanos (aprox. 10,66 biliões de dólares) e um lucro operacional de 362 mil milhões de wons coreanos (aprox. 270 mil milhões de dólares). O negócio de conteúdos e serviços baseados na plataforma webOS solidificou a sua posição enquanto nova fonte de receitas, apresentando um aumento significativo do lucro operacional face ao ano anterior. A receita diminuiu ligeiramente face a uma recuperação relativamente lenta na procura por produtos premium como a tecnologia OLED.

Antecipando uma recuperação progressiva na procura de TVs este ano, a empresa vai procurar fortalecer tanto a linha OLED mais alta como a linha QNED, seguindo uma estratégia dupla para liderar o mercado premium. Simultaneamente, vai acelerar a sua transformação numa potência de media e entretenimento. No ano em curso, o negócio da plataforma webOS deverá ser nutrido como um empreendimento significativo da geração de receitas à escala dos biliões.

LG Business Solutions Company registou uma receita anual de 5,4 biliões de wons coreanos (aprox. 4,05 biliões de dólares) e um prejuízo operacional de 42 mil milhões de wons coreanos (aprox. 30 milhões de dólares). A receita registou uma ligeira diminuição em comparação com o ano anterior devido a atrasos na recuperação da procura de IT e à redução dos investimentos das principais empresas. O aumento dos investimentos em áreas de crescimento futuro, como a robótica e o carregamento de veículos elétricos, teve um impacto na rentabilidade.

Este ano, a empresa está a posicionar-se como uma linha competitiva de produtos IT, incluindo monitores de gaming e LG gram Pro, e vai procurar ativamente encontrar oportunidades de negócios em setores verticais distintos, como agências governamentais e escolas. Enquanto líder no negócio B2B da LG, pretende acelerar a mudança do fornecimento de soluções adjacentes. Com uma proporção significativa de novos negócios dentro da organização, os investimentos prioritários vão destinar-se à preparação do futuro, em vez da performance de curto prazo.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement